Tetracampeã do mundo encara Israel nas Eliminatórias e pode se complicar de vez no grupo; Azzurra não se classificou para o Mundial de 2018 e 2022
A seleção da Itália enfrenta Israel nesta segunda-feira, 8, em clima de decisão pelas Eliminatórias. Uma derrota complica a vida da Azzurra no grupo e pode colocar em xeque mais uma participação na Copa do Mundo. A tetracampeã coleciona vexames desde 2006 e não conseguiu a classificação para jogar os Mundiais de 2018 e 2022.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
Cabeça de chave do grupo I das Eliminatórias, a Itália atualmente é apenas a 3ª colocada, atrás de Noruega e Israel. Com três jogos disputados, a equipe ganhou da Estônia e Moldávia, mas foi dominada pela Noruega de Haaland na estreia da competição.
Com as duas vitórias, a Itália soma seis pontos, atrás dos nove conquistados por Israel e da invicta Noruega, com 12 tentos. Assim sendo, em caso de derrota no confronto direto contra Israel, a Azzurra ficaria a seis pontos de distância de ao menos uma vaga na repescagem europeia.
Isso porque apenas o líder do grupo se classifica direto para a Copa do Mundo, enquanto o segundo colocado ainda precisa disputar uma repescagem interna no continente.
O encontro entre Itália e Israel acontece na Hungria, por motivos de guerra. A bola rola no Nagyerdei Stadion, às 15h45 (de Brasília), e será a segunda partida de Gennaro Gattuso no comando da seleção italiana, que trocou de técnico após o 3 a 0 sofrido para a Noruega, junto com Spalleti à beira do campo.
Itália é eliminada de forma histórica para a Macedônia do Norte nas Eliminatórias de 2022 – EFE/EPA/CARMELO IMBESI
Desde 2006, quando se torno tetracampeã do mundo, a Itália coleciona fracassos e vexames internacionais.
Na Copa do Mundo de 2010, a Itália foi lanterna em um grupo que tinha Paraguai, Eslováquia e Nova Zelândia. A história se repetiu na Copa de 2014, no Brasil, quando foi eliminada também na fase de grupos contra Costa Rica, Uruguai e Inglaterra.
A edição de 2014 no Brasil foi a última participação italiana em uma Copa do Mundo. Em 2018, precisou disputar a repescagem após ficar atrás da Espanha no grupo. Sem conseguir vence a Suécia dentro de casa, nem chegou ao Mundial da Rússia.
Em 2022, liderou o grupo das Eliminatórias até a última rodada, quando tropeçou na Irlanda do Norte e cedeu a classificação direta a Suíça. Na repescagem, um vexame ainda maior: derrota para a Macedônia do Norte e adeus novamente a Copa do Mundo.
Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias. Acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.
Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo
Baixe nosso app