O Brasil vai conhecer seus primeiros adversários na Copa do Mundo nesta próxima sexta-feira, 5, quando a Fifa realiza o sorteio da fase de grupos. Apesar da seleção brasileira ser cabeça de chave, ainda assim corre o risco de cair no chamado “grupo da morte” com pelo menos duas equipes europeias. Veja as possibilidades:
O sorteio acontece a partir das 14h (de Brasília) e vai definir os primeiros três jogos do Brasil na Copa do Mundo de 2026. Como a seleção brasileira integra o pote 1, sendo cabeça de chave, não poderá enfrentar as seguintes seleções: Canadá, México, Estados Unidos, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha.
Além disso, é preciso destacar que seleções da mesma entidade não podem se enfrentar. Ou seja, o Brasil não pode cair no grupo de Uruguai, Colômbia, Equador ou Paraguai.
Nesse sentido, duas seleções do pote 2 poderiam ser adversários do Brasil em um possível grupo da morte: Croácia e Marrocos. A equipe europeia foi algoz da seleção brasileira na Copa de 2022, e os africanos alcançaram a semifinal na mesma edição.
No pote 3 também há duas seleções que poderiam complicar a vida brasileira: Argélia e Noruega. A equipe nórdica, inclusive, é a única que nunca perdeu para o Brasil. Para fechar, no pote 4, o seleção poderia enfrenta alguém da repescagem europeia. No cenário mais desafiador, a tetracampeã do mundo Itália.
Os possíveis grupos da morte com o Brasil
Cenário 1: Brasil | Croácia | Argélia | Repescagem Europa (Itália)
Cenário 2: Brasil | Marrocos | Noruega | Repescagem Europa (Itália)
Possíveis adversários da Repescagem Europa: Itália, Irlanda do Norte, Gales e Bósnia; Ucrânia, Suécia, Polônia e Albânia; Turquia, Romênia, Eslováquia e Kosovo; Dinamarca, Macedônia do Norte, Tchéquia e Irlanda.
Os potes do sorteio da Copa
Pote 1: Canadá, México, Estados Unidos, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha;
Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália;
Pote 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul
Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia, Repescagem Europa A, Repescagem Europa B, Repescagem Europa C, Repescagem Europa D, Repescagem Intercontinental 1, Repescagem Intercontinental 2.





