O Banco Central da Argentina anunciou uma nova moeda que homenageia Diego Armando Maradona. O anúncio acontece na semana em que o ídolo argentino completaria 65 anos de idade. A moeda no valor de 10 pesos trás o chamado “Gol do Século” desenhado, lance icônico anotado na Copa do Mundo de 1986, nas quartas de final contra a Inglaterra.

PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital

“Com esta peça numismática, a Argentina participa pela sexta vez no Programa Internacional de Moedas Comemorativas da Copa do Mundo da Fifa, como fez nas edições da Alemanha-2006, África do Sul-2010, Brasil-2014, Rússia-2018 e Catar-2022”, divulgou o Banco Central da Argentina.

De acordo com a instituição, serão produzidas e colocadas em circulação apenas 2.500 unidades da moeda. A ação não apenas homenageia Maradona, mas também funciona como ação comemorativa a Copa do Mundo de 2026.

O que foi o ‘Gol do Século’ de Maradona?

O confronto entre Argentina e Inglaterra na Copa de 1986 marcava não apenas um embate esportivo, mas também político e social. Os dois países recém haviam colocado um fim na Guerra das Malvinas, quatro anos antes, e por isso o jogo pelas quartas de final ganhou contornos ainda maiores na rivalidade.

Apesar da Argentina ter perdido a guerra, considerou-se um revanche dentro de campo. Na vitória por 2 a 1, o primeiro gol de Maradona foi anotado em dividida pelo alto com o goleiro Peter Shilton, em lance que ficou mundialmente conhecido como ‘La Mano de Dios’.

O segundo e último gol argentino, anotado novamente por Maradona, também se transformou em ícone. O camisa 10 arrancou desde o meio-campo, driblando os adversários e o goleiro, para definir a classificação.

A vitória da Argentina contra a Inglaterra passou a carregar um significado ainda maior para países periféricos que sucumbiram ao poder do imperialismo britânico em algum momento da história.

Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias. Acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.