Dorival convoca seleção com Estêvão, Luiz Henrique e Pedro
País enfrenta o Equador, em 6 de setembro, no Couto Pereira, em Curitiba, e o Paraguai, quatro dias depois, em Assunção
O técnico Dorival Júnior anunciou nesta sexta-feira, 23, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, a lista dos 23 nomes da seleção brasileira para as duas próximas rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. As principais novidades vieram no ataque, com os chamados de Estêvão (Palmeiras), Luiz Henrique (Botafogo) e Pedro (Flamengo). Foi a primeira convocação depois da criticada participação na última Copa América, encerrada com a eliminação precoce diante do Uruguai nas quartas de final.
Siga o canal PLACAR no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias
Nesta Data Fifa, o país encara o Equador, em Curitiba, e o Paraguai, em Assunção, nos próximos dias 6 e 10, respectivamente. Como mandante, a entidade escolheu o estádio Couto Pereira.
“Ainda que não tenhamos o resultado que esperávamos foi um período importante [o da Copa América]. Acredito muito em processos e etapas, tenho certeza que quando respeitadas elas atingirão resultados. Todos pediam uma reformulação, procuramos dentro de um entendimento daqueles que estejam em melhores condições. Foram assim nas duas partidas iniciais, contra Inglaterra e Espanha, e posteriormente na Copa América. Foi um período fundamental para buscarmos colocações importantes. Um entendimento mais pessoal de cada atleta, as características que foram analisadas e avaliadas. Jogadores que tiveram um primeiro momento na seleção. Isso tem um peso grande. Para um trabalho que busca a finalização de resultado em dois anos, momentos como esses nos preparam. Tenho convicção que tudo vai acontecer em um momento adequado”, disse Dorival.
As partidas que acontecem pela sexta e sétima rodadas da competição são consideradas fundamentais pelo mau momento vivido. Além da campanha aquém na Copa América, o Brasil vem de três derrotas seguidas nas Eliminatórias, ocupando a sexta posição.
Confira a lista completa:
Goleiros
Bento (Athletico-PR)
Ederson (Manchester City-ING)
Alisson (Liverpool-ING)
Laterais
Danilo (Juventus-ITA)
Yan Couto (Borussia Dortmund-ESP)
Guilherme Arana (Atlético-MG)
Wendell (Porto-POR)
Zagueiros
Beraldo (PSG-FRA)
Gabriel Magalhães (Arsenal-ING)
Marquinhos (PSG-FRA)
Eder Militão (Real Madrid-ESP)
Meio-campistas
André (Fluminense)
Gerson (Flamengo)
Bruno Guimarães (Newcastle-ING)
João Gomes (Wolverhampton-ING)
Lucas Paquetá (West Ham-ING)
Rodrygo (Real Madrid-ESP)
Atacantes
Endrick (Real Madrid-ESP)
Estevão (Palmeiras)
Luiz Henrique (Botafogo)
Pedro (Flamengo)
Vinicius Júnior (Real Madrid-ESP)
Savinho (Manchester City-ING)
“Temos dez jogadores que estiveram na última Copa do Mundo nesta convocação. Alguns que já estão dentro da seleção há muito tempo: Alisson, Ederson, Marquinhos… aconteceu um amadurecimento mais rápido desse grupo em razão da aproximação na Copa América e de tudo o que passamos com eles. Esperamos uma resposta rápida”, explicou.
Estêvão e Luiz Henrique eram nomes aguardados pelo fato da CBF ter enviado uma pré-lista para os clubes no último dia 16 de agosto informando quais jogadores estavam pré-selecionados por Dorival para os compromissos.
Ao todo, além do trio ofensivo, outros três jogadores que atuam no país foram chamados: o meia Gerson (Flamengo), o lateral-esquerdo Guilherme Arana (Atlético Mineiro) e o volante André (Fluminense).
“Rendimento em campo, aquilo que eles vêm apresentando… [Luiz Henrique e Estêvão] têm nos mostrado coisas muito boas. Acredito que sejam merecidas as convocações”, afirmou Dorival.
“O processo de utilizar um jovem ou não se dá pela qualidade dele. Por isso existe seleção de base para que consiga se ambientar o mais rápido possível com o nível de exigência. E essas etapas são ultrapassadas pelos diferentes. O Endrick esteve com 17 anos, o Estêvão mais precoce ainda, mas é pelo que está apresentando no clube dele”, completou o diretor de seleções da CBF.
Nomes como Fabricio Bruno e Ayrton Lucas (ambos do Flamengo) e Martinelli (Fluminense) também constavam entre os observados pelo treinador, mas acabaram preteridos.
Do elenco que disputou a Copa América, oito atletas ficaram de fora: Bremer, Andreas Pereira, Douglas Luiz, Ederson, Pepê, Evanilson, Raphinha e Gabriel Martinelli.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.