Publicidade
Publicidade

PLACAR lança guia da Copa América e da Eurocopa 2024

Além da análise das 40 equipes que disputam torneios continentais, edição de junho traz uma entrevista exclusiva com Rodrygo, o 10 da seleção

A bola está prestes a rolar na Copa América dos Estados Unidos e na Eurocopa da Alemanha e, mantendo a tradição, PLACAR lança seu guia para acompanhar as competições continentais. A edição de junho traz uma novidade: uma entrevista exclusiva com uma estrela da seleção brasileira, o atacante Rodrygo, do Real Madrid, novo camisa 10 canarinho.

Publicidade

O guia da Copa América + Euro já está disponível em nossa loja oficial no Mercado Livre e chega às bancas de todo o país a partir da próxima sexta-feira, 14.

O guia de 2024 traz a análise de todas as 40 equipes participantes (16 da Copa América e 24 da Euro), com fichas técnicas de 204 jogadores e treinadores, os esquemas de jogo e times-base, estádios e tabelas completas dos torneios.

Publicidade
Guia PLACAR: a equipe da Alemanha que lutará pelo título em casa
Guia PLACAR: a equipe da Alemanha que lutará pelo título em casa

A edição também traz informações de almanaque, levantadas pelo especialista em estatísticas de PLACAR, Rodolfo Rodrigues.

O atacante Rodrygo concedeu entrevista à PLACAR e falou sobre sua expectativa para a competição. Apesar de admitir que a Argentina larga na frente por ser a atual campeã da América e do mundo, o jogador do Real Madrid considerou que o Brasil jamais pode ser descartado da lista de favoritos.

O novo camisa 10 do Brasil avaliou as diferenças de trabalho entre Dorival Júnior e Fernando Diniz, e recordou um bate-boca que protagonizou com Lionel Messi e a traumática derrota para a Croácia na última Copa do Mundo.

A edição traz ainda uma coluna de Vitor Sergio Rodrigues, comentarista do canal TNT Sports, sobre a importância das competições. A Eurocopa começa nesta sexta-feira, 14, enquanto a Copa América será aberta dia 20. Ambas as competições terminam em 14 de julho.

Publicidade

Confira a carta ao leitor desta edição:

MOMENTO DE UNIÃO

Nos últimos anos, os dirigentes do futebol mundial vêm fazendo esforços para tornar o jogo um negócio ainda maior do que já é. Entre as iniciativas, a organização de um calendário global de competições, de forma a potencializar os ganhos com estádios cheios (além da venda dos direitos de transmissão para TV). O Brasil, infelizmente, está longe de se encaixar nessa trilha e, mais uma vez, veremos nossos principais clubes desfalcados na Série A enquanto os craques desfilam com as camisas de seus países nos dois maiores torneios entre seleções, a Euro e a Copa América, que são tema deste Guia que você tem em mãos.

Este ano, porém, a preparação dos textos e fotos para esta edição especial de PLACAR ganhou contornos aflitivos. No início de maio, quando fazíamos o trabalho de pesquisa sobre as 24 equipes que disputarão a taça europeia na Alemanha e as 16 que lutarão pelo troféu nos Estados Unidos, o Rio Grande do Sul foi devastado pelo pior desastre ambiental da história do Brasil.

Dos 497 municípios do estado, 388 foram afetados pelas chuvas, incluindo a capital, Porto Alegre, que viu as águas do Guaíba invadirem toda a região central e vários bairros localizados em regiões mais baixas. Os estádios dos dois grandes clubes locais (o Beira-Rio, do Inter, e a Arena do Grêmio) foram  diretamente atingidos e as imagens feitas por drones dos gramados inun dados correram o país. Muitos jogadores trocaram os treinamentos pelas ações solidárias – auxiliando nos resgates em carros, barcos e motos aquáticas e preparando ou distribuindo comida aos desabrigados.

Beira-Rio foi inundado pela água das chuvas do Rio Grande do Sul - EFE/ Isaac Fontana
Beira-Rio foi inundado pela água das chuvas do Rio Grande do Sul – EFE/ Isaac Fontana

A CBF adiou as partidas de todos os clubes locais (além da dupla Gre-Nal, o Juventude está na Série A, o trio Ypiranga, Caxias e São José disputa a C, enquanto Novo Hamburgo, Avenida e Brasil de Pelotas partici pam da D) e suspendeu o Brasileirão por duas rodadas, o que fatalmente provocará ainda mais dificuldades para conciliar as datas de todas as competições até o fim da  temporada. O Inter foi o primeiro a voltar a atuar. No dia 28 de maio, precisou se deslocar até São Paulo para mandar seu jogo contra o argentino Belgrano, pela
Copa Sul-Americana. Parte dos torcedores doou alimentos em troca do ingresso na Arena Barueri.

Por meio do Instituto PLACAR, também estamos diretamente envolvidos nas iniciativas de retomada das atividades do povo gaúcho. Em parceria com as empresas Voar e Brasil Vida Táxi Aéreo, arrecadamos recursos para a compra de água e mantimentos a serem distribuídos às vítimas das enchentes. Você também pode colaborar acessando o QR Code abaixo ou enviando sua doação para a seguinte chave Pix: (CNPJ) 53.121.495/0001-73. De volta aos gramados, os meses de junho e julho prometem muitas atrações para quem curte a bola rolando. Como você vê nas próximas páginas, a Euro promete um espetáculo à altura de uma Copa do Mundo (aliás, em vários dos mesmos estádios utilizados no Mundial de 2006), com grandes craques em campo, um VAR menos confuso do que o nosso e muita festa nas arquibancadas.

Esse é também o sonho dos organizadores da Copa América, que será disputada pela segunda vez nos Estados Unidos, agora com a pretensão de ser uma espécie de ensaio geral para a Copa do Mundo de 2026. Para nós, é também a esperança de que a seleção brasileira volte a ser temida pelos adversários, como promete o atacante Rodrygo em entrevista exclusiva. Todos os de talhes das 40 seleções que brigam pelas duas conquistas você encontra aqui. Boa torcida.

 

Publicidade