Humilde, Dibu Martínez não pensa em pênaltis e diz ter sorte
Goleiro argentino defendeu oito de 18 cobranças com a camisa da seleção argentina e pode ser novamente protagonista em final da Copa América
O goleiro argentino Emiliano “Dibu” Martínez diz que ainda não pensa em uma possível decisão por pênaltis na decisão da Copa América. Questionado sobre o assunto em entrevista coletiva na véspera do confronto diante da Colômbia, o jogador, conhecido por ser um especialista em defender cobranças, esbanjou humildade ao classificar como “sorte” o bom aproveitamento. Com a camisa do país ele possui oito defesas em 18 cobranças.
“Sobre mim, primeiro foco nos 90 minutos e, depois, se houver a necessidade dos 120 minutos pensaremos como na final do Mundial. Só depois nos pênaltis, mas primeiro estou me preparando para 90 minutos ou 120 minutos”, disse Dibu.
“Para mim [a defesa de um pênalti] é sorte, 100% sorte. Você pode estudar muito, mas nem todos os pênaltis são iguais. Já peguei pênalti que era o oposto do que eu tinha estudado. Às vezes você não lembra, desconcentra nos 90 minutos e não tem tempo de lembrar. Como eu disse, me concentro primeiro nos 90 minutos. Tenho um grande treinador de goleiros que me ajuda a tomar as decisões de forma muito fácil. E depois nos pênaltis você precisa estar no tempo certo da batida, tem que sair junto. Se sair um pouquinho antes você pode não defender. Se é bem cobrado fica difícil pegar. Por isso trato de olhar sempre para a bola e não tanto para o jogador. E seja o que Deus quiser”, completou.
PAREDÃO!
O goleiro argentino Emiliano “Dibu” Martínez disse que ainda não pensa em uma possível decisão por pênaltis na decisão da Copa América.
Conhecido por ser um especialista em defender cobranças, esbanjou humildade ao classificar como “sorte” o bom aproveitamento.… pic.twitter.com/nCohai0SDA
— Leandro Quesada (@leandroquesada) July 14, 2024
LEIA MAIS:
- Final com intervalo ampliado por show da Shakira causa incômodo
- Scaloni evita críticas, mas expõe temor com novas brigas em final
- Quem é a brasileira da Conmebol alvo de críticas de Bielsa
Dibu foi peça-chave para a classificação da Argentina nas quartas de final da competição continental. Depois de um empate por 1 a 1 com o Equador no tempo regulamentar, o goleiro brilhou ao defender duas cobranças dos rivais.
A disputa ficou marcada pelo erro de Messi, que desperdiçou a primeira cobrança ao tentar uma ‘cavadinha”.
Antes do enredo de brilho nos Estados Unidos, ele havia sido decisivo para a seleção dirigida por Lionel Scaloni durante a campanha vitoriosa do título da competição continental em 2021, no Brasil, contra os mesmos colombianos na semifinal.
Depois, ampliou a fama de pegador de pênaltis com novas defesas na Copa do Mundo do Catar diante da Holanda, na semifinal, e da França, na final. Na competição, terminou eleito melhor goleiro.
A finalíssima entre colombianos e argentinos acontece neste domingo, 14, às 21h (de Brasília), no Hard Rock Stadium, em Miami.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais. Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.