Dorival confirma Endrick na vaga de Vini Jr contra o Uruguai
Treinador dará ao jovem atacante de 17 anos sua primeira oportunidade como titular da seleção brasileira; Arana substitui Wendell
O técnico da seleção brasileira, Dorival Júnior, confirmou a escalação do atacante Endrick na vaga de Vinicius Júnior, suspenso pelo segundo cartão amarelo, para a decisiva partida diante do Uruguai neste sábado, às 22h (de Brasília), no Allegiant Stadium, em Las Vegas.
Será a primeira chance como titular do jogador de 17 anos. Em oito partidas, ele tem três gols e soma apenas 40 minutos em campo nesta edição da Copa América.
“Espero que a gente continue encontrando o caminho dos gols. Quero proporcionar aos atacantes as possibilidades de ataque à última linha do adversário. Perdemos um jogador importante, mas ganhamos com outro que vem despontando, buscando uma oportunidade. Quem sabe seja aí o momento do Endrick”, disse o treinador.
“Acho que o Endrick não é especificamente um camisa 9, que joga fixo e prefere um pivô. Ele é um jogador que flutua, se movimenta. Realmente, nas minhas últimas equipes sempre tive um centroavante de origem, mas tenho que respeitar as características dos jogadores que convocamos. E convocamos com consciência do momento de cada um, das características. Tudo vai acontecer com calma. Por isso que falei, para não nos precipitarmos em relação ao Endrick. No momento certo, haveria a possibilidade. A equipe evolui a cada momento. Tudo é questão de tempo para encontrarmos a melhor formação”, completou Dorival.
ABRIU O JOGO!
Dorival Júnior confirmou Endrick e Arana no duelo com o Uruguai.
Eles entram nas vagas de Vini (suspenso) e Wendell (opção técnica) no duelo das 4ªs de final da Copa América. @placar pic.twitter.com/cmt11siJRu
— Leandro Quesada (@leandroquesada) July 5, 2024
Questionado sobre a escolha do jovem jogador, Dorival não fugiu da responsabilidade que ele enfrentará: “Espero que Endrick esteja muito bem preparado para alcançarmos o objetivo”.
Além da entrada de Endrick, outro retorno será o do lateral-esquerdo Guilherme Arana na vaga de Wendell. Com isso, a provável escalação do Brasil terá: Alisson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Arana; João Gomes, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Raphinha, Rodrygo e Endrick.
— Leandro Quesada (@leandroquesada) July 5, 2024
LEIA MAIS:
- Andreas pede que Conmebol corrija erros para mata-matas
- Andreas diz que ‘Paquetá no Flamengo’ virou assunto na seleção
- Conmebol reconhece erro ao não marcar pênalti em Vini Jr.
Antes da confirmação, havia a especulação para a possibilidade de escalação de nomes como Savinho, além de Martinelli e Evanilson. Na primeira atividade em Las Vegas, realizada na quinta, 4, no Bettye Wilson Soccer Complex, o treinador optou por poupar a maior parte dos titulares. Ele não repetiu a escalação em nenhuma das três partidas da primeira fase.
Na estreia, por exemplo, a linha ofensiva foi formada por Vinicius Júnior, Rodrygo e Raphinha. Já no segundo jogo, diante do Paraguai, houve a troca de Savinho na vaga de Raphinha. Diante dos colombianos, ele voltou com Raphinha como titular novamente.
Endrick soma apenas 40 minutos na competição. Reserva em todo o ciclo com Dorival, mesmo tendo marcado três gols, ele ganhou oportunidades já na reta final das partidas do torneio. Foram dez minutos contra a Colômbia, além de 11 e 19 diante de Paraguai e Costa Rica, respectivamente. Se escolhido, pode jogar aberto pela esquerda ou mesmo centralizado.
“Eu quero jogar, cara. Quero ajudar do jeito que for: como meia, como atacante… onde ele ver que posso ajudar o Brasil. A gente conversa todos os dias”, explicou em entrevista pouco antes do início da competição.
Apesar da formação com três atacantes de origem, a seleção de Dorival ataca no 4-3-3, mas se defende no 4-4-2. Contra a Colômbia, no meio-campo, Raphinha fechava o lado direito, enquanto Paquetá o lado esquerdo – com João Gomes e Bruno Guimarães centralizados. No ataque, Vinicius Júnior e Rodrygo tinham liberdade para pressionar a defesa adversária.
Os confrontos de mata-mata começam já na quinta, 4, com a classificação da Argentina, em Houston. Nesta sexta, 5, Venezuela e Canadá duelam em Dallas, enquanto no sábado Colômbia e Panamá, em Glendale, e Brasil e Uruguai, em Las Vegas.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais. Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.