Premiação mais tradicional do futebol mundial, entregue pela revista francesa France Football desde 1956, a Bola de Ouro, ou Ballon D’Or, teve um novo vencedor nesta segunda-feira, dia 28 de outubro: o volante espanhol Rodri. Para quem esperava o atacante Vinicius Júnior como vencedor, principalmente aqui no Brasil, a decisão acabou sendo frustrante. Mas, como adiantou a Revista PLACAR na edição de agosto, o espanhol apenas confirmou o seu favoritismo.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais. Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.
Rodri, do Manchester City, foi eleito o melhor do mundo, principalmente, por ter conduzido a seleção espanhola ao título da Euro como capitão. Campeão Inglês e um dos líderes do time de Guardiola, o volante, para muitos, nem foi o melhor da Espanha da Euro (ficando atrás de Yamal) ou do City (atrás de Haaland). Mas, para grande parte votantes, foi o jogador mais completo da temporada. Vini Jr, apenar de ter brilhado na conquista da Liga dos Campeões e do Campeonato Espanhol pelo Real Madrid, fracassou com a seleção brasileira na Copa América, que ainda assim tem um peso muito menor que a Euro, tida como uma Copa do Mundo para os europeus.
Aos 28 anos, o volante Rodri, do Manchester City, fez uma temporada 2023/24 sensacional, acima da média, chegando a ficar 74 jogos sem perder com a camisa do time inglês e acumulando mais de 500 dias sem perder pela seleção – 15 jogos, desde outubro de 2023. Eleito o melhor jogador do Mundial de Clubes da Fifa de 2023, quando o City bateu o Fluminense por 4 x 0, o volante foi escolhido também como o melhor da Euro 2024, quando brilhou na conquista do tetra da Espanha, que passou por quatro ex-campeãs mundial no caminho – Itália, Alemanha, França e Inglaterra.
Jogador de técnica refinada, muita classe e precisão nos passes, o volante se destacou na última temporada também pelos gols e assistências. Pela Fúria, marcou um gol na Euro, contra a Geórgia, nas oitavas, com o seu clássico chute rasteiro no canto; e dois contra o Brasil, no amistoso em fevereiro, no empate por 3 x 3º Pelo Manchester City, marcou 9 gols, deu 13 assistências, participando diretamente de 15% dos gols da ofensiva equipe de Guardiola, que marcou 149 gols.
Eleito como o melhor jogador da inédita conquista da Liga dos Campeões da Europa em 2022/23, quando fez o gol do título Manchester City, Rodri mostrou-se imprescindível na poderosa equipe inglesa nessa última temporada. Das cinco derrotas da equipe, em 59 jogos, Rodri só participou de uma, na final da Copa da Inglaterra, para o Manchester United. Campeão da Premier League, do Mundial de Clubes e da Supercopa Europeia, Rodri, considerado o melhor volante do mundo na atualidade, reúne todas as qualificações para ganhar a Bola de Ouro: títulos importantes, qualidade técnica, talento e um excelente desempenho individual. Além disso, é quase uma unanimidade no meio futebolístico, diferentemente de Vinícius Júnior, Bellingham e Mbappé, seus principais concorrentes.






