O 14 de novembro de 2001 foi especial para Luizão. O atacante, então com 26 anos, comemorava o seu aniversário com dois gols que classificaram o Brasil para a Copa do Mundo da Coreia do Sul e do Japão. O então jogador do Corinthians carimbava ali, contra a Venezuela, adversária nesta quinta-feira (14), também pelas Eliminatórias da Copa, uma vaga na Família Scolari.

Em abril do ano seguinte, passado o sufoco pela ameaça de ficar pela primeira vez fora de um Mundial, PLACAR lembrou que o técnico Luiz Felipe Scolari ‘não era de dar calote’. A boa atuação do atacante, e ainda a insatisfação dentro e fora de campo do treinador com Romário, fizeram com que o centroavante fosse convocado para a primeira Copa no continente asiático.

Luizão, Brasil x Venezuela 2002, Eliminatórias 2002 - Arquivo/PLACAR

Luizão começava a se firmar com camisa da seleção brasiliera – Arquivo/PLACAR

Luizão vinha de uma ruptura do ligamento cruzado anterior e lesão num menisco lateral do joelho direito e sucessiva transferência frustrada para o Borussia Dortmund, que seria campeão alemão na temporada 2001/2002. A seleção brasileira era para o atacante de Rubinéia (a 600 km de São Paulo) a volta ao seu melhor nível.