O mercado esportivo faz com que negociações entre clubes e fornecedoras sejam cada vez mais frequentes e o cenário brasileiro não é muito diferente. Enquanto Adidas e Flamengo negociam a renovação do contrato com o clube até 2029, também avança nas conversas com outros clubes como o Palmeiras, já que o contrato de exclusividade com do alviverde com a Puma acabará no fim de ano. Levando as fornecedoras em conta, o site Torcedores.com fez um levantamento para saber: quem tem mais times nas grandes ligas ao redor do mundo?
Para o levantamento, foram considerados os 252 clubes os que jogam nas 13 ligas nacionais mais valiosas do mundo. Por conta do contrato de exclusividade onde a Adidas é responsável pelo uniforme de todos os times, a Major League Soccer (Estados Unidos) não foi considerada no levantamento. Os clubes e ligas que participaram do estudo foram: 20 da Premier League (Inglaterra), 20 da La Liga (Espanha), 20 da Serie A (Itália), 18 da Bundesliga (Alemanha), 18 da Ligue 1 (França), 20 da Süper Lig (Turquia), 18 da Liga Portugal, 18 da Eredivisie (Holanda), 16 da Jupiler Pro League (Bélgica), 18 da Saudi Pro League (Arábia Saudita), 20 do Campeonato Brasileiro Serie A, 28 da Primera División (Argentina) e 18 da Liga MX (México).
As maiores fornecedoras do mundo
Com 31 times, a Adidas é quem veste mais times importantes no futebol mundial. Em seguida, aparece a Nike, com 29. A Puma fecha o top-3, com 24 clubes.
Outras três marcas se destacam no levantamento. A Umbro veste 17 times diferentes, com forte presença em três países importantes: Inglaterra (5), Brasil (3) e Argentina (3). A Kappa e a Macron somam 12 clubes cada.
As seis marcas correspondem a metade dos times considerados no levantamento. Ou seja: seis marcas vestem 125 times diferentes, enquanto que outras 53 vestem outros 125 times.
No total, 59 marcas diferentes apareceram no levantamento. Desse número, 29 vestem apenas um time. Apenas 20 fornecedoras têm dois times ou mais.
Entre as dez maiores fornecedoras do mundo, Macron, Joma, Castore e Hummel compartilham o fato de estarem predominantemente na Europa, praticamente sem presença no Brasil, no México e na Argentina.
A New Balance é a fornecedora de sete clubes, sendo quatro deles na Europa e três na América Latina, e fecha a lista.
As dez maiores empresas de fornecimento de material esportivo do futebol:
Adidas – 31 times
Nike – 29 times
Puma – 24 clubes
Umbro – 17 times
Kappa – 12 times
Macron – 12 times
Joma – 10 times
Castore – 9 times
Hummel – 8 times
New Balance – 7 times







