Criadora de uniformes emblemáticos e uma das fornecedoras de material esportivo mais tradicionais do planeta, a Umbro celebra em 2024 o centenário de sua fundação. Ao longo de seus 100 anos de história, a empresa nascida em Manchester, na Inglaterra, participou efetivamente de diversos momentos icônicos, vestindo seleções, clubes e atletas.

Foi usando as peças da Umbro que a seleção brasileira conquistou o tetracampeonato mundial, em 1994, nos Estados Unidos, quebrando um jejum de 24 anos. Já a Inglaterra venceu seu único mundial, em 1966, também vestindo a marca local.

Dunga, capitão da seleção brasileira, com a taça da Copa de 1994

Dunga ergue o tetra vestindo Umbro

No Brasil, além de já ter patrocinado a seleção, a marca vestiu esquadrões vitoriosos de Santos , Grêmio, Athletico-PR, Flamengo e Fluminense, entre outros. Conheça mais sobre a história da Umbro, abaixo:

Os primórdios

A Umbro foi criada em Manchester, na Inglaterra, um dos berços da Revolução Industrial, em 1924, pelos irmãos Harold e Wallace Humphrey — o nome da empresa representa a junção de HUMphrey BROthers (irmãos Humphrey). Se destacou por inovações de design e foi a primeira empresa a fabricar bermudas específicas para a prática do esporte. Ganhou fama rapidamente e passou a patrocinar os maiores clubes da época, entre eles, Tottenham Hotspurs e Manchester United.

Anúncio da Umbro na década de 1930 - Divulgação