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Entorta-Varal ícone blog Entorta-Varal As novidades e curiosidades sobre o mercado de uniformes de futebol. Afinal, camisa pesa

Conceito revolucionário: Puma planeja lançar camisas sem escudo dos clubes

Uniformes que terão o nome das equipes no lugar dos emblemas foram divulgados por site especializado, mas ainda estão sujeitos à aprovação dos clubes

“O escudo pode mudar, mas é o nome que cria um legado”. Segundo informações do site uruguaio Todo Sobre Camisetas, especializado em camisas de futebol, este será o lema utilizado pela Puma para lançar uma nova coleção de uniformes para a próxima temporada. A nova proposta de design é ousada: saem os emblemas de grandes clubes como Milan, Manchester City, Borussia Dortmund, Olympique de Marselha, entre outros, e entram os nomes da equipe, dentro de duas faixas horizontais.

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Entorta Varal, o novo blog de PLACAR que a partir desta sexta-feira, 14, destacará as novidades deste mercado, apurou que os modelos ainda não estão aprovados por todos os clubes e, por isso, ainda estão sujeitos a mudanças de última hora. Procurada, a Puma não quis comentar o assunto.

Rascunhos dos desenhos da Puma, no entanto, já vazaram nas redes sociais e ilustradores deram vida aos modelos mesmo antes do lançamento oficial. A página Esvaphane produziu algumas das amostras digitais mais interessantes.

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As camisas são realmente inovadoras, nem tanto pela ausência dos escudos, mas pela inscrição de seus nomes, em um tamanho tão grande quanto o dos patrocínios logo abaixo. Nos primórdios do futebol, era comum que as camisas não tivessem o logo das agremiações, apenas as respectivas cores, com suas faixas e detalhes que identificassem a equipe em questão.

Na Itália, até o fim da década de 90, também era comum que o atual campeão utilizasse o tradicional scudetto, como é chamado o ícone nas cores da bandeira nacional, no lugar dos emblemas. Hoje, arruma-se espaço para ambos. O nome dos times também já apareceram em camisas, mas geralmente em tamanhos bem menores e em outros locais, como na barra ou nas golas.

Zico e Falcão
Zico, da Udinese, e Falcão, da Roma, em 1983 – time da capital era o dono do scudetto Calzuola/Dedoc

A novidade já causou as primeiras reclamações. O Borussia Dortmund, aliás, respondeu às críticas e deu a entender que o vazamento não corresponde ao modelo final, que deverá ser usado nas Copas. “Queridos torcedores, suas críticas à camisa da Copa para a nova temporada foram recebidas. A camisa vazada não parece com a que realmente será. Então, por favor, sejam pacientes”, escreveu o clube.

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Modelos da Eurocopa tem versão mais ‘light’

A Puma  já havia lançado um conceito inovador, um tanto semelhante, nos uniforme reservas que serão utilizados pelas seleções de Itália, República Checa, Suíça e Aústria na Eurocopa. Os modelos tiveram o emblema de suas federações reduzido e aplicados de forma centralizada, junto ao da fornecedora alemã.

Os uniformes, portanto, fogem um pouco do padrão, que costuma ser: logo da marca à direita do jogador e escudo à esquerda. Outra novidade é a inscrição do nome da seleção no peito (em uma fonte bem menos do que a utilizada nas camisas de clubes).

Uniformes da Puma lançados para a Eurocopa 2021 -
Uniformes da Puma lançados para a Eurocopa 2021 //Divulgação

Os desenhos não seguem exatamente o mesmo padrão. No caso da Itália, o logo da Puma e o escudo da federação ficam lado a lado, separados por uma linha vertical. No caso de Suíça e República Checa, os emblemas foram colocados abaixo da marca, em um tamanho bem menor do que o habitual.

Já o uniforme da Áustria traz a maior das inovações, já antecipando a moda que está por vir entre os clubes: não há um, mas dezenas de escudos, só que em forma de marca d’água, ficando praticamente invisíveis à distância. O novo conceito, no entanto, só é visto nos uniformes reservas e de goleiro – os titulares mantém a configuração tradicional.

As camisas dividiram opiniões nas redes sociais. A reclamação mais recorrente é a de que parecem mais de treinamento do que de jogo. Segundo Heiko Desens, diretor global de Criação e inovação, o “objetivo era criar um design inovador que traz novidades e energia”. “Queremos continuar a ultrapassar os limites e este é apenas o começo de uma nova direção empolgante”, alertou. Os próximos lançamentos corroboram sua promessa.

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