Bangu celebra pioneirismo em uniforme especial
Uniforme 2 tem inspiração na camisa utilizada nos anos de 1940, quando a equipe passou a utilizar patrocínio na camisa
O Bangu, um dos time mais tradicionais do futebol carioca, apresentou na última quarta-feira, 25, um uniforme especial para a temporada 2024/2025. Em parceria com a Kappa, a peça tem o pioneirismo como lema.
Em 1948, o time da zona oeste do Rio excursionou pela Europa com uma camisa branca, com detalhes em vermelho e pela primeira vez na história um patrocinador: a fábrica de tecidos Bangu.
Como a empresa tinha o mesmo nome da equipe, a estampa do patrocínio foi uma forma de driblar a proibição até então. Oficialmente, o Eintracht Braunschweig, da Alemanha, é reconhecido como o pioneiro desse tipo de marketing nas camisas.
Somos pioneiros dentro em fora de campo. Se já falei de fundamento e aposentei seu terno, agora chegou a hora de carregar no peito com muito orgulho que somos PIONEIROS.
SEMPRE PIONEIRO. SEMPRE BANGU.
📸: @_peperodriguess /Twelve pic.twitter.com/htMuSbe4LL
— Bangu Atlético Clube (@Banguoficial) April 24, 2024
“Aqui, tudo começou! Não há outro clube que possa falar tanto como nós. No hino ecoamos a famosa frase: ‘O Bangu tem também a sua história’. E não é por menos. Nós somos a história”, diz o material de divulgação, nas redes sociais.
Domingos da Guia, Ademir da Guia e Zizinho foram alguns dos craques que vestiram esse uniforme nas décadas de 1940 e 1950.
📸Domingos da Guia, Ademir da Guia e Zizinho usando a 1º versão dessa linda camisa do Bangu
🏆Zizinho usou esse uniforme logo depois de ser o melhor jogador da Copa do Mundo em 1950 inclusive
✅Como eu pedi para o Bangu reeditar esse uniforme. Enfim saiu e ficou linda demais https://t.co/9V7VrByGXu pic.twitter.com/MykYxwMGuk
— Futebol no Rio (@Futebolnorio) April 25, 2024
Além do logo da fornecedora do material esportivo e do nome do time estilizado como o do primeiro patrocinador, a camisa também mostra o mascote castor. O animal foi introduzido nos uniformes em 1981, a mando do bicheiro Castor de Andrade, presidente de honra e grande financiador do clube.
No último dia 17, o Alvirrubro comemorou 120 anos de história. O time, fundado por trabalhadores ingleses da fábrica Bangu, foi campeão carioca em 1933 e 1966 e vice-campeão brasileiro em 1985.