Libertadores pode ter primeira semifinal entre cariocas
Caso avance contra o Peñarol, Flamengo enfrentará o Botafogo na quinta semifinal entre clubes de uma mesma cidade
O Botafogo eliminou o São Paulo, nos pênaltis (5 a 4), nessa quarta-feira, 25, no jogo de volta das quartas de final da Copa Libertadores, após o empate por 1 a 1 no tempo normal, e se classificou para a semifinal da competição. Atual líder do Brasileirão, o Fogão volta a disputar a fase semifinal após 51 anos – a última foi em 1973, quando o torneio ainda tinha uma fase de grupos anterior à final. Naquele ano, o alvinegro carioca caiu no Grupo 2, que tinha o Colo-Colo (classificado para a final) e o Cerro Porteño.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais. Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.
Em sua 6ª participação na Libertadores, ainda perseguindo o título inédito, esta será a terceira vez que o Botafogo disputa a semifinal. A primeira foi em 1963, quando foi eliminado pelo Santos, de Pelé, com uma sonora goleada por 4 a 0, no jogo de volta, no Maracanã, após o 1 a 1 na ida.
Agora, o Botafogo poderá enfrentar o rival Flamengo na semifinal, desde que o rubro-negro supere o Peñarol, no jogo de volta, nesta quinta, 26, em Montevidéu, após o revés por 1 a 0, no Maracanã, na semana passada.
Caso isso aconteça, essa será a primeira vez em que clubes do Rio de Janeiro se enfrentarão numa semifinal. Na história da Libertadores, desde 1960, já tivemos 18 semifinais entre clubes do mesmo país, sendo apenas quatro em clubes da mesma cidade: duas vezes Boca x River (Argentina), uma vez Corinthians x Palmeiras (São Paulo) e uma vez Peñarol x Nacional (Montevidéu).
Em 2024, Botafogo e Flamengo já se enfrentaram três vezes. No Carioca, deu Flamengo (1 a 0), na primeira fase. No Brasileirão, o Botafogo venceu por 2 a 0 no primeiro turno e por 4 a 1, no segundo turno.
Nos últimos três anos, a Copa Libertadores contou com semifinais entre clubes brasileiros: Palmeiras x Atlético-MG (2021), Athletico-PR x Palmeiras (2022) e Fluminense x Internacional (2023). Se o Flamengo passar pelo Peñarol, o futebol brasileiro poderá também garantir presença na final pelo sexto ano seguido, um recorde na competição.
Por outro lado, o Atlético-MG avançou para a semifinal, após três anos, e irá pegar o River Plate, clube que mais vezes chegou a esta fase da competição na história (21 vezes). Em 2021, o Galo venceu o River, de Marcelo Gallardo, duas vezes nas quartas de final (1 a 0 em Buenos Aires e 3 a 0 em Belo Horizonte). Em 1978, as equipes se enfrentaram na fase de grupos da semifinal, com uma vitória por 1 a 0 de cada. Naquele ano, porém, quem avançou para a final foi o Boca Juniors.
Semifinais de compatriotas na Libertadores
1963 – Santos x Botafogo (Brasil)
1965 – Independiente x Boca Juniors (Argentina)
1968 – Racing x Estudiantes (Argentina)
1969 – Nacional x Peñarol (Uruguai) *
1970 – Estudiantes x River Plate (Argentina)
1988 – Newell’s Old Boys x San Lorenzo (Argentina)
2000 – Palmeiras x Corinthians (Brasil) *
2004 – Boca Juniors x River Plate (Argentina) *
2007 – Grêmio x Santos (Brasil)
2009 – Cruzeiro x Grêmio (Brasil)
2010 – Internacional x São Paulo (Brasil)
2012 – Santos x Corinthians (Brasil)
2017 – Lanús x River Plate (Argentina)
2019 – River Plate x Boca Juniors (Argentina) *
2019 – Flamengo x Grêmio (Brasil)
2021 – Palmeiras x Atlético-MG (Brasil)
2022 – Athletico-PR x Palmeiras (Brasil)
2023 – Fluminense x Internacional (Brasil)
* Semifinais entre clubes da mesma cidade