Josko Gvardiol, do Manchester City e da seleção da Croácia, é um dos principais defensores do planeta, mas por pouco não tentou a sorte em outra modalidade.
Em entrevista à rede britânica BBC nesta quinta-feira, 23, Gvardiol contou que quase trocou o futebol pelo basquete, quando jogava pelo Dínamo Zagreb.
“Eu estava pensando em desistir porque também gosto de basquete”, disse o atleta de 23 anos. “Eu não tinha mais certeza sobre futebol porque quando você chega ao campo de treinamento você não se sente mais feliz, sabe?”
“Eu estava apenas tentando encontrar outras soluções e me sentir mais feliz do que antes porque todos os meus amigos estavam jogando basquete”, completou o atleta de 1.85 m, que à época tinha 16 anos.
Para sua sorte, Gvardiol seguiu em frente, conquistou títulos em Zagreb e assinou contratos milionários, primeiro com o RbB Leipzig e depois com o City.

Josko Gvardiol: o ‘mascarado’ defensor croata –
“Meu sonho obviamente era me tornar um jogador de futebol profissional, mas eu não sabia que chegaria tão longe”, complementou Gvardiol. “Se você voltar cinco anos e me perguntar se se vê no Manchester City em 2023, 2024, 2025, eu diria que não há chance, é realmente impossível.”
Ele é o segundo zagueiro mais caro de todos os tempos (custou 77 milhões de libras, equivalente a mais de 480 milhões de reais), atrás apenas de Harry Maguire, vendido pelo Leicester City ao Manchester United por 80 milhões de libras em 2019.