Santos sofre novo transfer ban por dívida envolvendo Cueva
Punição da Fifa foi imposta por dívida de cerca de R$ 19 milhões com o Krasnodar e impede que o clube registre novos jogadores
O Santos sofreu nesta terça-feira, 26, um novo transfer ban da Fifa pelo não pagamento da dívida de quatro milhões de dólares (19 milhões de reais pela cotação atual) com o Krasnodar, da Rússia, envolvendo a contratação do meio-campista peruano Christian Cueva em 2019. A punição aplicada pela entidade impede que o clube paulista registre novos jogadores. É a segunda sofrida só nesta temporada.
O revés nos bastidores ocorre um dia antes do decisivo jogo pela semifinal do Campeonato Paulista. O Peixe enfrenta o Red Bull Bragantino nesta quarta-feira, 27, na Neo Química Arena.
Antes dele, em fevereiro, o clube sofreu a mesma punição por conta de uma dívida de quatro milhões de reais com o técnico argentino Fabián Bustos, que passou pelo clube em 2021.
O valor foi pago no dia 23 do mesmo mês e permitiu que o clube regularizasse a contratação do goleiro Gabriel Brazão, contratado da Inter de Milão, já inscrito no estadual.
Cueva foi contratado na gestão do então presidente José Carlos Peres como um pedido do técnico argentino Jorge Sampaoli. O Santos acordou o pagamento de sete milhões de dólares, mas interrompeu o pagamento das parcelas após a saída dele para jogar no Pachuca, do México.
O clube paulista acionou os mexicanos na Fifa e recebeu o montante de 23 milhões de reais, porém não repassou parte para o pagamento da dívida com os russos. O montante foi renegociado sob gestão do presidente Andres Rueda, mas, novamente, não foi quitado.
Cueva ainda atuou no Yeni Malatyaspor, da Turquia, no Al Fateh, da Arábia Saudita, e no Alianza Lima, do Peru, desde a saída da Vila Belmiro.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.