Publicidade
Publicidade

Só um time se salvou com pontuação do Fluminense na 12ª rodada

Times com seis pontos têm histórico de rebaixamento em cinco das seis oportunidades; Ceará, em 2018, foi o único que escapou da degola para a Série B

O Fluminense perdeu na última quinta-feira, 27, mais uma partida no Campeonato Brasileiro. A derrota para o Vitória fez com que o tricolor carioca estacionasse nos seis pontos e na lanterna do campeonato. O histórico mostra que times nessa situação costumam a ser rebaixados para a Série B.

Publicidade

Essa é a sexta vez que uma equipe chega nessa situação na 12ª rodada do Brasileirão. Athletico-PR (2011), Portuguesa (2013), Ceará (2018), Avaí (2019), Chapecoense (2021) e Coritiba (2023) são os exemplos. De todos estes clubes, apenas o Ceará escapou do rebaixamento.

Cruzeiro luta contra Vasco e Bahia para fugir do rebaixamento - Staff Images / Cruzeiro
Coritiba viveu situação semelhante e caiu no Brasileiro em 2023 – Staff Images / Cruzeiro

No campeonato de 2023, o Coxa foi rebaixado na 19ª colocação, com 30 pontos somados. Em 2021 e 2019, Chape e Avaí terminaram o campeonato na lanterna. O clube de Chapecó, inclusive, fez a pior campanha da história dos pontos corridos, com apenas 15 pontos somados.

Publicidade

O Athletico-PR foi rebaixado na 17ª colocação após somar 41 pontos no torneio. O clube quase escapou da zona da degola, mas uma goleada do Cruzeiro em cima do rival, Atlético-MG, salvou o clube mineiro de ser rebaixado.

A Portuguesa, em 2013, terminou o campeonato na 12ª posição. Porém, por ter escalado um jogador de forma irregular, o clube paulista foi condenado a perder pontos, o que decretou o rebaixamento da equipe para a Série B do Brasileirão no 17º lugar, com 44 pontos.

O Ceará, por sua vez, escapou após fazer 44 pontos no campeonato, terminando o campeonato na 15ª colocação, à frente do Vasco, o primeiro time fora do Z-4.

Publicidade
Ceará conseguiu escapar do rebaixamento - Ceará SC / Divulgação
Ceará conseguiu escapar do rebaixamento em 2018 – Ceará SC / Divulgação

Na última semana, o Fluminense demitiu o técnico Fernando Diniz e o presidente Mário Bittencourt oficializou que a tendência é que Marcão, auxiliar técnico fixo do clube, seja o treinador da equipe até o final do Brasileirão 2024.

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.

Publicidade