A Série B do Campeonato Brasileiro vai para a sua última rodada com muitas indefinições. Apenas o Coritiba garantiu seu acesso antecipado, e o título segue em disputa justamente com o rival Athletico. Ao todo, cinco times ainda lutam por três vagas para subir de divisão. Enquanto na parte de baixo da tabela, há três confirmações de rebaixamento.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
Disputa pelo título e quem subiu
O Coritiba é o único time matematicamente já na Série A do Brasileirão. Com 65 pontos, o Coxa só pode ser alcançado pelo rival Athletico na última rodada – o que deixa a disputa do título em aberto. A equipe alviverde teve a oportunidade de ser campeã antecipada dentro do Couto Pereira, mas empatou com o Athletic e, mesmo garantindo o acesso, saiu de campo vaiada pelo torcedor.
Na última rodada, o Coritiba pega o já rebaixado Amazonas e um empate garante o título. O Furacão precisa vencer o América e torcer para o tropeço do Coxa para roubar o título do rival através do número de vitórias, já que empatariam na pontuação.
Disputa pelo acesso: 5 times e 3 vagas
Na vice-lanterna, o Athletico depende de um simples empate para garantir o retorno à primeira divisão. Na 3ª e 4ª colocação, Criciúma e Goiás também dependem somente de si. Quem corre por fora é a Chapecoense e o Remo, que precisam vencer e secar os rivais diretos.
O Criciúma visita o Cuiabá, enquanto a Chape recebe o Atlético-GO. O confronto de destaque e direto da última rodada é Remo e Goiás.
De acordo com a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), o Furacão tem 99% de chances de acesso, seguido de 83% do Criciúma, 63% do Goiás, 36% da Chapecoense e 18% do Remo.
Quem já caiu e quem ainda pode cair
Das quatro vagas de rebaixamento, três já foram preenchidas: Paysandu, Volta Redonda e Amazonas.
Atualmente, a Ferroviária vai para a última rodada na degola, em 17º, com 40 pontos. São 76% de chances de rebaixamento da Ferrinha. A equipe grená pega o Operário na última rodada, fora de casa, e precisa não só vencer, mas também torcer pelo tropeço de Athletic ou Botafogo-SP.
As duas equipes dependem de uma vitória para evitar o rebaixamento. A equipe mineira encara o lanterna Paysandu, enquanto o tricolor do interior paulista decide em casa a permanência contra o Avaí.
Os jogos da última rodada da Série B
Vila Nova x Volta Redonda
Athletic x Paysandu
Operário x Ferroviária
Cuiabá x Criciúma
Athletico x América
Botafogo-SP x Avaí
Chapecoense x Atlético-GO
Amazonas x Coritiba
Remo x Goiás
Novorizontino x CRB





