• Escudo Atlético-MG
  • Escudo Bahia
  • Escudo Botafogo
  • Escudo Ceará
  • Escudo Corinthians
  • Escudo Cruzeiro
  • Escudo Flamengo
  • Escudo Fluminense
  • Escudo Fortaleza
  • Escudo Grêmio
  • Escudo Internacional
  • Escudo Juventude
  • Escudo Mirassol
  • Escudo Palmeiras
  • Escudo RB Bragantino
  • Escudo Santos
  • Escudo São Paulo
  • Escudo Sport
  • Escudo Vasco
  • Escudo Vitória

Brasileirão

Santos monitora zagueiros no mercado; veja opções sem contrato

Com problemas de lesões e poucas opções disponíveis no elenco, clube paulista mira uma solução para o setor

Publicado por: Redação em 13/08/2025 às 13:59 - Atualizado em 13/08/2025 às 14:50
Santos monitora zagueiros no mercado; veja opções sem contrato
Zouma em uma partida pelo Chelsea; foram 151 jogos pelos Blues - EFE

O Santos já acertou nesta janela de transferências as contrações dos laterais Mayke e Igor Vinícius, do volante Willian Arão e do atacante paraguaio Gustavo Caballero, mas segue no mercado em busca de mais reforços, principalmente para o setor defensivo.

PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital

Na vitória por 2 a 1 sobre o Cruzeiro no último domingo, o técnico Cleber Xavier não contou com dois titulares no setor em função de lesões: João Basso e Luan Peres, tendo que escalar Luisão e Gil, pouco aproveitados até aquele momento. O jovem João Ananias, do sub-20, foi relacionado para o banco de reservas.

Titular durante todo o primeiro semestre, Zé Ivaldo tem futuro incerto no clube por conta de uma possível saída para o futebol asiático. Além disso, o clube precisará exercer o direito de compra caso atinja a meta de jogos prevista no contrato de empréstimo do Cruzeiro.

PLACAR lista zagueiros que estão livres no mercados e podem ser soluções imediatas para o Peixe:

Kurt Zouma

Zouma tem 30 anos e deixou recentemente o futebol saudita - Ben Stansall/EFE

Zouma tem 30 anos e deixou recentemente o futebol saudita – Ben Stansall/EFE

O experiente defensor francês de 30 anos está sem clube após terminar seu contrato com o Al-Orobah, da Arábia Saudita. Com longa passagem pelo Chelsea e, depois, pelo West Ham, além de 11 jogos pela seleção francesa, surge como boa opção no mercado.

Segundo informações da jornalista Raísa Simplício, integrante do programa Placar Aberto, algumas equipes brasileiras estão interessadas no jogador. Revelado pelo Saint-Étienne, da França, Zouma também jogou pelo Stoke City e disputou 20 partidas na última temporada.

Victor Lindelof

Sueco viveu altos e baixos atuando pelo Manchester United - Reprodução Manchester United

Sueco viveu altos e baixos atuando pelo United – Divulgação/Manchester United

Outra solução “gringa”, o zagueiro sueco de 31 anos ficou sem contrato após deixar o Manchester United no fim da temporada. Saiu em baixa do clube, sendo aproveitado em 25 jogos, só 12 deles como titular. Ao todo, foram oito anos nos Red Devils.

Formado pelo Vasteras SK, da Suécia, se destacou jogando pelo Benfica na temporada 2016/17. Participou das Eurocopas de 2016 e 2021 e da Copa do Mundo de 2018, na Rússia, com a seleção.

Samuel Umtiti

Francês campeão do mundo pela seleção e ex-Barcelona – Reprodução/Lille

Francês foi campeão do mundo pela seleção e passou pelo Barcelona – Divulgação/Lille

Rosto bastante conhecido pela passagem por Lyon, Barcelona e seleção francesa, Umtiti está sem clube depois de uma passagem com apenas 13 partidas nas últimas duas temporadas pelo Lille, da França.

Formado pelo Lyon, atuou por seis temporadas no Barça, mas convive desde 2018 com uma série de lesões que o impedem de ter uma sequência maior de jogos. Desde então, jamais conseguiu fazer mais do que 25 partidas em uma única temporada – a melhor foi quando atuou por empréstimo no Lecce, entre 2022/23.

Tem 31 anos, jogou a Eurocopa de 2016 e foi campeão do mundo com a França na Copa de 2018.

Rafael Tolói

Rafael Tolói teve passagens por Goiás e São Paulo no futebol brasileiro -

Rafael Tolói teve passagens por Goiás e São Paulo no futebol brasileiro – Getty Images

Especulado por clubes brasileiros, o zagueiro de 34 anos está sem clube após encerrar seu ciclo de dez temporadas pela Atalanta, onde foi titular absoluto na maior parte do tempo. Formado pelo Goiás e com passagem por São Paulo e Roma, o defensor surge como boa opção no mercado.

Tolói também jogou pela seleção italiana, participando da Eurocopa de 2021. Fez 14 partidas pela Azzurra.

César Azpilicueta

Espanhol foi capitão e ídolo do Chelsea – Reprodução/Atlético de Madrid

Espanhol foi capitão e ídolo do Chelsea – Divulgação/Atlético de Madrid

O lateral-direito, que também atua como zagueiro, saiu do Chelsea em 2023 depois de 11 anos e assinou por duas temporadas com o Atlético de Madrid, mas acabou deixando o Atleti ao término da temporada 2024/25, sem renovar. Foram só 20 jogos na última temporada, sendo 14 deles como titular.

Experiente, o jogador de 35 anos segue com o futuro indefinido. Azpilicueta tem 44 jogos pela seleção espanhola, tendo participado da Copa das Confederações de 2013, das Euros de 2016 e de 2021, além das Copas do Mundo de 2014, 2018 e 2022.

Eric Bailly

Eric Bailly durante a passagem pelo Villarreal - Siu Wu/EFE

Eric Bailly durante a passagem pelo Villarreal – Siu Wu/EFE

Marfinense, o jogador de 31 anos foi formado pelo Espanyol, teve duas passagens pelo Villarreal e passou seis temporadas no Manchester United, tendo atuado em 113 partidas. Ainda jogou por Besiktas e Olympique de Marselha.

Fez 50 jogos pela seleção de seu país, marcando dois gols. Participou de três edições da Copa Africana de Nações: 2015, 2017 e 2022.

Jason Denayer

Experiente Denayer pela seleção belga - Julio Munoz/EFE

Experiente Denayer pela seleção belga – Julio Munoz/EFE

Formado pelo Manchester City, o zagueiro belga de 30 anos e origem congolesa tem passagens por Celtic, Galatasaray, Sunderland e Lyon no futebol europeu. Na temporada 2022/23, atuou pelo Al Ahli dos Emirados Árabes Unidos. Nos últimos dois anos, estava no Al-Fateh, da Arábia Saudita.

Tem 35 jogos e um gol pela seleção belga, tendo participado das Eurocopas de 2016 e 2021.

Chancel Mbemba

Mbemba comemora um dos gols marcados na passagem pelo Marselha, seu último clube - Guillaume Horcajuelo/EFE

Mbemba comemora um dos gols marcados na passagem pelo Marselha, seu último clube – Guillaume Horcajuelo/EFE

Aos 31 anos, o congolês está sem contrato depois de duas temporadas pelo Olympique de Marselha, a última delas sem jogar uma partida sequer. Nascido no Zaire, foi formado pelo Anderlecht, da Bélgica, passou pelo Newcastle e viveu o melhor momento da carreira no Porto, onde atuou por cinco temporadas.

Foram 138 partidas e nove gols com a camisa portista, clube que mais jogou na carreira. Fez 95 jogos e seis gols pela seleção de seu país, tendo jogado cinco edições da Copa Africana de Nações.

Baixar o aplicativo Placar

Baixe nosso aplicativo

Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo

Baixe nosso app