O Corinthians perdeu para o Palmeiras na última segunda-feira, 1º de julho, aumentando ainda mais sua turbulência. Em penúltimo lugar no Campeonato Brasileiro, o Timão vive um momento de intenso caos político, o que transforma a crise atual em uma das maiores de sua história.

Para agravar a situação, o clube se encontra sem lideranças de peso em meio a uma reformulação drástica. Desde o fim de 2023, a equipe já se despediu de nomes experientes como Fábio Santos, Gil, Renato Augusto, Cássio, Giuliano e Paulinho, o que deixou jovens jogadores no olho do furacão.

Na derrota no Dérbi, o Corinthians utilizou quatro pratas da casa. No gol, Matheus Donelli (22 anos) tem sido o escolhido após assumir a posição de forma inesperada com as saídas de Cássio e Carlos Miguel. Na linha, Léo Maná (20 anos), Breno Bidon (19 anos) e Wesley (19 anos) também foram titulares. O capitão do time foi Gustavo Henrique, de 31 anos, que tem apenas 16 jogos pelo clube desde sua chegada em janeiro.

Vale lembrar que o Verdão entrou até com mais crias da base no Dérbi (cinco como titulares e oito no total), mas em um contexto totalmente oposto, com ídolos experientes em campo para apoiá-los e com a equipe em grande fase. O zagueiro alviverde Vitor Reis, de 18 anos, foi um dos destaques do clássico.

Matheus Donelli deve estrear no Campeonato Brasileiro contra os colorados - Rodrigo Coca / Ag. Corinthians

Matheus Donelli tem apenas 22 anos – Rodrigo Coca / Ag. Corinthians

Apesar dos esforços dos jovens, que não tiveram atuações ruins, a derrota no clássico foi inevitável. Após a partida, sem jogadores experientes para dar declarações, Léo Maná e Matheus Donelli foram enviados à zona mista para atender a imprensa.