O Inter se complicou na tabela do Brasileirão e chega para a última rodada do campeonato dentro do Z4, dependendo de outros resultados para evitar o seu segundo rebaixamento na história. Com 41 pontos e na 18ª colocação, o Colorado vai precisar vencer o Bragantino em casa e secar ao menos dois dos concorrentes diretos Vitória, Fortaleza e Ceará para escapar do descenso.
Em caso de rebaixamento, esta será a segunda vez que o Colorado jogará a segunda divisão nacional. Até 2016, o Inter era um dos poucos que nunca havia sido rebaixamento. Agora, a equipe gaúcha pode igualar, dentre os grandes, o Fluminense e Palmeiras em vezes que caíram.
Dentre os considerados 12 grandes, no entanto, o rival Grêmio segue com mais rebaixamentos – são três, junto com o Botafogo. O time que mais sofreu na segunda divisão, no entanto, foi o Vasco, com quatro rebaixamento.
Na atual edição do Brasileirão, o Sport foi o primeiro a cair. Assim sendo, bateu o número de 7 rebaixamentos e igualou a marca recorde junto ao América, Coritiba e Goiás. O Vitória ainda luta contra o descenso nesta temporada e também pode se juntar aos demais.
Os times que mais foram rebaixados no Brasileirão
7 rebaixamentos: América-MG, Coritiba, Goiás e Sport
6 rebaixamentos: Vitória
5 rebaixamentos: Avaí, Criciúma e Santa Cruz
4 rebaixamentos: Athletico-PR, Atlético-GO, Bahia, Fortaleza, Vasco e Juventude
3 rebaixamentos: América-RN, América-PR, Botafogo, CSA, Figueirense, Grêmio, Guarani, Joinville, Náutico, Paraná, Paysandu, Ponte Preta, Portuguesa e Ceará
2 rebaixamentos: Botafogo-SP, Bragantino, Chapecoense, Desportiva, Ferroviário, Fluminense, Gama, Mixto, Palmeiras e União São João
1 rebaixamento: América-RJ, Atlético-MG, Bangu, Brasília, Brasiliense, Corinthians, Cruzeiro, Cuiabá, Galícia, Grêmio Prudente, Internacional, Inter de Limeira, Ipatinga, Itabaiana, Juventus-SP, Moto Club, Nacional-AM, Remo, Rio Branco, River-PI, São Caetano, São José-SP, Santo André, Santos, Taguatinga e Treze.





