O Mirassol se credenciou como o time sensação do momento no futebol brasileiro neste momento, graças ao que realiza dentro e fora de campo. Depois de ficar com o vice-campeonato da Série B, em 2024, o clube do interior paulista debutou na elite nacional na atual temporada e vem surpreendendo a todos com uma grande campanha, ocupando a 4ª posição, com 56 pontos, após 31 jogos disputados. Nesta quinta-feira (6), a equipe vai ao Maracanã para encarar o Fluminense.

Além da performance histórica nesta temporada, o Mirassol vem colhendo frutos também nas redes sociais, e no mês de outubro conquistou o melhor resultado do clube no Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (4) pelo Ibope Repucom.

Dentre todos os clubes, o time do interior paulista ficou com o quarto maior crescimento ao contabilizar 62 mil novas inscrições. 83% de todo o ganho do clube foi no Instagram (52 mil novas adesões). Além disso, avançou duas posições no ranking geral e agora ocupa o 43º lugar. Quem liderou o ganho entre os clubes brasileiros foi o Flamengo, com saldo de 341 mil novas adesões em suas redes oficiais.

O sucesso da equipe não veio por acaso, e a reestruturação na gestão começou com a reforma no centro de treinamento, orçado em R$ 15 milhões, com melhorias em infraestrutura e novos equipamentos, além de quatro campos e alojamentos de excelência.

Para Moises Assayag, Sócio-Diretor da Channel Associados e especialista em finanças no esporte, especialmente nas áreas de reestruturação operacional e financeira, o Mirassol é mais um exemplo de clubes que estão colocando a organização fora de campo como prioridade. Para ele, os frutos não são colhidos por acaso.

“Como o Ferran Soriano, CEO do Grupo City e ex-Diretor do Barcelona, descreveu bem em seu livro: a bola não entra por acaso. Antes de se pensar em resultados ou títulos, é preciso ter organização e planejamento. É fundamental ter uma estrutura por trás que passa necessariamente por uma gestão eficiente e pelo bom direcionamento de investimentos, desde que faça sentido com a visão do clube e de seus torcedores. Com uma boa campanha no Campeonato Brasileiro, o Mirassol está provando que essa máxima do futebol é muito verdadeira”, afirma o economista.

A virada de chave, é verdade, veio com a venda do atacante Luiz Araújo do São Paulo para o Lille, da França, já que o Mirassol tinha 30% dos direitos econômicos e embolsou quase R$ 8 milhões com a negociação, em 2018, ano em que o CT foi inaugurado. Uma das inspirações foi a Academia de Futebol do Palmeiras, considerado um dos centros de treinamento mais modernos do mundo.