O Corinthians acertou a contratação de Marcelo Paz, então CEO do Fortaleza, com o objetivo de assumir a gestão do futebol profissional do clube paulista para a temporada de 2026. A movimentação ocorreu logo após Bruno Spindel encerrar as negociações com o Timão. Paz confirmou o negócio e já se despediu do time da capital cearense.

“O Fortaleza foi o maior desafio da minha vida profissional. Juntos, transformamos um clube, elevamos seu patamar esportivo, institucional e financeiro, e colocamos o nosso tricolor no lugar de protagonismo que sua história e sua torcida sempre mereceram. Foram onze anos de dedicação praticamente ininterrupta”, disse em nota.

A contratação de um CEO com experiência em gestão esportiva e administrativa se tornou parte de um plano mais amplo para organizar o futebol do Corinthians, sobretudo considerando o histórico de desafios financeiros e operacionais que o clube enfrenta.

“Levo comigo orgulho, gratidão e a certeza de dever cumprido. Acredito que esta é uma boa oportunidade para que outros talentos assumam o protagonismo de conduzir os próximos passos do clube, com coragem e responsabilidade”, completou.

Negociação com Marcelo Paz e recusa de Bruno Spindel

A busca por um nome experiente no corpo diretivo do futebol corintiano levou inicialmente o clube a dialogar com Bruno Spindel, ex-dirigente do Flamengo. No entanto, Spindel anunciou oficialmente o fim das negociações, afirmando que as tratativas foram encerradas justamente por falta de envio formal de contrato para assinatura, mesmo após ter manifestado interesse em assumir o cargo.

Marcelo Paz e o interesse antigo do Corinthians

Marcelo Paz tem se destacado no futebol brasileiro como um dos principais executivos de futebol nos últimos anos. À frente do Fortaleza desde 2017, ele ganhou reconhecimento nacional não apenas pela gestão cotidiana do clube, mas também por resultados esportivos e pela construção de um modelo administrativo mais estruturado, o que inclui a ascensão do time cearense no cenário da Série A e a participação em competições importantes.

Formado em administração e com passagens por diferentes funções executivas no futebol, Paz foi eleito recentemente um dos melhores CEOs de futebol do Brasil e também se tornou o principal dirigente da LFU (Liga Futebol União).

O interesse do Corinthians em Marcelo Paz não é novidade. O Timão chegou a negociar com o executivo no ano passado, em 2024, para assumir o posto de CEO na gestão ainda de Augusto Melo. No entanto, Marcelo Paz acabou recusando o convite.