Publicidade
Publicidade

Bragantino cola no Botafogo; confira chances matemáticas de título e rebaixamento

Resultados de segunda-feira, 6, esquentaram ainda mais as brigas nas duas pontas da tabela do Brasileirão

O fim da 32ª rodada acirrou ainda mais a briga pelo título e contra o rebaixamento do Campeonato Brasileiro. De acordo com projeções matemáticas da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), o Botafogo, antes com larga vantagem na ponta da tabela, agora é seguido de perto pelo Red Bull Bragantino: 35,2% a 32,3%. O Palmeiras, com 25,4%, também voltou a sonhar.

Publicidade

Glorioso e Verdão estão empatados na ponta da tabela com 59 pontos cada. O time carioca, contudo, ainda tem um jogo a menos que o rival. Pesa para a projeção a difícil sequência da equipe dirigida por Abel Ferreira, que encara Flamengo (F), Internacional (C) e Fortaleza (F).

O Bragantino, por sua vez, está apenas um ponto atrás com os mesmos 31 jogos disptados pelo Botafogo. Correndo por fora, o Grêmio tem 5,1% de probabilidade, o Flamengo 1,5% e o Atlético Mineiro 0,4%.

Publicidade
Botafogo sucumbriu novamente, desta vez para o Vasco - Leandro Amorim/Vasco
Botafogo sucumbriu novamente, desta vez para o Vasco – Leandro Amorim/Vasco

Na próxima rodada, que será disputada a partir desta quarta-feira, 8, o Bragantino visita o São Paulo, em confronto que ocorrerá na Vila Belmiro, enquanto o Botafogo recebe o Grêmio, que tem 56 pontos, três a menos.

Ainda segundo a UFMG, o time que chegar a menos de 70 pontos tem chances inferiores a 50% de ser campeão. Para ultrapassar essa barreira, o Fogão precisa melhorar seu aproveitamento do segundo turno, 18º colocado com 33%.

Enquanto o Alviverde, terceiro com 64%, e o Massa Bruta, segundo com 72%, só são superados pela guinada do Galo de Luiz Felipe Scolari, o líder na segunda metade do campeonato.

Publicidade

Com a vitória de 1 a 0 do Vasco sobre o Botafogo e o empate sem gols entre Santos e Cuiabá na última segunda-feira, 6, as disputa pelo rebaixamento também se estreitou.

Na parte de baixo, o Vasco, que possuía 78,6% no último levantamento, agora tem 36,1% com a vitória no clássico. Já o Santos, que estava com só 14,8% até a última rodada, subiu para 21,4% após o empate em casa.

No entanto, o Peixe ainda está à frente de Bahia e Cruzeiro na disputa, que possuem 31,4% e 24%, respectivamente.

Mais abaixo na tabela, o Goiás está com 69,1%. Quem irá jogar a Série B de 2024 é o América Mineiro, que segundo o estudo, não possui mais chances de escapar do descenso. Quem segue o mesmo caminho é o Coritiba, com 99,9% de probabilidade de cair.

Veja as probabilidades de título:

Botafogo – 35,2%
RB Bragantino – 32,3%
Palmeiras – 25,4%
Grêmio – 5,1%
Flamengo – 1,5%
Atlético-MG – 0,4%
Athletico-PR – 0,003%
Fluminese – 0,001%

Veja as probabilidades de rebaixamento:

América-MG – 100%
Coritiba – 99,9%
Goiás – 69,1%
Vasco – 36,1%
Bahia – 31,4%
Cruzeiro – 24%
Santos – 21,4%
Corinthians – 8,9%
Cuiabá – 4,9%
Internacional – 1,8%
São Paulo – 1,6%
Fortaleza – 0,8%
Fluminense – 0,008%

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.

Publicidade