• Escudo Atlético-MG
  • Escudo Bahia
  • Escudo Botafogo
  • Escudo Ceará
  • Escudo Corinthians
  • Escudo Cruzeiro
  • Escudo Flamengo
  • Escudo Fluminense
  • Escudo Fortaleza
  • Escudo Grêmio
  • Escudo Internacional
  • Escudo Juventude
  • Escudo Mirassol
  • Escudo Palmeiras
  • Escudo RB Bragantino
  • Escudo Santos
  • Escudo São Paulo
  • Escudo Sport
  • Escudo Vasco
  • Escudo Vitória

Copa Libertadores

Como joga o River Plate de Gallardo, adversário do Palmeiras na Libertadores

Equipes se reencontram nas quartas de final quatro anos após classificação do Verdão no sufoco que resultou no bicampeonato da América

Publicado por: Enrico Benevenutti em 22/08/2025 às 09:54 - Atualizado em 22/08/2025 às 15:52
Como joga o River Plate de Gallardo, adversário do Palmeiras na Libertadores
River avançou nos pênaltis contra o Libertad e vai pegar o Palmeiras - JUAN MABROMATA / AFP

O Palmeiras terá um dos confrontos mais desafiadores nas quartas de final da Copa Libertadores. Após avançar contra o Universitario, o Verdão vai encarar o gigante River Plate, da Argentina. O confronto marca também o reencontro entre Abel Ferreira e Marcelo Gallardo quatro anos após a classificação alviverde e que resultou no bicampeonato da América de 2020.

PLACAR te conta como joga o novo River Plate de Gallardo e como chega a equipe argentina para o confronto diante do Palmeiras.

PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital

Como joga o River Plate de Gallardo

Naturalmente que o nome River Plate coloca medo nos adversários, ainda mais com Marcelo Gallardo à beira do campo, mas a fase não é boa. Pelo menos poderia ser melhor.

O River Plate detém uma boa sequência na temporada, é o líder da tabela anual na Argentina e atualmente lidera o grupo do Torneio Clausura. No começo do ano, no entanto, foi eliminado do Torneio Apertura no mata-mata, nos pênaltis, para o futuro campeão inédito Platense.

O River Plate não convence. Fosse pela idolatria de Marcelo Gallardo, o técnico poderia correr o risco de demissão. Isso porque o time Millonario tem um elenco muito qualificado e capaz de apresentar mais.

Quintero está de volta ao River e é peça de confiança de Gallardo - EFE/ Juan Ignacio Roncoroni

Quintero está de volta ao River e é peça de confiança de Gallardo – EFE/ Juan Ignacio Roncoroni

Para organizar o time, Muñeco aposta em uma formação com quatro defensores, um pivote para sustentar a entrada da área, três meias e dois atacantes. A equipe também pode variar, com dois jogadores atrás do meio-campo e um centroavante. Tudo depende da disponibilidade dos atletas e do adversário.

Assim como na primeira passagem, a aposta é sempre em laterais ofensivos, que sustentem o corredor de fora, puxando os falsos pontas para o centro do campo. A troca de passes é rápida e geralmente buscando o espaço.

O River tem a melhor defesa do campeonato argentino e o melhor ataque. Na Libertadores, é o terceiro melhor ataque, com 14 gols, atrás de Racing e justamente o rival Palmeiras. A defesa, no entanto, sofreu oito gols e está longe dos quatro sofridos pelo Verdão.

Muita qualidade e pouco futebol?

“Temos que melhorar como equipe, ter a capacidade de estar melhor preparado porque, assim que vamos avançando, os adversários ficam mais complicados”, disse Gallardo, após a classificação nos pênaltis contra o Libertad. E completou: “Vamos enfrentar um rival (Palmeiras), que é candidato ao título”.

O que não falta é qualidade para o River Plate. A linha defensiva é formada por jogadores experientes de nível seleção argentina: Armani, Martínez Quarta, Pezzella, Acuña e Montiel, além do chileno Paulo Díaz.

O River se movimentou no mercado e trouxe de volta JuanFer Quintero, colombiano responsável pelo gol do título na histórica final de Libertadores contra o Boca, em Madrid, além de contar também com Piti Martínez, outro herói daquele jogo.

A equipe de Núñez também tem Enzo Pérez como pilar, aos 39 anos, e também Kranevitter, Nacho Fernández, Meza e Galoppo no meio-campo, Salas, Driussi, Colidio e Borja no setor de ataque.

Depois de vender a joia Mastantuono por 45 milhões de euros ao Real Madrid, agora quem tem aparecido com mais frequência para brilhar é Ian Subiabre, outra joia de 18 anos.

Ou seja, não faltam peças de qualidade para o River Plate, que não consegue emplacar e não chega perto do futebol apresentado na primeira passagem de Gallardo como técnico. Ainda assim, consegue alguns resultados e é candidato ao título junto com o Verdão.

Ex-jogador do Palmeiras, Borja é atacante do River Plate - Alejandro PAGNI / AFP

Ex-jogador do Palmeiras, Borja é atacante do River Plate – Alejandro PAGNI / AFP

Reencontro River de Gallardo x Palmeiras de Abel

O Palmeiras de Abel Ferreira volta a se encontrar com o River Plate de Marcelo Gallardo quatro anos após uma disputa histórica de semifinal.

Em 2021, a equipe argentina disputava o campeonato argentino e, em meio as semifinais, jogava o Superclásico contra o Boca Juniors. Assim, o River focou no duelo local. No primeiro encontro, que aconteceu em Avellaneda, no estádio Libertadores de América, o Palmeiras surpreendeu e venceu por 3 a 0 – com gols de Rony, Luiz Adriano e Viña.

Na volta, Gallardo chamou pela remontada. Dentro do Allianz Parque, a equipe argentina dominou o jogo próximo a 70% de posse de bola e mais de 20 finalizações no jogo. O River abriu 2 a 0 com Rojas e Borré no primeiro tempo e goleiro Weverton praticou 10 defesas na partida. No segundo tempo, Montiel marcou o terceiro em lance que seria anulado com polêmica e ajuda do VAR.

O Palmeiras avançou para a final apesar da derrota em casa e, na decisão, foi campeão contra o Santos, no Maracanã.

Arbitragem foi destaque no último encontro de Abel Ferreira e Marcelo Gallardo - EFE/Nelson Almeida

Arbitragem foi destaque no último encontro de Abel Ferreira e Marcelo Gallardo – EFE/Nelson Almeida

Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias. Acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.

Baixar o aplicativo Placar

Baixe nosso aplicativo

Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo

Baixe nosso app