Novo super torneio de clubes da FIFA tem 28 equipes já classificadas e apenas três vagas ainda em disputa; brasileiros só se classificam com o título da Libertadores
O Mundial de Clubes de 2025 será a primeira edição do remodelado torneio da Fifa, que será disputado entre 15 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos. Ao todo, 21 equipes já estão confirmadas – Palmeiras, Flamengo e Fluminense são os representantes brasileiros -. Outras 11 vagas seguem em aberto e serão preenchidas ao final desta temporada. São mais de 30 equipes ao redor do mundo ainda com chances de classificação. Os times brasileiros Atlético-MG, Botafogo, Grêmio e São Paulo são os únicos que ainda podem participar do novo torneio. Para isso, a único forma é ganhando a Copa Libertadores.
CLASSIFICADOS E QUEM AINDA PODE SE CLASSIFICAR:
CONMEBOL (América do Sul)
As equipes brasileiras não podem mais se classificar via ranking, apenas se forem campeãs. São elas: Atlético-MG, São Paulo, Botafogo e Grêmio. Caso o campeão já tenha assegurado a vaga em outras edições (caso de Palmeiras, Flamengo e Fluminense), abre-se uma nova vaga via ranking.
Atualmente, Boca Juniors e Olimpia estão se classificando via ranking. No entanto, Boca e Olimpia não jogam a atual edição da Libertadores e podem ser ultrapassados. Os mais próximos na pontuação são: Nacional (Uruguai), Independiente del Valle (Equador) e Barcelona de Guayaquil (Equador), seguidos por Cerro Porteño (Paraguai), Estudiantes (Argentina) e Libertad (Paraguai).
UEFA (Europa)
CONCACAF (América Central e do Norte)
A última vaga está entre Pachuca (México) e Columbus Crew (Estados Unidos). As duas equipes protagonizarão a final da ConcaChampions que vale, além do título, a classificação ao Mundial.
CAF (África)
AFC (Ásia)
OFC (Oceania)