Publicidade
Publicidade

As possíveis entradas e saídas na convocação de Dorival para a Copa América

Em transição de gerações, seleção brasileira pode ter mudanças significativas para competição que pode marcar início de trabalho com novo técnico; confira

Dorival Júnior convoca nesta sexta-feira, 10, os jogadores que defenderão a seleção brasileira na Copa América de 2024. Após vencer a Inglaterra e empatar com a Espanha em amistosos em março, o novo treinador tem seu segundo compromisso à frente da pentacampeã mundial.

Publicidade

Em sua primeira convocação, Dorival promoveu algumas estreias e também precisou fazer substituições em razão da lesões. Assim, passado o teste contra os adversários europeus e dois meses depois, cresce a expectativa por possíveis novidades entre os chamados para a Copa América, especialmente pelas viagens do treinador e da comissão para observação de atletas em Portugal, França, Itália, Alemanha e Inglaterra.

Problemas físicos, como de Pablo Maia, e quedas de rendimento, como de Ayrton Lucas, acenderam um alarme para a presença de novos nomes. Da mesma forma, a volta de lesionados, como o goleiro Alisson e o zagueiro Bremer, e a crescente de desempenho de peças como Murillo e Rodrigo Muniz também contribuem na ansiedade para a convocação.

Publicidade

Após a divulgação da lista, os jogadores se apresentarão já a partir do fim deste mês, no Four Season Resorts Orlando, na Flórida, local escolhido pela CBF como base no período de preparação. Ainda antes da estreia na competição, o Brasil tem dois amistosos: contra o México, dia 8 de junho, em College Station, no Texas, e contra os Estados Unidos, dia 12 de junho, em Orlando.

O Brasil estreia na Copa América dia 24 de junho, contra a Costa Rica, em Los Angeles. Os outros compromissos da fase de grupos acontecem dia 28, em Las Vegas, contra o Paraguai, e dia 2 de julho, em Santa Clara, contra a Colômbia.

No clima de aquecimento para a divulgação dos convocados para a Copa América, PLACAR elencou quem pode entrar e quem pode sair da lista. Confira:

Publicidade

Quem pode entrar?

Goleiros

Alisson

Titular do Brasil nas duas últimas Copas, Alisson estava lesionado na primeira lista de Dorival e pode retornar agora que voltou a jogar pelo Liverpool (tem 30 jogos e 29 gols sofridos na temporada). Ele, porém, pode ser “rebaixado” a terceiro goleiro, já que Bento brilhou na última data-Fifa e Ederson vive fase de ouro no Manchester City.

Liverpool, de Alisson, busca nova vitória na competição -
Liverpool, de Alisson, voltou a atuar pelo Liverpool

Laterais

Vanderson

Uma das esperanças brasileiras para a posição, o jovem de 22 anos voltou a se estabelecer como titular no Monaco após lesão no fim de 2023. Fez 23 jogos pelo clube francês nesta temporada, com três gols e uma assistência. Segundo o Sofascore, é o líder em desarmes por jogo (3.0) na Ligue 1 entre jogadores do time do Principado.

Jogador revelado pelo Grêmio ganha primeira chance para os duelos diante de Equador e Paraguai pelas Eliminatórias
Jogador revelado pelo Grêmio é destaque do Monaco

Samuel Lino

Atacante de origem, passou a atuar com funções mais defensivas desde que deixou o São Bernardo com rumo ao futebol europeu. Utilizado como ala esquerdo por Diego Simeone, fez 42 jogos, marcou sete gols e deu cinco assistências nesta temporada. Pela carência na posição, o jogador do Atlético de Madri surge como opção para a lateral.

Lino em partida diante da Inter de Milão, pela Champions - Atlético de Madri/Divulgação
Lino em partida diante da Inter de Milão, pela Champions – Atlético de Madri/Divulgação

Carlos Augusto

O ex-jogador do Corinthians viveu nesta temporada um salto na carreira: trocou o modesto Monza pela gigante Inter de Milão. Aos 25 anos, foi reserva em maior parte da temporada que terminou com título italiano. Ainda assim, entrou em campo 43 vezes, fez um gol e anotou três assistências.

Carlos Augusto em treino como lateral da seleção – Vitor Silva / CBF

Zagueiros

Murillo

Visto como promessa entre a boa safra de zagueiros brasileiros, o garoto de 21 anos se adaptou sem sustos à Premier League. Absoluto na defesa do Nottingham Forest, é o segundo jogador com mais cortes por jogo (5.5) na liga inglesa, de acordo com estatísticas do Sofascore.

Éder Militão

O zagueiro de 26 anos foi um dos pilares da seleção brasileira no último ciclo e jogou quase todos os jogos da Copa do Mundo do Catar como titular. A expectativa é que o atleta do Real Madrid seja uma figurinha carimbada também no time de Dorival Júnior, que não teve a oportunidade de convocá-lo na primeira lista. Isso porque Militão sofreu uma lesão grave no joelho, em agosto do ano passado, e ficou sete meses fora dos gramados. Agora à disposição do clube e da seleção.

Joilson Marconne / CBF
Joilson Marconne / CBF

Atacantes

Marcos Leonardo

O centroavante chegou ao Benfica após rebaixamento com o Santos e teve início animador, com três gols nos primeiros cinco jogos. Marcos Leonardo, porém, foi titular apenas em quatro das 21 partidas que fez, ainda que tenha balançado a rede sete vezes. Em abril, deixou sua marca duas vezes durante jogo acompanhado por Dorival Júnior e sua comissão técnica.

Marcos Leonardo decide clássico e entra na lista dos 50 maiores artilheiros do Santos - Karen Fontes/iShoot
Marcos Leonardo decide clássico e entra na lista dos 50 maiores artilheiros do Santos – Karen Fontes/iShoot

Rodrigo Muniz

Divulgação / Fulham
Rodrigo Muniz surge como opção de ataque – Divulgação / Fulham

Jogador do mês de março na Premier League, o atacante do Fulham tem expectativa por convocação. Aos 23 anos, marcou nove gols nesta Premier League e é o artilheiro de sua equipe na competição. O jovem pode largar na frente por sua característica ter sido rara na Amarelinha nos últimos anos.

João Pedro

No futebol inglês desde que deixou o Fluminense, em 2020, o atacante trocou o Watford pelo ambicioso Brighton no início desta temporada. Em 38 partidas pela equipe, fez 20 gols e ainda deu duas assistências. Ficou afastado dos campos entre fevereiro e abril por lesão, mas está recuperado e já voltou à ativa.

Quem pode sair?

Goleiros

Rafael

O experiente goleiro do São Paulo vivia um bom momento na equipe paulista quando foi chamado, mas foi muito beneficiado pela ausência de Alisson na convocação. Por isso, com a volta do gaúcho, deve ficar de fora da lista definitiva da Copa América.

Rafael, São Paulo - Rubes Chiri / saopaulofc
Rafael, do São Paulo – Rubes Chiri / saopaulofc

Léo Jardim

O arqueiro do Vasco da Gama foi chamado após o corte de Ederson, por lesão. Com a volta do goleiro do Manchester City e o mau momento que vive a equipe carioca no início do campeonato brasileiro, é difícil imaginar que Léo volte à seleção neste momento.

Léo Jardim, goleiro do Vasco, recebe convocação- Leandro Amorim/Vasco
Léo Jardim, goleiro do Vasco, recebe convocação- Leandro Amorim/Vasco

Laterais

Ayrton Lucas

Com a má fase do Flamengo, Ayrton Lucas também caiu de rendimento. Até aqui, soma 1 gol e 3 assistências na temporada e todas as participações em gol foram no Campeonato Carioca. Com a queda brusca de rendimento e o crescimento do rival de posição, Viña, deve ficar de fora da lista definitiva.

Marcelo Cortes / CRF
Ayrton Lucas caiu de rendimento – Marcelo Cortes / CRF

Yan Couto

O lateral de apenas 21 anos pode prejudicado pelas circunstâncias. Faz boa temporada pelo Girona, que se classificou para a Champions League para a primeira vez na história, com 1 gol e 8 assistências, de acordo com o Sofascore. No entanto, tem alternado jogos na reserva e pode ser preterido pela boa volta de lesão do concorrente, Vanderson e pela indiscutível força da capitania de Danilo.

Yan Couto em ação pela seleção brasileira contra a Venezuela pelas Eliminatórias - Vitor Silva/CBF
Yan Couto em ação pela seleção brasileira contra a Venezuela pelas Eliminatórias – Vitor Silva/CBF

Zagueiros

Murilo

O zagueiro do Palmeiras deve perder espaço nas convocações. Apesar de ser indiscutivelmente um bom defensor, foi chamado no início do ano, mas ficou no banco em ambos os amistosos e viu o concorrente Fabrício Bruno se destacar. Dorival deve apostar em nomes mais jovens ou mais consolidados no futebol europeu.

Murilo converteu pênalti que confirmou a classificação do Palmeiras -
Murilo é um dos líderes do Palmeiras –

Fabrício Bruno

Assim como Ayrton Lucas, o desempenho do zagueiro Fabrício Bruno também caminha de mãos dadas ao momento de baixa do Flamengo. O defensor entrou na estratégia de poupar jogadores do técnico Tite e passou a dar mais espaço para o recém-contratado Léo Ortiz. Ainda assim, se destacou na última data Fifa e se for chamado é porque ganhou a confiança de Dorival Júnior nos últimos amistosos da seleção brasileira.

Paula Reis / Flamengo
Fabrício Bruno entrando no Maracanã com a camisa do Fla – Paula Reis / Flamengo

Meias

Casemiro

Casemiro, de 32 anos, já foi um dos pilares da seleção brasileira. No entanto, atualmente vive má fase no Manchester United, da Inglaterra, deve ficar de fora da convocação. Os Red Devils  dificilmente se classificarão para competições europeias para a temporada de 2024/25 após um tenebroso ano.

Pablo Maia

Além dos problemas físicos que o volante são paulino de apenas 22 anos enfrenta, a uma posição já muito saturada no elenco. Por isso, o jogador deve ficar de fora da convocação abrindo espaço para jogadores que atuam em outras partes do campo.

Soteldo e Pablo Maia em Santos x São Paulo - Raul Baretta/ Santos FC.
Soteldo e Pablo Maia em Santos x São Paulo – Raul Baretta/ Santos FC.

Atacantes

Raphinha

O atacante viveu bom momento no Barcelona no fim da temporada, mesmo com a eliminação precoce na Champions League e participou de quase 20 gols ao longo da temporada. No entanto, já foi convocado diversas vezes para a seleção e não correspondeu à altura do que se espera de um titular da equipe da Catalunha. Por isso, deve ficar de fora para a convocação de algum novato.

Raphinha sofreu lesão dante do Sevilla - Pau Barrena/AFP
Raphinha não encanta na seleção – Pau Barrena/AFP

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.

Publicidade