Procedimento realizado pela primeira atleta trans do vôlei brasileiro suaviza traços do rosto para deixá-lo com aspecto mais feminino
A jogadora de vôlei Tifanny Abreu revelou em suas redes sociais que passou por uma cirurgia de feminização facial, um procedimento que suaviza traços do rosto para deixá-lo com aspecto mais feminino. A operação ocorreu em Málaga, na Espanha, onde a primeira atleta trans do vôlei nacional passa férias após eliminação do Vôlei Bauru na Superliga feminina.
Na imagem postada em seu Instagram Stories, Tifanny aparece com o nariz enfaixado e o rosto bastante inchado. A atleta iniciou a transição de gênero em 2012, com tratamento hormonal, e completou em 2014, com a cirurgia de adequação sexual, feita também na Europa, na época em que atuava na Itália. A liberação para atuar no vôlei feminino ocorreu em 2017.
Tifanny foi uma jogadoras de maior destaaue da Superliga 2018 e tem seu nome especulado para as próximas convocações da seleção brasileira. Seu sucesso levantou acalorados debates sobre a participação de atletas trans no esporte.
A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) prometeu estudar o assunto e implementar um sistema próprio de elegibilidade para estes casos. Por enquanto, seguindo as recomendações do Comitê Olímpico Internacional (COI), Tifanny está liberada para atuar pelo Bauru.
Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo
Baixe nosso app