Publicidade
Publicidade

Vini Jr. x Rodri: votos e justificativas da pesquisa sobre Bola de Ouro

PLACAR colheu as preferências de 60 jornalistas de 21 países e atestou que Vinicius Junior deixou de ser o favorito ao prêmio de melhor do mundo

Vinicius Jr. deixou de ser o grande favorito ao prêmio Bola de Ouro ao final desta temporada 2023/2024. O que era apenas uma sensação de quem acompanha o futebol de perto ganhou corpo com uma pesquisa promovida pela edição de agosto da PLACAR, que já está disponível na loja oficial no Mercado Livre e chega neste sábado, 17, às bancas de todo o país. A revista ouviu as preferências de 60 jornalistas de 21 países para atestar em sua capa: “Bola de Ouro Ameaçada”.

Publicidade

Assim como a France Football, a PLACAR contabilizou os votos atribuindo seis pontos ao primeiro colocado, quatro ao segundo e três ao terceiro. Rodri (Manchester City) foi eleito com 217 pontos, contra 205 de Vini Jr. e 156 de Jude Bellingham (Real Madrid).

Entre as razões apontadas pelos votantes, nos mesmos moldes da eleição feita pela France Football, a dona do prêmio que será entregue em 28 de outubro no Théâtre du Châtelet, em Paris, muitos jornalistas citaram a Copa América ruim de Vini, além de mau comportamento em campo, como justificativa para não escolher o brasileiro. Os sucessivos episódios de racismo do qual Vini é vítima na Espanha são parte relevante do debate proposto por PLACAR.

Publicidade
Capa da edição 1514 da PLACAR
Capa da edição 1514 da PLACAR

‎Siga o canal PLACAR no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias

Confira as justificativas dos jornalistas ouvidos por PLACAR:

1 SÉRGIO PIRES, editor do site Maisfutebol (Portugal)

1. Bellingham
2. Vinicius Jr
3. Rodri

O Jude Bellingham teve um impacto enorme no futebol do Real Madrid, influenciando o próprio sistema de jogo de Ancelotti. Aquela que poderia ser uma temporada de adaptação a outro campeonato e a um clube gigante tornou-se, de facto, numa temporada de afirmação, com 23 golos e 13 assistências pela equipa, dividindo o protagonismo com o Vinicius.

Mesmo não sido brilhante no Campeonato da Europa, ele salvou a Inglaterra de um vexame (de ser eliminada pela Eslováquia), com um dos golaços da competição, e acabou por ser determinante na chegada da seleção à final. Numa época em que é campeão europeu e espanhol pelo clube e vice-campeão europeu pela seleção, numa distinção que tem em conta a performance individual e coletiva, além da qualidade do futebolista, penso que Bellingham será o mais forte candidato ao Ballon d’Or, um pouco à frente do Vinicius, que será um pouco prejudicado pelo afastamento do Brasil da Copa América.

2 MANOLO DÁVILA, dos canais ChiringuitoTV, El Nacional Digital, e TLT na TV (Venezuela)

1. Vinicius Jr
2. Bellingham
3. Carvajal

Meu principal candidato à Bola de Ouro, Vinícius Júnior, fez uma ótima temporada no Real Madrid, seu saldo de gols foi extraordinário apesar do número de jogos, aparecendo em jogos importantes e decisivos. Na segunda colocação, Jude Bellingham, individualmente, teve um início de temporada impressionante na liga e na campeã, mas não na segunda parte da temporada por um aspecto físico, confirmando sua hierarquia com sua equipe no Europeu. Em terceiro lugar, Dani Carvajal do Real Madrid, o seu desempenho individual foi um dos mais consistentes do ano, vencendo e jogando praticamente tudo, liga, campeões e Europeu!

Publicidade

3. PABLO CUPESE, jornalista do Ovacíon/El País (Uruguai)

1. Bellingham
2. Mbappé
3. Vinicius Jr

1º – Jude Bellingham: o futebolista inglês fez uma ótima temporada no Real Madrid e foi muito importante no Europeu para a Inglaterra, apesar de não ter conquistado o título

2º – Kylian Mbappé: o francês continua a mostrar que está entre os melhores do mundo e já o faz há várias temporadas, apesar de não ter conquistado determinados troféus que disputou.

3° Vinicius Jr: ótima atuação no Real Madrid, embora a Copa América tenha lhe pregado uma peça, porque não conseguiu mostrar sua melhor versão. Apesar disso, mostrou seu potencial ao longo da temporada

Matéria sobre perda do favoritismo de Vinicius Jr na Bola de Ouro - PLACAR
Matéria sobre perda do favoritismo de Vinicius Jr na Bola de Ouro – PLACAR

4. GABRIEL ANGARITA, diretor da TV Cúcuta Plus (Colômbia)

1. Bellingham
2. Yamal
3. Dibu Martínez

5 IVAN ALEXIS, radio La Deportiva (Paraguai)

1. Rodri
2. CarvajaL
3. Lautaro Martínez

1- RODRI – Hoje o melhor meio-campista do mundo, eleito MVP do EURO, mais do que mereceu ganhar o prêmio, fundamental para o título da Espanha como eixo do meio-campo.

2- DANIEL CARVAJAL  – Vencedor de tudo nesta temporada, o coração e a alma do Real Madrid e da seleção espanhola pelos sucessos obtidos nesta temporada 2023/24

3- LAUTARO MARTINEZ – Avançado artilheiro da Série A e da Copa América, campeão nos dois torneios, sendo referência ofensiva de Inter de Milão e Argentina.

6 DUARTE MONTEIRO, Zerozero e DAZN (Portugal)

1. Jude Bellingham (Inglaterra & Real Madrid)
2. Rodri (Espanha & Manchester City)
3. Lamine Yamal (Espanha & FC Barcelona)

Bellingham conquistou a Champions e a Liga espanhola ao serviço do Real Madrid sendo ele o “ator” principal da equipa de Carlo Ancelotti. Na Eurocopa, apesar de não ter realizado um torneio extraordinário, foi decisivo em vários momentos para manter a Inglaterra “viva” até à final. Portanto, individualmente teve uma época sublime e foi sempre figura principal dos coletivos onde jogou.

7 GASTÓN CARBAJAL, FM Del Sol (Uruguai)

1. Jude Bellingham
Foi uma figura do Real Madrid, sendo para mim a melhor incorporação do ano passado. Teve um excelente desempenho na Liga dos Campeões e no Campeonato Espanhol. Na Eurocopa ele foi o melhor da Inglaterra.

2. Vinícius Júnior
Concordo com Marcelo Bielsa que hoje ele é o melhor ponta do mundo. É a figura do Real Madrid e da sua equipa, embora não tenha ido bem na Copa América.

3. Florian Wirtz
Junto com o técnico Xavi Alonso, ele foi responsável pela campanha do Bayer Leverkusen para mim. Ele tem apenas 21 anos e o pouco que jogou pela seleção foi bom.

8 JUAN IGNACIO OCHOA, Marca (Espanha)

1. Vinicius Jr
2. Bellingham
3. Rodrygo

Quem viu Vinicius Junior jogar nesta temporada deve concordar que o brasileiro tem sido o melhor da temporada. Foi o jogador que jogou melhor, o mais constante, o mais espetacular e o mais decisivo. Conquistou três títulos pelo Real Madrid, sendo decisivo nos três. Na Supertaça com um hat-trick contra o Barça e na Liga dos Campeões decisiva das oitavas de final até a final. Gol contra o Leipzig, decisivo contra o City, dois gols contra o Bayern em Munique, melhor desempenho individual de um jogador nesta temporada no jogo de volta e gol na final.
Todos os debates sobre a Bola de Ouro são artificiais. Vini foi número 1 este ano

9 EZEQUIEL YELÓS, jornalista da AUF TV e DirecTV (OFI TV) (Uruguai)

1. Vinicius Jr
2. Kylian Mbappé
3. Lionel Messi

O primeiro lugar da Bola de Ouro sem dúvida vai para Vinicius Junior. Pelo seu tremendo ano no Real Madrid foi fundamental.

10 PEDRO CUNHA, editor do Zerozero (Portugal)

1 Rodri: melhor do Europeu, comandante das ideias de Espanha, extensão de Pep Guardiola na época dourada do ManCity. Não sabe jogar mal e leva as suas equipas para os melhores lugares do jogo

2 Bellingham: fundamental na Champions e no campeonato do Real Madrid, o melhor de uma Inglaterra muito irregular no Europeu. E aquele golo de bicicleta…

3 Mbappé: foi decepcionante no Europeu, mas escolho pela consistência de brilhantismo nas duas últimas temporadas e pela mudança estratosférica para Madrid, a fazer lembrar um tal de Cristiano Ronaldo

11 MARTÍN LÓPEZ, rádio KCH FM (Equador), é argentino

1. Rodri
2. Vinicius Jr
3. Lautaro Martinez

Considero que a temporada do Rodri no City e a sua consagração na Eurocopa fazem dele o melhor jogador do mundo nesta temporada.
Embora Vini tenha feito uma temporada brilhante em Madrid, não brilhou na Copa América. E Lautaro sendo o artilheiro da copa e sua brilhante campanha no Inter merece terminar no pódio.

12 DIEGO BORINSKY, jornalista e escritor (Argentina)

1. Rodri. Fundamental no Manchester City, gerindo o time desde o meio-campo, marcando um número significativo de gols na temporada (9), vencendo o campeonato mais difícil do planeta (Premier League) e também dando identidade à Espanha, campeã da Eurocopa.
2. Vinicius Jr: foi decisivo no título do Madrid.
3. Dibu Martínez. Um paredão com suas defesas para o Aston Villa se classificar para a Liga dos Campeões e para a Argentina vencer a Copa América (1 gol sofrido em 6 jogos e dois pênaltis defendidos contra o Equador). 

13 FEDERICO DEL RIO, jornalista Bolavip (Argentina)

1. Rodri
2. Vinicius Jr
3. Lautaro Martínez

14 JONY CASELLA, Solari Media Group (Colombia)

1. Vinícius Jr.
Por ser o artilheiro do Real Madrid e campeão com o mesmo time na Liga dos Campeões. Ele também é um dos talentos do futebol mais importantes da América do Sul.

2. Mbappé
Por ser o artilheiro da Liga dos Campeões com o PSG

3. Harry Kane
Por ser artilheiro e figura do Bayern de Munique

15 MARTÍN BLOTTO, repórter do Olé (Argentina)

1. Lamile Yamal, porque com apenas 16 anos foi a figura da Espanha no título da Euro.

2. Vinicius, porque foi a figura do Real Madrid na Liga dos Campeões.

3. Haaland, por sua habilidade de gol no City, campeão da Premier

16 RODRIGO ALMONACID, Agence France-Presse (AFP) (Colombiano)

1. Rodri (Manchester City/Espanha)
2. Vinicius Jr (Real Madrid/Brasil)
3. Carvajal (Real Madrid/Espanha)

Campeão e melhor jogador da Euro, vencedor da Premier League com um time de era e, incontestavelmente, o melhor volante do mundo. Rodri outorga brilho e magia às equipes que defende, num mundo que costuma privilegiar somente aos autores dos gols. As vezes longe dos holofotes e com um labor silencioso, quase ingrato, com seu talento e timing de relógio suíço melhora aos seus companheiros e comanda a maquinaria de dois elencos, Manchester City e Espanha, que jogam um futebol empolgante e belo.

17 LUIS RODRIGUES, Zerozero (Portugal)

1- Bellingham: Este ano talvez seja o mais incerto das últimas duas décadas. A atribuição vai ser extremamente renhida, mas eu penso que, pelo grande impacto inicial no Real Madrid, por uma época que foi recheada de êxito nos merengues e pela caminhada até à final do Euro com a Inglaterra, Bellingham está em vantagem. Além disso, a estrondosa capacidade competitiva e de liderança ajudam a justificar esta eleição.

2- Rodri: Não foi o melhor da época no City nem foi o melhor da Espanha no Euro, na minha opinião, mas o nível é constante e extremamente alto. É um dos jogadores mais sóbrios do futebol atual e consegue ter um registo vintage no seu estilo. A sua liderança e confiança foram determinantes no título europeu.

Vini Jr: Antes do verão, estaria muito bem colocado. Foi determinante no Real Madrid, com a resolução de vários jogos de grande importância. É também uma grande bandeira no combate ao racismo. Porém, a Copa América foi um desastre e, a meu ver, hipotecou as hipóteses de ganhar este troféu. Ainda assim, merece a presença no pódio.

18 PASCOAL SOUSA, jornalista A Bola (Portugal)

1. Vinicius Jr
2. Rodri
3. Lamine Yamal

19 FACUNDO CASTRO, jornalista Por Decir Algo (Radiomundo 1170 AM) (Uruguai)

1. Vinicius Jr
2. Carvajal
3. Lautaro Martínez

20 EDUARDO SOTELO, editor do Diario Depor (Peru)

1º – Jude Bellingham: o futebolista inglês fez uma ótima temporada no Real Madrid e foi muito importante no Europeu para a Inglaterra, apesar de não ter conquistado o título

2º – Kylian Mbappé: o francês continua a mostrar que está entre os melhores do mundo e já o faz há várias temporadas, além de não ter conquistado determinados troféus pelos quais disputou.

3° Vinicius Jr: ótima atuação no Real Madrid, embora a Copa América tenha pregado uma peça nele porque não conseguiu mostrar sua melhor versão. Apesar disso, ele mostrou seu potencial ao longo da temporada

21 DIEGO PAULICH, repórter do Olé (Argentina)

1 Rodri: o seu nível e a sua presença, tanto no City como na seleção espanhola, a conquista de vários títulos a nível de clubes e a recente Eurocopa fazem dele o candidato ideal.

2 Lautaro Martínez: outro de alto nível em seu clube e na seleção. Apesar de nem sempre ser titular, foi o artilheiro da Argentina, chegando a definir a final contra a Colômbia, e é capitão do seu clube, o Inter, onde conquistou o campeonato.

3 Vini Jr.: foi o grande candidato pelo nível tremendo que tem no Real Madrid, vencendo tudo, inclusive a Liga dos Campeões, mas o nível dele na Copa América, muito fraco para o Brasil, acho que ele vai perder pontos.

22 SEBÁ DÍAZ, repórter do Olé (Argentina)

1 Rodri
2 Vinicius
3 Mbappe

É difícil este ano porque nenhum jogador fez tanta diferença como aconteceu em outras ocasiões. Acho que o Rodri merece o ouro porque foi o mais decisivo ao longo da temporada, apesar de não ter vencido a Liga dos Campeões. Vinicius o deixou em segundo lugar devido à péssima Copa América, apesar de ter sido transcendental em Madrid. E deixaria em terceiro lugar Lautaro, que fez um ótimo ano no Inter e foi artilheiro e campeão da Copa América.

23 CARLOS MENESES – Correspondente da Agência EFE no Brasil (Espanhol)

1. Jude Bellingham: na sua primeira temporada com o Real Madrid, ele foi um jogador chave com gols decisivos na primeira mitade do campeonato espanhol. Foi o melhor da Inglaterra na Eurocopa, mesmo com lesões que vinha arrastrando desde o começo do ano no ombro. O gol dele de bicicleta contra Eslovaquia é um dos gols do ano.

2. Vinícius: decisivo nos mata-mata da Champions League, especialmente na semifinal e na final. O perigo do Real Madrid, campeão da Liga e da Champions, passa por ele. Esse ano tem conseguido reduzir as provocações dentro de campo. É o jogador mais em forma do momento. O único ponto negativo foi sua participação na Copa América.

3. Rodri: o jogador do Manchester City é o melhor meio-campista do mundo. Xerife do City de Guardiola, campeão da Premier, e da seleção espanhola, conquistando a Eurocopa de forma brilhante. Dar o premio a ele serviria também pra fazer justiça depois do que aconteceu no ano 2010, quando Xavi e Iniesta ganharam tudo, mas a Bola de Ouro foi pra Messi.

24. MARIANA MALEK, jornalista do Ovacíon/El País (Uruguai)

1. Bellingham
2. Valverde
3 Vinicius Jr

Meus indicados seriam jogadores do Real Madrid. Vinicius Jr, não pelo que fez pelo Brasil, mas pelo Real Madrid, me parece um grande atacante. Jude Bellingham, destaque da Inglaterra na Eurocopa e com atuação notável no Real Madrid, impressiona em sua adaptação. E o Federico Valverde tem um trabalho menos impressionante, mas é regular no Real Madrid, foi o jogador com mais assistências e sempre vencendo, mesmo na seleção uruguaia assumiu a capitania e teve uma grande reviravolta na última temporada.

25. LUIS FERNANDO ZAMBRANO, ESPN (Colômbia)

1. Vinícius Júnior: Apesar de não ter feito uma boa Copa América, o craque do Real Madrid foi decisivo para o seu clube. Ele tem o maior mérito na última Liga dos Campeões Merengue. ano brilhante

2. Rodri: Campeão Europeu e eixo fundamental na Espanha e no Manchester City. Isso justifica a ideia do meio-campista completo. Jogue, faça jogada e apareça nos momentos decisivos com gols.

3. Jude Bellingham: Preponderante na primeira parte da temporada. Desapareceu no segundo. Campeão europeu e vice-campeão pelo seu clube.

26. SERGIO FERIS, Heroica Deportiva (Uruguai)

1. Jude Bellingham
2. Vinicius Jr
3. Rodri

27. SAMUEL VARGAS, jornalista do DSports Latinoamerica/Win Sports (Colômbia)

1. Rodri: Tão influente no jogo quanto determinante no placar. Jogador completo! Prêmio a um ‘trabalhador’ que se porta bem.

2. Vinícius Jr

3. Jude Bellingham

28. JUAN FERNANDO JIMÉNEZ, JFM Sports (Colômbia)

1) Lamine Yamal.
2) Jude Bellingham
3) Kilyan Mbappé

A justificativa para a escolha de Yamal é porque ele foi decisivo na conquista da Euro 2024. E também pela qualidade de jogo exibida.

29 FAVIO VERONA, Olé (Argentina)

1. Vinicius Jr
2. Rodri
3. Dibu Martínez

Vini, por sua atuação preponderante no Real para ganhar a Champions. Com gols muito importantes que ajudaram a decidir partidas fundamentais nos mata-matas. Posso dizer que é um futebolista que antes jogava com mais espaço e agora tem facilidade de dividir em campo reduzido.

30 LICHE DURÁN ACEVEDO, repórter da ESPN (Colômbia)

1. Rodri: O futebol passa pelos pés do Rodri, ele não só foi o MVP do campeão City, como agora é campeão da Euro sendo peça fundamental na ideia de jogo da Espanha e mais uma vez premiado como o melhor jogador do o torneio. É mágico, o meio-campista do futebol moderno, do City e do futebol espanhol sempre passa pelos pés de Rodri.

2. Vinicius: 23 gols, 11 assistências em uma temporada em que o Real Madrid conquistou uma dobradinha com a Liga e a Liga dos Campeões, é um desequilíbrio na ala, grupo que tem sido uma de suas evoluções futebolísticas na equipe branca, quando Vini toca na bola sempre gera perigo para o rival. Não mais que cinco jogadores no futebol de elite têm características individuais.

3. Jude Bellingham: aos 21 anos é uma peça fundamental da equipa madrilenha, marcando 21 gols e vencendo o campeonato e a Liga dos Campeões. Chegou à final do Euro com uma Inglaterra que foi criticada pelo seu futebol e embora não o tenha vencido, por ser tão jovem é um meio-campista com muita projeção devido à sua forma consegue atacar a área rival, tem gol, é coletivo e se adapta a diferentes sistemas de jogo.

31 GARY JACOB, The Times (Inglaterra)

1. Rodri
2. Vinicius Jr
3. Lamine Yamal

Rodri foi a autoridade e o ritmo do Manchester City e da Espanha, ajudando ambos a ganhar grandes troféus. E muitas vezes os prêmios dos jogadores vão para os jogadores atacantes.

32 MATTEO DOVELLINI, repórter do La Repubblica e da Radio Bruno (Itália)

1) Rodri: classe, visão, naturalidade no meio de campo. Primeiro com o Manchester City e depois como protagonista absoluto com a campeã europeia Espanha

2) Lautaro Martinez: artilheiro, líder, força motriz. Goleador da Série A, com a qual conquistou o título com o Inter, e artilheiro da Copa América, com a qual conquistou o título com a Argentina, resgatando a Copa do Mundo de 2022 que não esteve à altura. Fenômeno.

3) Bellingham: verdadeiro piloto do Real Madrid, revelação do ano, também em passagens pela Inglaterra. Mas ele merece estar no pódio pela qualidade e puro talento

33 EMANUELE GAMBA, repórter do La Repubblica (Itália)

1) Rodri, porque foi o líder do City e da Espanha e o melhor jogador do Euro 2024

2) Vinicius, porque foi o melhor jogador do Real Madrid, campeão da Europa e da Espanha. Mas por causa da Copa América ruim, o coloquei em segundo

3) Lamine Yamal, porque foi a verdadeira novidade do ano e deu show na Alemanha

34 MASSIMO PISA, repórter do La Repubblica (Itália)

1. Jude Bellingham: conquistou a Liga dos Campeões como protagonista, chegou a 5 minutos de vencer o Europeu e é hoje o meio-campista mais completo e elegante do mundo
2. Rodri
3. Nico Williams

35 GUGLIELMO TRUPO, repórter da Radio Bruno (Itália)

1 Messi, porque para mim ele é o melhor jogador da história
2 Vinicius, porque atualmente acredito que ele é o melhor em sua função
3 Rodri, porque ele é decisivo em seu papel

36 EDUARDO VARGAS, repórter da Radio Elite (We Canal) (Equador)

1.- Lautaro Martínez
2.- Kilyan Mbappe
3.- Lamine Yamal

Lautaro Martínez por ser o artilheiro da Copa América e da Série A da Itália, é meu candidato à Bola de Ouro.

37 SIMONE MONARI, repórter do La Repubblica (Itália)

1. Rodri pela sua personalidade
2. Bellingham pelas suas perspectivas
3. Lautaro Martinez porque sempre marca gols importantes

38 ENRICO CURRÒ, repórter do La Repubblica (Itália)

A premissa é que, na minha opinião, o critério de conquista de um título deveria ser restaurado. O melhor jogador do mundo ou o jogador mais eficaz da temporada? Mbappé e Messi continuam teoricamente os mais fortes, mas na minha opinião importa quem ganha. Portanto eu digo

1. Rodri. É o jogador mais completo da Espanha, seleção que conquistou o troféu mais difícil, o Europeu. Ele também fez uma excelente temporada na Premier League pelo City e a verdadeira final da Liga dos Campeões foi City-Real.

2. Vinicius Jr. Tecnicamente ele está cada vez mais refinado: quando está com a bola, você sempre tem a sensação de que algo mágico pode acontecer, como só acontece com os campeões. Ganhou a Liga dos Campeões, onde também foi decisivo na final, e na Copa América sua importância se viu quando não estava: o Brasil foi eliminado.

3. Yamal. Sua história de talento precoce é repleta de semelhanças com a de Pelé, mesmo que seja cedo para fazer uma comparação tão exigente. Ele certamente tem os traços de gênio e a audácia do talento que nasce uma vez a cada 30 anos.

39 KYLE BONN, The Sporting News (Estados Unidos)

1. Jude Bellingham
Com apenas 21 anos, Jude Bellingham reivindicou com enorme força o manto de melhor jogador do mundo. Em sua primeira temporada no Real Madrid, Bellingham foi elétrico, só desacelerou no final do ano devido a uma lesão que sofreu. Apesar disso, e das restrições táticas de Gareth Southgate, Bellingham ainda levou a Inglaterra à final do Euro 2024, marcando um gol maravilhoso no processo. O meio-campista mais versátil do mundo tem todas as credenciais para este prêmio.

2. Rodri
Embora o brilhantismo de Rodri no meio-campo seja comum na Premier League atualmente, a natureza mundana de seu conjunto excepcional de habilidades não deve prejudicar suas incríveis conquistas. Ele deixou isso claro na Euro 2024 ao levar a Espanha ao título e é, sem dúvida, o melhor número 6 do mundo. Um vencedor nato e merecidamente presente na conversa sobre a Bola de Ouro.

3. Lautaro Martínez
Foi uma disputa acirrada pelo terceiro lugar entre Lautaro e Vinicius Jr. Embora o brasileiro tenha feito uma temporada impressionante no Real Madrid, ele fracassou mais uma vez na seleção nacional. Há anos que critico o desaparecimento de Lautaro em grandes jogos, mas ele mudou completamente a narrativa ao marcar o gol da conquista do título da Copa América a caminho da conquista da Chuteira de Ouro do torneio, fazendo isso principalmente como substituto. Adicione isso à sua liderança na Serie A a caminho de um Scudetto, e ele montou uma temporada notável. Lautaro ainda sente falta do sucesso na Liga dos Campeões em seu currículo, mas suas atuações no clube e no país lhe dão vantagem sobre Vinicius nesta temporada.

40 LEANDRO QUESADA, PLACAR (Brasil)

1. Vinicius Jr.
2. Rodri
3. Bellingham

41 Luis Hernández, Fox Sports (México)

1. Rodri (Manchester City/Espanha)
2. Vinicius Jr. (Real Madrid/Brasil)
3. Jude Bellingham (Real Madrid/Inglaterra

Rodri é um meio-campista que se distingue pela visão tática, precisão de passe e habilidade defensiva. A sua capacidade de controlar o ritmo de jogo e distribuir a bola com eficiência fazem dele um jogador fundamental na sua equipa e na seleção espanhola. Além disso, sua consistência e liderança no meio-campo foram fundamentais para o sucesso de La Roja e a conquista da Euro 2024. Rodri merece consideração pela Bola de Ouro por seu impacto estratégico e sua influência no jogo coletivo, destacando-se como um dos melhores meio-campistas no mundo hoje.

42 FRANCO LOMEZ, rádio Aspen 103,5 (Uruguai)

1. Rodri
2. Vini Jr.
3. Jude Bellingham

A diferença entre Rodri e os seus perseguidores é o claro equilíbrio e o bom desempenho entre o seu clube e a seleção nacional, sendo uma figura no regresso da Espanha ao título de campeão europeu e um importante pilar do City e sem dúvida o melhor na sua posição hoje.

43 JULIAN COLLAZOS, Noticiero 90 Minutos y Tu Barco (Colômbia)

1. Bellingham
2. Vinícius
3. Kane

Bellingham está acima de Vinicius, só porque conseguiu ir mais longe com sua equipe em competições semelhantes. Kane por seus números de gols, que, no final das contas, não refletem nada no esporte

44 SANTIAGO SALINAS PÉREZ, Fox Sports México (México)

1 Rodri (Man City)
2 Jude Bellingham (Real Madrid)
3 Florian Wirtz (B. Leverkusen)

Rodri, por ter sido peça fundamental no esquema de Pep com o City e também pela vitória da Espanha nesta Eurocopa

45 PAULO VINICIUS COELHO, Uol (Brasil)

1. Vinicius Jr
2. Rodri
3. Bellingham

46 FRED CALDEIRA, Max (Brasil)

1 Vinicius
2 Bellingham
3 Wirtz

Mesmo com as lesões musculares, Vinícius foi um fio condutor das melhores exibições do Real Madrid na temporada. A reta final da Champions pertence ao brilho do brasileiro

47 ALEXANDRE TEIXEIRA, Prime Video e TF1 ambos da França (Portugal)

1 Carvajal
2 Rodri
3 Vinicius

Eu daria a Carvajal por aplicar de maneira simples o regulamento da Bola de Ouro. O primeiro critério são as distinções, são os prêmios que os atletas ganharam ao longo do ano. E ele ter vencido a Champions, La Liga e a Euro o faz merecer a Bola de Ouro. Alem disso marcou na final da Liga dos Campeões, teve papel fundamental na Euro, participou de gols da Espanha na final. Tem personalidade, nunca desistiu, foi quase homem de um só clube. Seria um justo prêmio premiar um jogador de defesa.

48 Jörg Wolfrum, Kicker (Alemanha)

1 Rodri
2 Bellingham
3 Kroos

Rodri: pilar e base do City, melhor clube da temporada, e da Espanha, maneja tempos e espaços, cérebro do seus times

Bellingham: impactante chegada e temporada inicial no Real Madrid, mostrando não só gol sino tbm habilidade de armar o jogo e mostro liderança sendo um garoto de so 20 anos. E na Eurocopa varias veces decisivo num time medíocre, até tomou o rol do capitã tendo o mesmo Kane ainda no gramado

Kroos: armador do jogo do Real, manejou tempos e espaços como nenhum outro nessa temporada, melhor passe latal e estandarte, voltou a seleção alemã e virou um Nationalelf medíocre e fraco num time com verdadeiras possibilidades a ganhar a Eurocopa

Vinícius não mencionado porque não suficientemente bom na seleção

49 Javier Caceres, Süddeutsche Zeitung (Alemanha/Chile)

1 Rodri
2 Kroos
3 Messi

1 Rodri é um jogador de futebol por completo. E por muito tempo o melhor meio-campo do mundo. Ele tem o mapa do campo na cabeça, técnica, pausa e visão, e é um dos poucos jogadores de futebol atuais que teria lugar nos melhores times das últimas décadas.

2 Kroos merece reconhecimento por sua carreira e suas grandes conquistas. Ele jogou talvez sua melhor temporada e foi fundamental para o renascimento da seleção alemã. No entanto, ele foi menos decisivo na Liga dos Campeões de Madrid do que Rodri na Eurocopa vencida pela Espanha.

3 Messi, enquanto jogar, estará sempre entre os três melhores do mundo. E ganhou a Copa América.

50 Éric Frosio, L’Equipe & France Football (França)

1 Vinicius Jr
2 Rodri
3 Carvajal

Vinicius, pelo lado espetacular do jogo. É isso que acho legal no Ballon d’or, escolher um jogador diferenciado, que faz o público sonhar um pouco, que dá emoção. Vinicius traz isso, além do cidadão e ser humano que é. A luta contra o racismo merece um prêmio. 

Rodri ganhou tudo pelo City, foi o motor do meio da Espanha, com ele em campo os times não perdem. Ele não é espetacular, mas é eficiente

Carvajal não é um jogador que gosto, provoca, é chato, mas é um vencedor também. Dentro do top 3 merece uma vaga

51 Mikkel Lundby, Ritzaus Bureau (Dinamarca)

1 – Rodri
2 – Bellingham
3 – Vinicius Jr.

Mesmo sendo difícil de amar Vinicius por sua personalidade provocadora e as simulações, o driblador brasileiro teve atuações marcantes pelo Real Madrid, principalmente na fase de mata-mata da Liga dos Campeões, e só fica atrás de Rodri e Bellingham.

52 Amr Nageeb Fahmy, BeIn Sports (Egito)

1 – Rodri
2 – Vinicius Jr.
3 – Bellingham

1- Rodri: Ele está redefinindo a posição de volante, orquestrando o time na posse de bola. Ganhou o campeonato com o Manchester City e a Euro com a Espanha depois de derrotar todos os adversários.

2- Vinícius Jr: Grande temporada com o Real Madrid vencendo La Liga e Liga dos Campeões. Infelizmente ele não fez uma boa Copa América com o Brasil e foi suspenso nas quartas de final.

3- Jude Bellingham: Ótima temporada no Real Madrid assim como Vinícius, mesmo tendo jogado pela primeira vez na carreira como meio-campista ofensivo, mas como a maioria da seleção inglesa não impressionou na Euro apesar do gol contra a Eslováquia e chegando a final.

53 Ahmed Hashim, Qatar Football Live (Catar)

1. Bellignham
2. Rodri
3. Vinícius Júnior

54 Mélisande Gomez, L’Equipe (França)

1. Rodri
2. Vinicius Jr
3. Bellingham

55 Kai Schiller, Hamburger Abendblatt (Alemanha)

1. Rodri
2. Kroos
3. Bellingham

56 Rafael Oliveira, Prime Video e Band (Brasil)

1. Vini Jr
2. Kroos
3. Bellingham

Não acho que as chances do Vini Jr ruíram. É que a memória costuma ser curta e condicionada ao último grande evento. Quando a Champions acabou, parecia loucura questionar o prêmio para o brasileiro. Aí veio o mês de seleções e a lembrança mais recente pede peso aos jogadores da Euro. É sempre assim. Para mim, Copa América e Euro tiveram pouco impacto na avaliação da temporada como um todo. Nenhum real candidato se destacou. O próprio prêmio individual para Rodri foi um pouco forçado – outros 3 ou 4 da Espanha fizeram torneio superior, embora o volante seja de fato um dos 5 ou 10 melhores do mundo na atualidade.

57 ROXANA POMIER, Jornalista (Bolívia)

1.Lionel Messi: Com a conquista do troféu da Copa América, o argentino conquistou seu 45º título e se tornou o jogador de futebol mais vitorioso de todos os tempos. Apesar dos altos e baixos e do crepúsculo da carreira, acredito que o futebol deveria homenageá-lo mais uma vez.
2.Rodri: O espanhol foi o melhor jogador do Euro 2024. Ele levou a Espanha à conquista do título daquele torneio. Também brilhou no Mundial de Clubes e teve grande atuação na Liga dos Campeões, após ter comemorado o título daquela competição na temporada passada.
3.Vinícius: O brasileiro fez uma ótima temporada na Liga dos Campeões (provavelmente a melhor) e foi peça fundamental na conquista do título da LaLiga, embora seu ponto fraco tenha sido a Copa América, em um time considerado o mais frágil dos últimos anos .

58 Mauro Beting, SBT e Rádio Bandeirantes (Brasil)

1 Vinicius Jr
2 Bellingham
3 Yamal

59 Mauro Cézar Pereira, UOL, TV Cultura e Jovem Pan (Brasil)

1 Vinicius Jr.
2 Bellingham
3 Rodri

60 Luis Reyes Sepúlveda, As.com (Chile)

1 Rodri
2 Vinicius Jr.
3. Carvajal

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.

Publicidade