Vídeo: A artilharia do Brasileirão de acordo com a idade do autor do gol
Desde o gol de Jô com 16 anos e 5 meses de idade até os 142 marcados por Fred, a lista mostra os jogadores que mais marcaram na competição
Você sabe quem é o jogador que mais fez gols antes dos 18 anos de idade na história do Campeonato Brasileiro nos pontos corridos? E até os 28 anos? Se você respondeu Neymar para a primeira pergunta, acertou. Mas duvido que saiba que Obina e André, empatados com 70 gols cada, são a alternativa certa para o segundo questionamento. A base de dados utilizada para chegar até estes resultados não existia em relação à principal competição de futebol no Brasil. Até agora. A equipe de VEJA e Placar fez um levantamento com todos os jogadores que já marcaram pelo menos um gol no Brasileirão desde 2003 para descobrir quem são os maiores artilheiros por idade da competição. O resultado você acompanha no videográfico acima.
Houve dificuldades para chegar aos números corretos. A CBF só tem os registros oficiais a partir do ano de 2012. Jornais, vídeos dos jogos e sites de estatísticas foram checados durante o processo para confirmar os dados e algumas informações conflitantes foram encontradas. Paulo Baier, por exemplo, tem 105 gols marcados nos pontos corridos e não 106 como algumas referências apontam. O trabalho de levantamento da base de dados chegou a um número final de 36 nomes que aparecem no top 6 de cada mês do vídeo.
Tem Neymar, Jô, Fred, e outros nomes que você talvez não se lembre. Para te ajudar a não perder nenhum detalhe, confira os principais destaques do videográfico na relação abaixo.
Jô: o artilheiro mais jovem
No dia 24 de agosto de 2003, na primeira disputa do Brasileirão por pontos corridos, o atacante Jô, então no Corinthians, marcou o terceiro gol na vitória do time paulista sobre o Internacional por 3 a 1. O jogador nasceu no dia 20 de março de 1987. Portanto, tinha apenas 16 anos e 5 meses na ocasião e se tornou o atleta mais jovem a marcar um gol na competição. Ele lidera a lista em vários meses entre os 16 e os 18 anos, quando deixou o Brasil para jogar no CSKA Moscou, da Rússia.
Quando Paulinho marcou pelo seu primeiro gol pelo Vasco, houve confusão: alguns veículos afirmaram que ele era o mais jovem a balançar as redes. Porém, ele é o quinto atleta mais novo a marcar na história dos pontos corridos – atrás de Jô, Anderson (ex-Grêmio e Manchester United), Victor Andrade e Gabriel Barbosa. O atacante fez, com exatos 17 anos, seu primeiro gol pelo clube carioca e foi o primeiro jogador nascido nos anos 2000 a marcar na competição.
A influência de Neymar
O primeiro gol de Neymar no Brasileirão foi em 2009 quando ele tinha apenas 17 anos e 4 meses. No total, o atacante, então no Santos, marcou incríveis 54 gols – o último aos 20 anos e 9 meses. Para se ter ideia de como o número é absurdo, o capitão da seleção brasileira só foi ultrapassado quando Obina, aos 26 anos e 6 meses, marcou o seu 55º gol.
Os meninos da Vila
O imaginário recente – e o mais antigo, por que não? – nos diz que o Santos é o time que mais revela craques no Brasil. Se Pelé, artilheiro de duas edições do Brasileirão em 1961 e 1964, não teve a chance de disputar os pontos corridos, outros jogadores aparecem entre os principais goleadores mais jovens.
Se Neymar foi um dos maiores artilheiros durante muitos anos, outros também aparecem no topo: são os casos de Victor Andrade, Rodrygo, Gabriel Barbosa, Diego Ribas, além de Robinho e André, que aparecem dançando com camisa 10 da seleção na foto acima.
As promessas que não vingaram
Victor Andrade surgiu ainda com 16 anos no Santos e era mais uma das grandes promessas da equipe. Em um time que dá oportunidade aos jovens, marcou seus três gols no Brasileirão entre 16 e 17 anos. O começo avassalador não se repetiu nos anos seguintes e o jogador ainda jovem (tem 23 anos) tenta recomeçar na Chapecoense.
Outras promessas que não se concretizaram e aparecem na lista: Dinélson, Guilherme (ex-Cruzeiro, Atlético Mineiro e Corinthians) e Keirrison.
O fenômeno Paulo Baier
Nascido em outubro de 1974, o primeiro gol do jogador no Brasileirão por pontos corridos foi com 28 anos e 6 meses. A longevidade, a mudança de posição para o meio-campo nos últimos anos da carreira e o faro de gol ajudaram a fazer dele o segundo maior artilheiro ao final da lista. A primeira vez em que ele aparece no videográfico é com exatos 36 anos.
Fred, o líder
O atacante assume a liderança da lista aos 28 anos e 10 meses para não sair mais. Com passagens por Cruzeiro, Fluminense, Atlético Mineiro e Cruzeiro novamente a partir do ano passado, o camisa 9 do Brasil na Copa do Mundo de 2014 tem 142 gols na lista – 37 a mais do que Paulo Baier. E ainda pode aumentar mais a vantagem na edição do Brasileirão 2019 que começa neste sábado.
Créditos
Reportagem: Alexandre Senechal, Danilo Pinheiro e Gabriel Gama
Arte: Alexandre Hoshino
Pesquisa de fotos: Bruno Menezes
Edição de fotos: Marcelo Minemoto
Edição do vídeo: Ricardo Ferrari