Publicidade
Publicidade

Último ensaio para a Copa: Brasil encara a embalada Áustria em Viena

Seleção europeia não se classificou para o Mundial, mas venceu seus quatro últimos amistosos. Tite opta por Brasil ofensivo com volta de Neymar

VIENA – A seleção brasileira terá neste domingo, à partir das 11h (de Brasília), mais um bom teste, o último antes da Copa do Mundo da Rússia, diante da Áustria, no estádio Ernst Happel, em Viena. Apesar de não ter se classificado para o Mundial, a equipe da casa conseguiu resultados surpreendentes recentemente, incluindo uma vitória por 2 a 1 sobre a atual campeã mundial Alemanha. Para não falhar no último ensaio, Tite escalou sua melhor formação, com Neymar confirmado no time titular.

Publicidade

Tabela completa de jogos da Copa do Mundo 2018

A Áustria, 26ª colocada do ranking da Fifa, tem como principais destaques o lateral/meia David Alaba, do Bayern de Munique, e o atacante Marko Arnautovic, do West Ham. Desde que o técnico Franco Foda (sim, o sobrenome do alemão deve fazer a alegria das redes sociais durante a partida), assumiu o cargo, no fim de 2017, o time venceu todas as suas partidas, contra Eslovênia, Luxemburgo, Rússia e Alemanha.

“É um time que melhorou muito, enfrentou grandes adversários e venceu. Com certeza será um belo teste, vai nos ajudar muito na preparação”, afirmou na véspera o zagueiro Miranda, que será o capitão do Brasil.

Publicidade

Tite e seu auxiliar Sylvinho explicaram que a Áustria joga no mesmo plano tático que a Costa Rica, segunda adversária do Brasil na Copa. “Tem um sistema duplo, com a bola jogam no 3-4-2-1, e sem a bola fazem a primeira linha de defesa com cinco marcadores e a segunda com quatro, bem fechada”, explicou Sylvinho.

Brasil com força máxima

Para tentar furar o bloqueio austríaco, Tite mandará a campo sua formação mais ofensiva, com a volta de Neymar na vaga de Fernandinho, e Willian, Philippe Coutinho e Gabriel Jesus fazendo companhia.  “É o time para este jogo, não vou garantir que seja o time da Copa, o transcurso vai ditar.”

Continua após a publicidade

Tite considera o jogo deste domingo o mais difícil “emocionalmente”, por ser a uma semana antes da estreia na Copa, dia 17, contra a Suíça, em Rostov. “Está muito próximo, tem a questão de desempenho, risco de lesão, perda de confiança… tudo isso fica aflorado.”

Publicidade

O treinador gaúcho tem apenas um desfalque: Fred, recém-contratado pelo Manchester United, que levou uma pancada no tornozelo no treino de quinta-feira e ainda está em observação. Renato Augusto, que se recuperou de uma inflamação no joelho esquerdo, deverá ficar à disposição.

O Brasil jamais perdeu para a Áustria em nove encontros, com seis vitórias e três empates. O último aconteceu no mesmo estádio Ernst Happel, em 2014, e o Brasil venceu por 2 a 1, com gols de David Luiz e Roberto Firmino.

Escalações de Áustria x Brasil

Áustria: Siebenhandl; Prodl, Dragovic, Hinteregger e Lainer; Baumgartlinger, Zulj, Schopf, Grillitsch e Alaba; Arnautovic Técnico:Franco Foda

Brasil: Alisson; Danilo, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro; Paulinho, Philippe Coutinho, Willian e Neymar; Gabriel Jesus Técnico: Tite

Árbitro: Viktor Kassai (HUN). Assistentes: Oszkar Lemon (HUN) e Zsolt Varga (HUN)

Continua após a publicidade

Publicidade