Publicidade
Publicidade

UFC: Lyoto Machida admite doping e tem luta cancelada

Ex-campeão meio-pesado alegou que não sabia que a substância DHEA estava proibida. Ele foi retirado do UFC Tampa, na qual lutaria contra Dan Henderson

Depois de Anderson Silva, mais um lutador brasileiro de MMA se envolveu num escândalo de doping. Nesta quarta-feira, a organização do UFC anunciou que o ex-campeão meio-pesado Lyoto Machida declarou uso de uma substância proibida e, por isso, foi cortado do duelo diante do americano Dan Henderson, que estava marcado para o próximo sábado, em Tampa, na Flórida, nos Estados Unidos.

Publicidade

O UFC não divulgou qual foi a substância proibida consumida por Lyoto. O lutador, porém, afirmou em suas redes sociais que usou o suplemento 7-Keto, que contém a substância proibida DHEA.

Lyoto foi procurado pelas autoridades antidoping para a coleta de uma amostra de teste fora do período de competição, na semana passada, mas se negou a realizar o teste. Ele, no entanto, alegou ter agido de boa fé. “Machida afirmou não saber que a substância era proibida para uso tanto dentro quanto fora do período de competição”, diz o comunicado do UFC, que afirma ter sido notificado do caso só nesta quarta-feira pela Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA).

Publicidade

Leia também:

Wada altera norma sobre Meldonium e atletas poderão ser perdoados por doping

Continua após a publicidade

Doping por Meldonium, uma nova ameaça para a Rio-2016

Ronda Rousey diz que maconha não é doping e alfineta Anderson Silva

Em seu Facebook, Lyoto tentou explicar a situação. “Quero dizer que eu não sabia, realmente, que essa substância estava proibida, tanto que foi uma coisa que eu declarei no meu teste. Eu falei: ‘Eu estou tomando tudo isso’. E essa substância foi banida agora, em 2016. Foi um erro meu, eu assumo, por não estar sabendo disso”, disse Lyoto em um trecho de seu depoimento. A substância, no entanto, consta como proibida desde 2012.

A admissão de doping também é passível de punição, ainda que não haja o resultado analítico adverso para comprovar o doping, já que ele não realizou o teste. Com isso, Lyoto foi retirado do UFC Tampa, evento que terá como luta principal o duelo entre o brasileiro Glover Teixeira e o americano Rashad Evans.

Lyoto, de 37 anos, foi campeão da categoria meio-pesado entre maio de 2009 e maio de 2010, quando perdeu o cinturão para Maurício Shogun. Ele vem de duas derrotas, para Luke Rockhold e Yoel Romero, ambas no ano passado.

Publicidade

(da redação)

Continua após a publicidade

Publicidade