UFC 190: Bethe Correia desafia campeã Ronda Rousey no Rio
Duelo entre brasileira e a estrela americana foi apimentado por uma série de provocações. Antes, Shogun e Minotouro reeditarão duelo histórico
O sétimo evento da história do UFC no Rio de Janeiro terá mulheres em destaque pela primeira vez. Na luta principal do UFC 190, a americana Ronda Rousey, campeã peso-galo feminino e uma das maiores estrelas da organização, defenderá seu cinturão contra a brasileira Bethe Correia, no HSBC Arena, na Barra da Tijuca, neste sábado. O duelo foi bastante apimentado nos últimos dias com ofensas e provocações de ambos os lados. Antes da batalha feminina, os brasileiros Mauricio Shogun Rua e Rogério Nogueira, o Minotouro, reeditarão um duelo histórico dez ano depois. O evento começa às 20h (de Brasília) e as quatro últimas lutas serão transmitidas pela Rede Globo.
Leia também
UFC faz cartilha e alerta lutadores sobre aids, prostituição e assaltos no Rio
A paraibana Bethe Correia se credenciou para enfrentar Ronda após três boas vitórias no UFC – e muitas ofensas à campeã. Em entrevistas recentes, a brasileira de 32 anos criticou a forma de lutar, o comportamento e até os atributos físicos da loira – chegou a dizer que arrancaria a “verruga” de Ronda, que rebateu dizendo que sua “pinta” é a marca registrada de sua beleza.
Ronda parecia não se importar com a troca de farpas até ser atingida por uma questão familiar: Bethe disse que esperava que a americana “não se matasse” depois de ser derrotada, o que causou enorme mal-estar, pois o pai de Ronda cometeu suicídio quando a lutadora tinha apenas oito anos. Bethe se desculpou e disse que não conhecia a história, mas não convenceu a americana, que chegou a chorar ao comentar o caso publicamente.
A rivalidade cresceu com a chegada das lutadoras ao Brasil. Ronda, que foi medalha de ouro no judô no Pan-Amaricano do Rio, em 2007, foi muito simpática com os torcedores que assistiram ao seu treino na praia do Pepê. Bethe se apressou a dizer que a campeã estava “fazendo média” para tentar atrair a torcida brasileira no duelo. As duas estão invictas no UFC, Ronda com cinco vitórias e Bethe com três.
Revanche – Na segunda luta mais importante da noite, Maurício Shogun Rua e Rogério Minotouro reeditarão um dos duelos mais emocionantes da história do MMA. Em 2005, Shogun superou o rival por decisão unânime, após 20 minutos de muitos golpes, em evento do Pride (organização de maior sucesso antes da criação do UFC), em Saitama, no Japão. Os dois meio-pesados foram treinadores do programa TUF Brasil 4, que também definirá seus campeões nas lutas do card principal.
Outro duelo bastante aguardado será o de outro veterano, Rodrigo Minotauro (irmão de Minotouro), diante do holandês Stefan Struve. Em outro duelo importante de pesos-pesados, Antônio Pezão enfrentará o australiano Soa Pelelei.
https://youtube.com/watch?v=rrbcdx2qt0w%3Frel%3D0
UFC 190 – Card principal:
Peso-galo: Ronda Rousey x Bethe Correia
Peso-meio-pesado: Mauricio Shogun x Rogério Minotouro
Peso-leve: Fernando Açougueiro x Glaico França
Peso-galo: Dileno Lopes x Reginaldo Vieira
Peso-pesado: Stefan Struve x Rodrigo Minotauro
Peso-pesado: Antônio Pezão x Soa Palelei
Peso-palha: Cláudia Gadelha x Jessica Aguilar
Card Preliminar:
Peso-meio-médio: Demian Maia x Neil Magny
Peso-meio-pesado: Rafael Feijão x Patrick Cummins
Peso-meio-médio: Warlley Alves x Nordine Taleb
Peso-galo: Iuri Marajó x Leandro Issa
Peso-médio: Vitor Miranda x Clint Hester
Peso-galo: Hugo Wolverine x Guido Cannetti
(Da redação)