UFC 183: Anderson Silva encara Diaz em aguardado retorno
Treze meses depois de fraturar a perna, brasileiro volta a Las Vegas para provar que, aos 39 anos, segue sendo uma lenda do MMA
Nem mesmo as duas derrotas consecutivas, uma grave lesão e a idade avançada conseguiram derrubar Anderson Silva. Na madrugada deste sábado, o brasileiro de 39 anos retornará ao octógono, treze meses depois de fraturar a perna esquerda de forma chocante ao tentar um chute no americano Chris Weidman. No mesmo MGM Arena, em Las Vegas, onde chorou de dor diante do novo campeão dos médios, Anderson vai encarar outro americano, Nick Diaz, para provar que ainda é um dos melhores e aumentar ainda mais o seu legado no MMA. Confiante, Anderson Silva disse estar tão empolgado quanto em sua primeira luta e promete socar e chutar como sempre fez nos sete anos em que esteve com o cinturão.
Leia também:
UFC 183: desafiante de Anderson tem histórico com uso de maconha
Globo vai transmitir a luta de Anderson Silva com atraso
Anderson Silva se diz pronto: ‘Nada mudou. Vou chutar e vou socar’
Dana: ‘Se Anderson vencer Diaz, disputará o cinturão’
O retorno de Anderson vem sendo tratado como um dos principais eventos do UFC em 2015. A organização confia no carisma e no talento do brasileiro para obter grandes lucros com a venda de pay-per-view (no Brasil, a luta será transmitida – com atraso – pela TV Globo). Nas entrevistas, Anderson não quis falar sobre a lesão. “Se eu vencer, vou começar a pensar nos próximos passos. Essa luta contra Diaz é como se fosse minha primeira luta no UFC.” Será a segunda luta da carreira de Anderson no UFC que não vale título – a última aconteceu em 2006. O chefão do UFC, Dana White, já avisou que, caso vença, Anderson ganhará novamente o direito de reconquistar o cinturão dos médios com o vencedor de Weidman e o brasileiro Vitor Belfort, luta marcada para 28 de fevereiro.
Empolgado com a chance de estragar a festa do brasileiro, Nick Diaz se destacou nos últimos anos mais com seus problemas com drogas e confusões fora do octógono. Aos 31 anos, está fora de ação há mais tempo que o brasileiro: não luta desde março de 2013, quando foi derrotado por Georges St.-Pierre por decisão unânime na disputa pelo cinturão dos meio-médios. Esta será sua estreia na categoria, o que aumenta ainda mais o favoritismo de Anderson, que reinou absoluto entre os médios por vários anos. Além de Anderson, outros oito brasileiros participarão do UFC 183: Thales Leites e Thiago Alves no card principal e John Jineker, Rafael Sapo, Diego Brandão, Rick Monstro, Ildemar Marajó e Thiago Marreta no card preliminar, que terá início às 22h (horário de Brasília).
UFC 183 – 31 de janeiro de 2015, em Las Vegas, Estados Unidos
Card principal:
Anderson Silva x Nick Diaz (peso-médio)
Tyron Woodley x Kelvin Gastelum (peso-meio-médio)
Joe Lauzon x Al Iaquinta (peso-leve)
Thales Leites x Tim Boetsch (peso-médio)
Jordan Mein x Thiago Alves (peso-meio-médio)
Card preliminar:
Miesha Tate x Sara McMann (peso-galo)
Ed Herman x Derek Brunson (peso-médio)
Ian McCall x John Lineker (peso-mosca)
Rafael Sapo x Tom Watson (peso-médio)
Diego Brandão x Jimy Hettes (peso-pena)
Rick Monstro x Ildemar Marajó (peso-médio)
Thiago Marreta x Andy Enz (peso-médio)