Publicidade
Publicidade

Tite exalta Antony e Vinicius Jr, mas pede paciência com jovens

“Não vamos criar expectativa em um jovem. A oscilação é normal e natural”, disse o treinador após a convocação para as Eliminatórias

A seleção brasileira foi convocada nesta sexta-feira, 24, para partidas contra Venezuela, Colômbia e Uruguai, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. A presença de Antony, do Ajax, e Vinicius Jr, do Real Madrid, rendeu questionamentos ao técnico Tite, que exaltou o bom momento e a qualidade técnica dos jovens de 21 anos, mas tratou de blindá-lo.

Publicidade

Assine a revista digital no app por apenas R$ 8,90/mês

Vinicius Junior, que vive seu momento de maior protagonismo no Real Madrid, com cinco gols em seis jogos de La Liga, virou nome recorrente nas convocações, enquanto Antony, que também atravessa bom momento no clube holandês, recebeu pela primeira vez a chance na seleção principal, após ganhar o ouro com o time olímpico no Japão.

“Como Vinicius é um atleta jovem, desenvolvendo o aspecto mental, quanto mais oportunidades, melhor. Não vamos criar expectativa em um jovem. A oscilação é normal e natural. Assim como ele, tantos outros vindos da base. Outro exemplo é o Paquetá, que oscilou. A gente vai construindo uma equipe. Esse momento nosso nos permite dar oportunidade a uma série de atletas”, afirmou Tite.

Publicidade
Eric Bailly disputa bola com Antony em Yokohama
Antony ganhou chance após ouro olímpico

Sobre Antony, Tite disse que espera que ele contribua para com a criatividade do time. “Quando você tem Neymar, Jesus, Gabigol, Richarlison tem jogadores mais agudos. Quando tem jogadores mais armadores, tem mais tabelinha e jogo triangulado. Com uma escalação você opta por uma forma ou outra. Quando você traz Antony, tem jogo combinado, Everton Ribeiro também. O que queremos com isso é dar esse equilíbrio para a equipe, para que tenha criatividade sem perder competitividade e resultado.”

O também campeão olímpico Matheus Cunha, recém-transferido ao Atlético de Madri, também retornou à lista. As lesões de Richarlison e Roberto Firmino, cortados, deve obrigar o treinador a realizar novos testes no ataque, e a versatilidade de Cunha pode jogar a seu favor.  “Ele é um híbrido,  além de um ‘nove posicional’, é um jogador de movimentação, funcional, então se ele ficar só na área, vamos perder a capacidade. Ele tem feito gols decisivos, é jovem, tem potencial de evoluir com projeção para a Copa do Mundo e tem uma capacidade de finalização impressionante.”

O assunto da entrevista também passou pelo caso da última convocação, quando jogadores da Premier League não foram permitidos a se apresentar em razão dos protocolos da Covid-19. Nesta sexta, o coordenador de seleções da CBF, Juninho Paulista, afirmou que confia no comparecimento dos atletas, mas não deu certeza. “Antes optamos por fazer a liberação desses atletas, até pelo empenho dos clubes ingleses e da Fifa. Tiveram várias reuniões com a Fifa, a Premier e o governo britânico. A gente confia que na próxima semana vai ter uma resolução sobre esses casos”.

Publicidade

A lista de convocados:

Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras)
Laterais: Emerson Royal (Tottenham), Danilo (Juventus), Alex Sandro (Juventus) e Guilherme Arana (Atlético Mineiro)
Zagueiros: Thiago Silva (Chelsea), Marquinhos (PSG), Éder Militão (Real Madrid) e Lucas Veríssimo (Benfica)
Meio-campistas: Casemiro (Real Madrid), Edenilson (Inter), Gerson (Olympique de Marselha), Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United), Everton Ribeiro (Flamengo) e Lucas Paquetá (Lyon)
Atacantes: Antony (Ajax), Gabigol (Flamengo), Gabriel Jesus (Manchester City), Matheus Cunha (Atlético de Madri), Neymar (PSG), Raphinha (Leeds United), Vinicius Junior (Real Madrid)

Publicidade