Tênis: Almagro repete Nadal e briga com árbitro brasileiro
Carlos Bernardes teve suas marcações muito contestadas pelo tenista espanhol
O brasileiro Carlos Bernardes definitivamente não é o árbitro mais querido dos tenistas espanhóis. Depois de uma série de desentendimentos com o astro Rafael Nadal, Bernardes também tirou Nicolás Almagro do sério nesta sexta-feira, na derrota do espanhol para o francês Paul-Henri Mathieu, na semifinal do torneio de Kitzbuhel, na Áustria.
Leia também:
Desafeto de Nadal, juiz brasileiro é proibido de apitar seus jogos em Roland Garros
Carlos Bernardes, um brasileiro na final de Wimbledon
Almagro, número 136 do ranking da ATP, perdeu por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/3. Ao final do primeiro set, o tenista protestou contra as marcações do juiz brasileiro com gestos e gritos. O atleta jogou uma garrafa no chão e disse que Bernardes faltou com respeito. O juiz também se irritou e exclamou “não quero mais ouvir sua voz”, antes de dar uma advertência a Almagro.
O paulista Bernardes, de 50 anos, é um dos mais respeitados árbitros da elite do tênis, mas não tem bom relacionamento com Nadal. Os dois já discutiram em pelo menos três oportunidades. Após o último bate-boca, no Aberto do Rio deste ano, o tenista solicitou à ATP que o brasileiro não apitasse mais as suas partidas.
https://youtube.com/watch?v=WbeXIm_hufA%3Frel%3D0
https://youtube.com/watch?v=sE3QX5Ht9Vw%3Frel%3D0
Rio Open 2015
No Rio, Carlos Bernardes puniu Nadal duas vezes por exceder os 25 segundos que tem direito a cada saque – a mania do espanhol de ajeitar os calções e tocar o rosto antes das batidas são motivos de grande controvérsia e costumam retardar as partidas. Inconformado com as decisões, Nadal avisou que pediria para que o brasileiro não apitasse mais os seus jogos.
https://youtube.com/watch?v=5u3PbtBEN3w%3Frel%3D0
Masters de Londres – 2010
Neste caso, Carlos Bernardes se equivocou duas vezes e tirou o espanhol do sério: primeiro, marcou bola fora de Tomas Berdych. Em seguida, o checo pediu o desafio, que provou que a bola havia entrado por milímetros. Bernardes, então, considerou ponto do checho, ao invés de repetir o ponto – o que seria o correto, já que Nadal havia devolvido a bola e quem pediu a comprovação eletrônica foi Berdych – e levou o espanhol à loucura. “É uma barbaridade o que está fazendo, Carlos”, disse Nadal, antes de ameaçar abandonar a partida.
https://youtube.com/watch?v=VG6Xx29Cw5Q%3Frel%3D0
Australian Open, 2012
Desta vez, Nadal não teve motivo nenhum para reclamar: novamente contra Berdych, o espanhol solicitou um desafio de uma bola anterior à que decretou o ponto do checho, o que não é permitido
(da redação)