Suárez avisa Grêmio que deseja se aposentar devido a dores no joelho
Atacante estuda encerrar em breve a carreira em função de uma artrose no joelho direito; clube ainda não se manifestou
O atacante Luis Suárez informou ao Grêmio que pode encerrar em breve a carreira em função de fortes dores provocadas por uma artrose no joelho direito – termo popular para osteoartrite, problema provocado pelo desgaste da cartilagem, que é o tecido que evita que um osso se choque no outro. A informação foi divulgada pelo site Zero Hora e confirmada por PLACAR. O clube ainda não se manifestou sobre o assunto.
De acordo com a reportagem, o jogador relatou à direção que não consegue suportar mais a dificuldade física. As partes devem se reunir nos próximos dias para definir os trâmites burocráticos, caso o atleta avance com a decisão. O contrato vai até dezembro de 2024.
Suárez chegou ao clube gaúcho em janeiro e atuou, até aqui, em 26 das 32 partidas do Grêmio na temporada. Precisou ser preservado em alguns momentos e realiza tratamento para amenizar as dores.
O canal Careca de Saber, do YouTube, divulgou imagens recentes do jogador colocando as mãos no joelho direito, incomodado com as dores na região. Também é possível ver o jogador deixando as últimas atividades antes dos demais companheiros.
Suárez exclusivo a PLACAR: ‘Neymar teria sido Bola de Ouro no Barcelona’
Contrato de Suárez com Grêmio inclui cláusula sobre gol em Grenal; entenda
Suárez diz que mereceu ser rejeitado pelo Flamengo no início de carreira
“Ele apresentou dores em um dos joelhos. Teve de jogar contra o Caxias, na final, com a ajuda de remédios. Era arriscado utilizá-lo porque ele já jogou muito na temporada”, disse o técnico Renato Gaúcho em entrevista após a vitória por 2 a 0 diante do ABC-RN, em 14 de abril, pela Copa do Brasil.
No último ano, seis meses antes da disputa da Copa do Mundo do Catar, o jornal uruguaio El Observador informou que o camisa 9 foi submetivo a um tratamento osteoarticular preventivo no mesmo joelho, ficando ausente do último teste da Celeste antes da competição. O objetivo era fortalecer o local, operado em janeiro de 2020 pelo médico Ramon Cugat.
Suárez ficou ausente por 149 dias do futebol entre 10 de janeiro e 7 de junho de 2020, enquanto jogador do Barcelona, por um problema no menisco externo do mesmo joelho. Em 2021, ele sofreu um edema no joelho esquerdo que o afastou das atividades no Atlético de Madri por 12 dias.
Suárez recorda mordidas e suspensão: ‘Me trataram como um delinquente’
Suárez confia em Neymar em 2026: ‘Time do Brasil tem que correr por ele’
“Tem que bater palmas para esse cara aqui (Luis Suárez) hoje. Vocês todos estão de parabéns, mas sabem o esforço que esse cara fez para estar aqui hoje”, explicou o treinador, em uma conversa registrada pela Grêmio TV no vestiário após a classificação diante do Cruzeiro na mesma competição.
A ausência mais discutida ocorreu na partida diante do Palmeiras, em confronto pelo Brasileirão. Ela foi associada ao cumprimento de uma possível cláusula em seu contrato que o impediria de atuar em gramados sintéticos – fato negado pelo Grêmio.
O acordo entre as partes ainda prevê que o clube gaúcho seja recompensado em caso de acerto com outro clube. Nos últimos dias, o Inter Miami foi ligado como possível destino pela proximidade com Lionel Messi, novo reforço do clube da MLS.