O aspecto inacabado dos arredores de Sochi tem irritado até mesmo os moradores da região, que também se esmeram na busca por defeitos ou problemas na cidade
Existem coisas que um orçamento vultuoso de 50 bilhões de dólares deveria evitar. A poucas horas do início oficial dos Jogos de Inverno de 2014, existe um enorme descompasso entre os locais de competição, todos grandiosos e com acabamento impecável, e os arredores do Parque Olímpico. Por essa razão, o Comitê Olímpico Internacional (COI) tem lidado com situações no mínimo embaraçosas – cenário bem diferente dos Jogos de Londres, dois anos atrás. A começar pelas acomodações, muitas delas construídas especificamente para a realização dos Jogos. Nem os voluntários foram poupados – seus travesseiros acabaram sendo realocados para os quartos dos atletas na Vila Olímpica por um erro de cálculo dos organizadores. Graças às redes sociais, outros problemas, esses bem mais graves, têm vindo à tona: falta d’água, cortinas que despencam da parede, maçanetas que não foram presas corretamente, problemas no aquecimento e por aí vai. Internet intermitente? Isso não é nada perto de encontrar sua cama com vestígio de sêmen no lençol ou com um cachorro vira-lata em cima.
A propósito, é possível encontrar muitos cães desacompanhados pelas ruas do Parque Olímpico. Tentando solucionar o problema, a organização dos Jogos de Sochi acabou criando outro ainda maior. Segundo entidades locais de defesa dos direitos dos animais, cerca de 300 cães têm sido sacrificados mensalmente na cidade-sede da Olimpíada de Inverno. Nos abrigos e canis mais próximos, não há mais vagas. A notícia repercutiu negativamente no exterior e obrigou as autoridades olímpicas a se pronunciarem. “Seria absolutamente errado dizer que qualquer cachorro saudável será sacrificado”, disse o porta-voz do COI, Mark Adams, constantemente sabatinado por falhas dos organizadores.
Leia também:
Antes mesmo da abertura, Sochi já tem competições
Continua após a publicidade
EUA alertam sobre ‘bombas em pasta de dente’ em Sochi
Maria Sharapova aprendeu a jogar tênis em Sochi
Áustria revela ameaça de sequestro a 2 atletas em Sochi
‘Aqui não tem gay. Mas são bem-vindos’, diz prefeito
O aspecto inacabado dos arredores de Sochi tem irritado até mesmo os moradores da região, que também se esmeram na busca por defeitos ou problemas na cidade. Parte do entulho provocado pelas obras ainda em curso na região foi escondido por tapumes, mas ainda é possível perceber a existência desses restos desde o trem que dá acesso ao Parque Olímpico. Isso prejudica diretamente a proposta de sustentabilidade e de “desperdício zero” dos organizadores. Dentro das arenas, aliás, não há a nem sequer a separação do lixo reciclável do orgânico – só as folhas de impressão têm destino diferente do resto.
Com falhas tão grotescas, é de se espantar que áreas prioritárias na organização da Olimpíada de Sochi funcionem sem sobressaltos. A segurança dos Jogos, prioridade máxima para os russos, ainda não foi questionada. É bem verdade que o movimento em direção aos locais de competição tem sido baixo às vésperas do início das competições principais. Os trens da linha férrea que liga o centro de Sochi ao Parque Olímpico têm deixado as estações praticamente vazios. Apesar dos dias de pouca agitação, o policiamento já era ostensivo desde o início da semana. Uma dupla de policiais percorre os vagões a cada embarque e desembarque. O cinturão de ferro construído em torno dos Jogos de Sochi torna improvável qualquer ataque dentro das áreas de competição, o que explica a enorme preocupação com alvos menos visados, como os meios de transporte ou bares na região central da cidade.
1/82 Tina Maze, da Eslovênia, compete no esqui alpino em Sochi (Reuters/VEJA)
2/82 Fotografia de múltipla exposição mostra competição de esqui estilo livre, em Sochi (Lucas Jackson/Reuters/VEJA)
3/82 Equipe masculina do Canadá de patinação de velocidade nas quartas de final, em Sochi (Reuters/VEJA)
4/82 Russos durante patinação de alta velocidade, em Sochi (Reuters/VEJA)
5/82 A patinadora Isadora Williams durante a prova de Patinação Artística nos Jogos de Inverno de Sochi, na Rússia (Reuters/VEJA)
6/82 Isadora Williams na prova de patinação artística: torcida a deixou mais nervosa ainda (Barbara Walton/EFE/VEJA)
7/82 Garoto russo assiste os 5.000 metros da patinação de velocidade nos Jogos de Inverno de Sochi, na Rússia, nesta quarta-feira (19) (Issei Kato/Reuters/VEJA)
8/82 Atletas durante a competição do cross-country nos Jogos de Inverno de Sochi, na Rússia, nesta quarta-feira (19)<br> (Sergei Karpukhin/Reuters/VEJA)
9/82 Voluntária é fotografada ao lado dos anéis olímpicos durante 5.000 metros da patinação de velocidade nos Jogos de Inverno de Sochi, na Rússia, nesta quarta-feira (19) (Issei Kato/Reuters/VEJA)
10/82 Atletas durante a competição do Esqui Alpino nos Jogos de Inverno de Sochi, na Rússia, nesta quarta-feira (19) (Dominic Ebenbichler/Reuters/VEJA)
11/82 Esquiador americano Ted Ligety cai durante a competição de Esqui Alpino nos Jogos de Inverno de Sochi, na Rússia (Dimitar Dilkoff/AFP/VEJA)
12/82 Equipe coreana vence na patinação de velocidade nos Jogos de Inverno de Sochi, na Rússia, nesta terça-feira (18) (Adrian Dennis/AFP/VEJA)
13/82 O sueco Daniel Richardsson durante a competição de esqui cross-country em Sochi, na Rússia, nesta sexta-feira (14) (Sergei Karpukhin/Reuters/VEJA)
14/82 Imagem em múltipla exposição, o canadense Alex Harvey é fotografado na prova de esqui cross-country em Sochi, na Rússia, nesta sexta-feira (14) (Kai Pfaffenbach/Reuters/VEJA)
15/82 Turista toma banho de sol antes da competição de esqui cross-country em Sochi, na Rússia, nesta sexta-feira (14) (AFP/VEJA)
16/82 A chinesa Xu Mengtao durante competição do esqui estilo livre, nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi-2014 (Dylan Martinez/Reuters/VEJA)
17/82 O suíço Sandro Viletta conquistou nesta sexta-feira (14) a prova do super combinado do esqui alpino dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi-2014 (Oliver Morin/AFP/VEJA)
18/82 Bandeiras são fotografadas durante a competição de esqui cross-country em Sochi, na Rússia, nesta sexta-feira (14) (Alberto Pizzoli/AFP/VEJA)
19/82 Um fã, com o rosto pintado com as cores da bandeira russa é fotografado durante a competição de esqui cross-country em Sochi, na Rússia, nesta sexta-feira (14) (Gregorio Borgia/AP/VEJA)
20/82 A australiana Danielle Scott durante competição do esqui estilo livre, nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi-2014 (Javier Soriano/AFP/VEJA)
21/82 Equipe masculina na Noruega compete no curling nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi-2014 (Damien Meyer/AFP/VEJA)
22/82 O sueco Henrik Harlaut cai durante a prova do esqui nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi-2014 (Lucas JacksoN/Reuters/VEJA)
23/82 A patinadora chinesa Fan Kexin cai e tromba com um membro da organização durante competição nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi-2014 (Andrej Isakovic/AFP/VEJA)
24/82 A japonesa Nozomi Komuro durante prova do skeleton nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi-2014<br> (Natacha Pisarenko/VEJA)
25/82 O russo Denis Yuskov competindo na patinação de velocidade (AFP/VEJA)
26/82 Competição de snowboard nos Jogos de Inverno, na Rússia (AFP/VEJA)
27/82 O alemão Eric Frenzel comemora medalha de ouro ao vencer as duas provas do combinado nórdico (AFP/VEJA)
28/82 Torcedores da equipe de hóquei do Canadá durante os Jogos de Inverno (AFP/VEJA)
29/82 A alemã Victoria Rebensburg na competição de esqui alpino (AFP/VEJA)
30/82 O astro americano Shaun White disputa o snowboard halfpipe em Sochi, na Rússia (Mike Blake/Reuters/VEJA)
31/82 Maria Marinela Mazilu da Romênia inicia treinamento para corrida feminina de skeleton nos Jogos de Inverno de Sochi, nesta terça-feira (11) (Dita Alangkara/AP/VEJA)
32/82 Competidores durante disputa do snowboard halfpipe em Sochi, na Rússia (Dominic Ebenbichler/Reuters/VEJA)
33/82 O americano Kelly Clark disputa o snowboard halfpipe em Sochi, na Rússia (Cameron Spencer/Getty Images/VEJA)
34/82 A australiana Anna Segal cai durante prova do esqui estilo livre nos Jogos de Inverno de Sochi, nesta terca-feira (11) (Javier Soriano/AFP/VEJA)
35/82 A americana Katie Uhlaender com um look estilizado e com uma águia desenhada em seu capacete (Arnd Wiegmann/Reuters/VEJA)
36/82 O chinês Shi Jingnan cai durante competição da patinação de velocidade dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi-2014 (Ivan Sekretarev/AP/VEJA)
37/82 Disputa do torneio de curling nesta segunda-feira (10) dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi-2014 (Mark Blinch/Reuters/VEJA)
38/82 Disputa do torneio de curling nesta segunda-feira (10) dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi-2014 (AFP/VEJA)
39/82 Marian Zemanik e Jozef Petrulak da Eslovénia durante treinamento da corrida 4 do luge nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi-2014 (Lionel Bonaventure/AFP/VEJA)
40/82 A seleção de hóquei no gelo dos Estados Unidos durante o jogo contra a Suíça, nesta segunda-feira (10), nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi-2014 (Arnd Wiegmann/Reuters/VEJA)
41/82 Uma mulher tem as unhas pintadas com os anéis olímpicos no salão de beleza em Sochi, nesta segunda-feira (10) (Eric Gaillard/Reuters/VEJA)
42/82 Torcedores da Finlandia durante competições dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi-2014 (David J. Phillip/AP/VEJA)
43/82 Esquiadora Jaqueline Mourão durante a competição de Biathlon no Sprint (7,5 km) nas Olimpíadas de Inverno de Sochi, na Rússia (Felipe Dana/AP/VEJA)
44/82 Esquiadora Jaqueline Mourão durante a competição de Biathlon no Sprint (7,5 km) nas Olimpíadas de Inverno de Sochi, na Rússia (Kirsty Wigglesworth/AP/VEJA)
45/82 Esquiadora Jaqueline Mourão durante a competição de Biathlon no Sprint (7,5 km) nas Olimpíadas de Inverno de Sochi, na Rússia (Gero Breloer/AP/VEJA)
46/82 Torcedora durante partida de Hockey em Sochi (Jim Young/Reuters/VEJA)
47/82 A russa Yulia Lipnitskaya durante apresentação de grupo da patinação artística, neste domingo (09) (Alexander Demianchuk/Reuters/VEJA)
48/82 A russa Yulia Lipnitskaya durante apresentação de grupo da patinação artística, neste domingo (09) (Matthew Stockman/Getty Images/VEJA)
49/82 O austríaco Matthias Mayer, de apenas 23 anos, conquistou neste domingo (09) a medalha de ouro na prova de Downhill dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi-2014 (Dimitar Dilkoff/AFP/VEJA)
50/82 O austríaco Matthias Mayer, de apenas 23 anos, conquistou neste domingo (09) a medalha de ouro na prova de Downhill dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi-2014 (Fabrice Coffrini/AFP/VEJA)
51/82 O norueguês Magnus Krog durante os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi (Peter Parks/AFP/VEJA)
52/82 A coreana Kim Bo-Reum durante a competição de patinação de velocidade dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi-2014 (Phil Noble/Reuters/VEJA)
53/82 O italiano Werner Heel durante a competição de Downhill dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi-2014 (Dimitar Dilkoff/AFP/VEJA)
54/82 Garoto é fotografado durante os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi (Julio Cortez/AP/VEJA)
55/82 A russa Yekaterina Shikhova durante a competição de patinação de velocidade dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi-2014 (Adrian Dennis/AFP/VEJA)
56/82 O esquiador Carlo Janka durante a competição de Downhill dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi-2014 (Fabrice Coffrini/AFP/VEJA)
57/82 A russa Yulia Lipnitskaya durante apresentação de grupo da patinação artística, neste sábado (08) (Ivan Sekretarev/AP/VEJA)
58/82 Voluntários da Olimpíada de Inverno de 2014, em Sochi (Rússia) (AFP/VEJA)
59/82 Os russos Ekaterina Bobrova e Dmitri Soloviev durante a competição de patinação artística no gelo nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi (Adrian Dennis/AFP/VEJA)
60/82 O americano Sage Kotsenburg ganhou a primeira medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi-2014, na modalidade snowboard slopestyle, neste sábado (08)<br><br> (Javier Soriano/AFP/VEJA)
61/82 O americano Sage Kotsenburg ganhou a primeira medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi-2014, na modalidade snowboard slopestyle, neste sábado (08) (Franck Fife/AFP/VEJA)
62/82 O americano Sage Kotsenburg ganhou a primeira medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi-2014, na modalidade snowboard slopestyle, neste sábado (08) (Javier Soriano/AFP/VEJA)
63/82 O norueguês Ole Einar Bjoerndalen venceu neste sábado (08) a prova do biatlo sprint 10 km em Sochi 2014, conquistando sua 12° medalha nos Jogos Olímpicos de Inverno (Kirill Kudryavtsev/AFP/VEJA)
64/82 O norueguês Ole Einar Bjoerndalen venceu neste sábado (08) a prova do biatlo sprint 10 km em Sochi 2014, conquistando sua 12° medalha nos Jogos Olímpicos de Inverno (Carlos Barria/Reuters/VEJA)
65/82 Homem é fotografado próximo a pira olímpica em Sochi (Gary Hershorn/Reuters/VEJA)
66/82 Voluntários da Olimpíada de Inverno de 2014, em Sochi (Rússia) (Martin Rose/Getty Images/VEJA)
67/82 O russo Semen Pavlichenko antes de sua descida no luge durante os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi (Lionel Bonaventure/AFP/VEJA)
68/82 Um avião voa sobre bandeiras nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 (Mark Humphrey/AP/VEJA)
69/82 Equipe de patinação em velocidade do Cazaquistão durante sessão de treino, antes da abertura das Olimpíadas de Inverno 2014 em Sochi, na Rússia (Marko Djurica/Reuters/VEJA)
70/82 Capacete de uma esquiadora italiana reflete a pista de esqui durante sessão de treino, nas Olimpíadas de Inverno 2014 em Sochi, na Rússia (John G. Mabanglo/EFE/VEJA)
71/82 Voluntários da Olimpíada de Inverno de 2014, em Sochi (Rússia) (AFP/VEJA)
72/82 Dupla de atletas de bobsled durante sessão de treino,antes da abertura das Olimpíadas de Inverno 2014 em Sochi, na Rússia (Fabrizio Bensch/Reuters/VEJA)
73/82 Atleta suiço durante sessão de treino de salto de ski, antes da abertura das Olimpíadas de Inverno 2014 em Sochi, na Rússia (Dominic Ebenbichler/Reuters/VEJA)
74/82 Equipe sul-coreana de patinação no gelo treina antes da abertura das Olimpíadas de Inverno 2014 em Sochi, na Rússia (Yuri Kadobnov/AFP/VEJA)
75/82 Atletas durante treinamento no esqui cross country em Sochi, na Rússia, nesta quinta-feira (06) (Odd Andersen/AFP/VEJA)
76/82 Militares na abertura dos Jogos de Sochi, na Rússia (Sergei Karpukhin/Reuters/VEJA)
77/82 O sueco Sven Thorgren durante a competição de snowboard slopestyle nos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi na Rússia<br> (Franck Fife/AFP/VEJA)
78/82 Um dia antes do início oficial das competições da Olimpíada de Inverno em Sochi, já tem gente brigando por medalhas. Os primeiros atletas foram o do snowboard slopestyle (Frank Fife/AFP/VEJA)
79/82 O americano Ryan Stassel durante a competição de snowboard slopestyle nos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi na Rússia<br> (Mike Blake/Reuters/VEJA)
80/82 Um dia antes do início oficial das competições da Olimpíada de Inverno em Sochi, já tem gente brigando por medalhas. Os primeiros atletas foram o do snowboard slopestyle (Lucas Jackson/Reuters/VEJA)
81/82 Voluntários fazem os últimos preparativos para o início da competição de snowboard slopestyle nos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi na Rússia, nesta quinta-feira (06) (Dylan Martinez/Reuters/VEJA)
82/82 Voluntário usa mascara durante a competição de snowboard slopestyle nos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi na Rússia, nesta quinta-feira (06) (Franck Fife/AFP/VEJA)
Continua após a publicidade