Simone Biles descarta salto e barras, mas ainda avalia trave e solo
Federação americana de ginastica olímpica emitiu comunicado dizendo que a ginasta continua sendo avaliada pelo departamento médico
A Federação de Ginástica Olímpica dos Estados Unidos emitiu um comunicado na noite desta sexta-feira, 30, anunciando que Simone Biles decidiu não participar das finais de domingo para salto e barras, na Olimpíada de Tóquio. “Ela continuará a ser avaliada diariamente para determinar se competirá nas finais para exercícios de solo e trave”, diz a nota sobre as provas da próxima semana.
A seis vezes medalhista olímpica de 24 anos se retirou das competições durante as finais por equipes na terça-feira e também ficou de fora da final geral de quinta-feira. Biles disse nas redes sociais na sexta-feira que está lidando com a súbita incapacidade de se sentir confortável enquanto gira no ar.
LEIA TAMBÉM: De carne e osso: Olimpíada escancara desordens mentais que afetam atletas
Biles disse que já lutou contra o problema antes, mas normalmente apenas quando se trata de exercícios de salto e solo. Desta vez, é um problema em todos os quatro aparelhos. Ela está programada para competir na trave de equilíbrio e nas finais de exercícios de solo na próxima semana.
MyKayla Skinner, que teve a quarta maior pontuação no salto durante as qualificações, vai competir nas finais do exercício ao lado de Jade Carey, que terminou com a segunda maior pontuação. Skinner inicialmente não chegou às finais do salto porque as regras da Federação Internacional de Ginástica permitem a cada país um máximo de dois atletas por evento nas provas.
After further consultation with medical staff, Simone Biles has decided to withdraw from the event finals for vault and the uneven bars. She will continue to be evaluated daily to determine whether to compete in the finals for floor exercise and balance beam. pic.twitter.com/kWqgZJK4LJ
— USA Gymnastics (@USAGym) July 31, 2021
Skinner, de 24 anos, foi suplente da equipe olímpica de 2016 que conquistou o ouro no Rio de Janeiro. Ela entrou para a equipe de 2020 como “mais uma”, competindo em todos os quatro eventos durante a qualificação no último domingo. Na verdade, ela terminou em 11º no geral durante a qualificação, mas não chegou à final de 24 mulheres porque Biles e a eventual campeã Sunisa Lee obtiveram melhores pontuações entre os competidores americanos.