Rooney marca, vira artilheiro e classifica Inglaterra para a Eurocopa
Quatro equipes já estão classificadas para a Euro e vão se juntar à França
A Inglaterra garantiu vaga na Eurocopa de 2016. Com gols de Harry Kane e Rooney, de pênalti, a seleção inglesa chegou aos 24 pontos no Grupo E e já está classificada para a Euro.
O gol de Rooney significou muito mais que a vaga ou a vitória de 2 x 0 sobrea a Suíça. Foi o 50° gol do atleta pela seleção inglesa, tornando-se o maior artilheiro da história do País. Suíça, Eslovênia e Estônia ainda brigam pela segunda vaga direita e uma vaga no playoff.
Pelo Grupo A, Islândia e República Tcheca já garantiram suas vagas no torneio. Turquia e Holanda disputam o terceiro lugar para tentar classificação nos playoffs. No Grupo B, País de Gales e Bélgica deram um passo enorme para conseguir a vaga e devem garantir-se já na próxima rodada. Correndo por fora, mas com grande chances de irem aos playoffs, estão Israel e Bósnia e Herzegovina. Até o Chipre tem chances.
No Grupo C, a Espanha deu grande passo pela vaga ao vencer a Macedônia e liderar o Grupo C, com 21 pontos. Contudo, Eslováquia (19) e Ucrânia (16) podem incomodar. Duas se classificam direto, uma delas vai para a repescagem. Pelo Grupo D, a Alemanha está quase garantida, precisando de uma simples vitória para levar a vaga. Polônia e Irlanda ainda disputam a segunda vaga e a Escócia pode beliscar uma vaga na repescagem, mas corre por fora.
No Grupo F, a Irlanda do Norte deu grande passo pela vaga e também está a uma vitória da vaga. A Romênia vem logo atrás e também pode se garantir na próxima rodada. A Hungria, por sua vez, corre por fora, mas pode conseguir sua vaga nos playoffs. A Finlândia pode beliscar uma vaga. A Grécia, campeã em 2004 já está eliminada. No Grupo G, a Áustria goleou a Suécia por 4 x 1 e também se garantiu na Euro, como líder do grupo. Rússia, Suécia e Montanegro disputam a última vaga e a vaga nos playoffs.
O Grupo H está bem equilibrado, mas tem a Itália com vantagem. Com 18 pontos, a equipe lidera, com a Noruega em segundo (16) e a Croácia em terceiro (15). Todas estão garantidas, ao menos, nos playoffs. Contudo, as duas primeiras garantem vaga direta.
Por fim, no Grupo I, Portugal leva grande vantagem sobre os rivais. Caso empate com a Dinamarca, em casa, na próxima rodada, se garante na Eurocopa. A Dinamarca ainda disputa com a Albânia essa segunda vaga direta. O perdedor do duelo jogará os playoffs.
Equipes classificadas: Islândia, República Tcheca, Inglaterra e Áustria
Com chances: Turquia, Holanda, País de Gales, Bélgica, Israel, Bósnia e Herzegovina, Chipre, Espanha, Eslováquia, Ucrânia, Alemanha, Polônia, Irlanda, Escócia, Suíça, Eslovênia, Estônia, Lituânia, Irlanda do Norte, Romênia, Hungria, Finlândia, Rússia, Suécia, Montenegro, Itália, Noruega, Croácia, Portugal, Dinamarca e Albânia.
Eliminadas: Letônia, Cazaquistão, Andorra, Bielorrússia, Luxemburgo, Macedônia, Geórgia, Gibraltar, San Marino, Ilhas Faroe, Grécia, Liechtenstein, Moldávia, Bulgária, Azerbaijão, Malta, Armênia e Sérvia.