Publicidade
Publicidade

Rio-2016: com boicote de 7 atletas, seleção feminina de basquete se apresenta para evento-teste

Racha entre clubes e federação levou à recusa das jogadoras.

A seleção brasileira feminina de basquete iniciou a preparação para o evento-teste dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 na tarde desta quarta-feira, em meio a uma crise entre dirigentes. O técnico Antonio Carlos Barbosa recebeu apenas 11 atletas no primeiro treino, realizado no Clube Sírio, em São Paulo. A situação delicada vivida pela equipe a aproximadamente sete meses dos Jogos Olímpicos é efeito de um racha entre os clubes e a Confederação Brasileira de Basquete (CBB). Insatisfeitas com a administração da entidade, cinco das seis equipes que disputam a liga nacional decidiram boicotar a seleção.

Publicidade

Dos 12 nomes relacionados na convocação oficial, compareceram apenas Iziane (Sampaio Basquete), Isabela Ramona (Sampaio Basquete) e Clarissa (Corinthians Americana) – a última foi a única a “furar” o boicote, alegando que sua prioridade é defender a equipe nacional e disputar a Rio-2016.

Time Brasil lança música para a Olimpíada do Rio

Alegando motivos pessoais, pediram dispensa Adrianinha Moisés, Tainá Paixão e Tatiane Nascimento (América de Recife), Gilmara Justino e Joice Rodrigues (Corinthians Americana) e Jaqueline Silvestre e Tássia Carcavalli (Santo André). Damiris (Corinthians Americana) e Nádia (Sampaio Basquete) saíram por lesão.

Publicidade

De forma emergencial, Barbosa convocou Anna Beatriz Oliveira (Basquete Jaraguá), Carina dos Santos Martins (Sampaio Basquete), Palmira Marçal (Sampaio Basquete) Mariane Carvalho (ADC Bradesco) e Carina Felippus (Sampaio Basquete). Para substituir as lesionadas, vieram Erika (Adana Aski) e Karina Jacob (Sampaio Basquete).

Chamada de última hora, Laís Silva (São Bernardo) completou o grupo de 11 atletas que se apresentaram em São Paulo nesta quarta-feira. Com um número ímpar de atletas, Barbosa terá dificuldades na preparação para o evento-teste, com início previsto para o dia 15 de janeiro, no Parque Olímpico. A equipe enfrentará Austrália, Argentina e Venezuela.

(com Gazeta Press)

Continua após a publicidade

Publicidade