Real quer revanche contra Borussia; PSG recebe Chelsea
Cristiano Ronaldo pode alcançar um recorde histórico no Santiago Bernabéu
A rodada de ida das quartas de finais da Liga dos Campeões da Europa terá mais dois grandes jogos nesta quinta-feira, às 15h45 (de Brasília). Na Espanha, o Real Madrid encara o Borussia Dortmund com sede de vingança: na temporada passada, o clube alemão eliminou os merengues na semifinal, com direito a uma impiedosa goleada na partida de ida. O jogo será especial também para Cristiano Ronaldo, que está em busca de novos recordes na carreira. Em Paris, o PSG recebe o Chelsea, no reencontro de Zlatan Ibrahimovic e José Mourinho, que trabalharam juntos na Inter de Milão.
Leia mais:
Neymar e Diego marcam, e Barcelona e Atlético empatam
Liga: United e Bayern empatam na Inglaterra
No Santiago Bernabéu, o Real tentará devolver na mesma moeda o que fez o Borussia na última Liga: abrir larga vantagem e encaminhar a classificação já no jogo de ida. Para isso, contará com o melhor jogador do mundo bastante motivado: Cristiano Ronaldo completará 100 jogos na competição europeia e, caso balance as redes uma vez, alcançará a marca de 14 gols nesta edição, igualando o brasileiro naturalizado italiano Mazzola, o holandês Ruud Van Nilsterooy e o argentino Lionel Messi, maiores artilheiros de em uma só temporada da Liga.
Mas apesar de todo o clima que cerca a partida, o time espanhol prefere não falar em vingança. À imprensa, o treinador Carlo Ancelotti preferiu elogiar o comandante adversário, Jurgen Klopp, e Cristiano Ronaldo também não quis lembrar dos duelos da temporada. ‘Não vejo que tipo de influência possa ter o que aconteceu nas semifinais do ano passado com os jogos que estão por vir. Isso porque as duas equipes se respeitam e sabem que não chegaram por acaso até aqui. São fortes e estão brigando muito pelo título. Para nós o pensamento é de fazer uma atuação de gala nesta quarta-feira e conseguir uma vantagem que nos dê alguma segurança no terreno do Borussia’, avaliou.
Para a partida desta quarta-feira, ambos os times terão desfalques. Pelo lado do Real Madrid, o lateral-esquerdo brasileiro Marcelo se contundiu às vésperas do duelo e é baixa. Já o português Fábio Coentrão voltou recentemente de lesão e não está 100% fisicamente. Com isso, Dani Carvajal, Nacho Fernández e Raphael Varane disputam a posição. Já no lado alemão, Klopp não escalará justamente o nome do duelo da temporada passada. O goleador Lewandowski está suspenso e ficará de fora do jogo.
PSG tenta fazer história – Líder isolado do Campeonato Francês, o Paris Saint-Germain recebe o Chelsea em partida decisiva para o craque Ibrahimovic, que vê a edição atual da competição como uma de suas últimas chances de conquistar a Europa. ‘Minha melhor chance de vencer essa competição é como atleta do PSG. Esse é o meu último grande contrato na Europa e tem sido minha melhor temporada na carreira’, reconheceu o sueco de 32 anos.
Caso elimine o campeão da edição de 2012, o PSG repetirá a melhor campanha de sua história na Liga. Na temporada 1994/1995 o time que contava com Raí, Ricardo Gomes e George Weah chegou às semifinais, quando foi derrotado pelo Milan. Ibra se disse confiante no feito, mas jogou a responsabilidade para o lado rival. ‘Chelsea é um grande time e é um dos favoritos. Não temos nada a perder. Temos um projeto sendo executado nos últimos dois anos, estamos em uma boa temporada e tudo que vier agora é lucro. O projeto do Chelsea já tem 10 anos e eles já venceram a Liga dos Campeões e a Liga Europa’, avaliou.
Para o técnico José Mourinho, que irá reencontrar o ex-comandado Ibrahimovic, há semelhanças entre seu time e o Paris Saint-Germain. ‘Assisti a muitos jogos do PSG, e Laurent Blanc tem uma filosofia de jogo muito clara. Eles mantêm essa filosofia, mesmo que mudem três meio-campistas, como diante do Leverkusen. O mesmo vale para nós. Temos uma proposta e não iremos mudá-la’, lembrou o treinador português.
O principal desfalque da partida é o camaronês Samuel Eto’o, que está lesionado e não poderá jogar. O lateral esquerdo Ashley Cole é dúvida por conta de um problema no joelho, assim como o jovem meio-campista Van Ginkel. No PSG, a única dúvida é o lateral direito holandês Van der Wiel, também por contusão.
(Com agência Gazeta Press)