Raphinha, Savinho, Luiz Henrique e Estêvão disputam vaga na seleção
Jogadores de Barcelona, Manchester City, Botafogo e Palmeiras vivem grande fase na véspera da convocação de Dorival; confira estatísticas
O técnico Dorival Júnior convocará a seleção brasileira, nesta sexta-feira, 27. Os jogadores escolhidos pelo treinador representarão o Brasil nos compromissos de outubro, contra Chile (fora) e Peru (casa), pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.
A lista será mais uma em meio à má fase da equipe. Por outro lado, o bom nível de nomes como Savinho, Raphinha, Luiz Henrique e Estêvão, postulantes às vagas do lado direito de ataque, causa expectativa para saber quem serão os escolhidos pelo técnico.
Porém, tendo em vista o equilíbrio das vagas, é difícil imaginar que os quatro estejam juntos na convocação. Na última Data Fifa, Raphinha ficou de fora desde início, pois estavas suspenso no primeiro jogo, enquanto Savinho precisou ser cortado em razão de problemas físicos.
Luiz Henrique foi titular contra o Equador e não brilhou, assim como todo o time. Ele voltou a jogar na derrota para o Paraguai, em nova atuação apagada. Estêvão saiu do banco nos dois confrontos, mas tampouco conseguiu se destacar no pouco tempo que teve.
Na véspera da convocação, o assunto sobre quem ficará com os espaços do lado direito de ataque ficou ainda mais em alta. PLACAR separou números dos quatro candidatos a partir do mês de outubro (em razão da temporada europeia); confira.
Quem merece a vaga?
De maior experiência na seleção brasileira, Raphinha pode voltar a aparecer no grupo. Nesta temporada, atuando partindo da esquerda, ele soma cinco gols e duas assistências em oito jogos pela equipe catalã, além de ter acertado 11 dos 24 dribles que tentou e dos 23 passes para finalização, segundo o Sofascore.
Savinho, que jogou a Copa América, também passa por um momento que justificaria a vaga. Aos 20 anos, vem sendo titular já em sua primeira temporada no Manchester City, com sete jogos e duas assistências até aqui. Ele também soma 68,1% de acerto nos dribles e 11 passes para finalização.
Estêvão, por sua vez, pode perder oportunidade por uma lesão muscular na coxa esquerda. Contudo, a joia do Palmeiras de 17 anos não fica de fora, especialmente pelos quatro gols e três assistências nos últimos seis jogos, com 12 passes para finalização e 19 dribles certos (de 38 tentados).
Semifinalista da Libertadores com o Botafogo, Luiz Henrique também está na briga. Com quatro gols nos últimos 11 jogos, ele soma incríveis 36 dribles certos (de 55 que tentou) e 12 passes para finalização.
Os números dos candidatos
Savinho
7 jogos
2 assistências
15 dribles certos (68,1% de eficiência)
11 passes para finalização
Raphinha
8 jogos
5 gols
2 assistências
11 dribles certos (45,8% de eficiência)
23 passes para finalização
Estêvão
6 jogos
4 gols
3 assistências
19 dribles certos (50% de eficiência)
12 passes para finalização
Luiz Henrique
11 jogos
4 gols
36 dribles certos (65,4% de eficiência)
12 passes para finalização