Publicidade
Publicidade

Quem é Coronado, camisa 10 do time de Benzema que nunca jogou no Brasil

Possível adversário do Fluminense na semifinal do Mundial, Al-Ittihad conta com garçom brasileiro que fez a carreira toda no exterior

A vitória por 3 a 0 do Al-Ittihad sobre o Auckland City nesta terça-feira, 12, pela partida inaugural do Mundial de Clubes, teve como um dos destaques o meia Igor Coronado. Se a equipe treinada por Marcelo Gallardo acumula rostos conhecidos como Karim Benzema, Fabinho, N’Golo Kanté e Romarinho, o camisa 10 brasileiro ainda é um quase desconhecido do público brasileiro.

Publicidade

O resultado assegurou o time saudita nas quartas de final da competição contra o Al-Ahly, do Egito, em duelo que define o adversário do Fluminense nas semis.

Camisa 10 do Al-Ittihad, o jogador de 31 anos é titular absoluto da equipe. Natural de Londrina, no Paraná, começou a sua carreira no exterior, tendo em vista que se mudou ainda aos 12 anos para acompanhar os pais, que foram trabalhar na Inglaterra.

Publicidade

Apaixonado pelo esporte desde cedo, Coronado decidiu tentar a carreira mesmo longe do país-natal. Aos 15 anos, ingressou nas categorias de base do MK Dons, modesto clube de Milton Keynes, no sudeste inglês, onde seguiu até se profissionalizar, na temporada 2010/11.

Entre 2011 e 2012, ele traçou uma nova rota de voo e foi passar seis meses no sub-21 do suíço Grasshoppers, antes de uma breve volta à Inglaterra, para defender o Banbury United. Depois de deixar o time disputava na época o correspondente à sétima divisão do futebol britânico, as temporadas mais consistentes passaram a acontecer.

O brasileiro foi contratado pelo Floriana, de Malta, e brilhou. Foram 63 jogos e 32 gols marcados com a camisa do tradicional clube maltês, o que abriu os olhos do Trapani, time italiano que estava na Série B do país. Em 2013, foi eleito o melhor atleta estrangeiro da liga.

Publicidade
Trapani foi casa de Coronado na Itália - Instagram / @igor_coronado
Trapani foi casa de Coronado na Itália – @igor_coronado/Instagram

Em duas temporadas, Igor Coronado marcou 20 gols em 78 partidas, antes de dar um importante salto na carreira: trocar o Trapani pelo mais conhecido Palermo. Na segunda divisão italiana, fez 43 jogos em um ano, anotando nove gols e quatro assistências.

O meia deixou a Itália e aceitou uma proposta do Al-Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos, prestes a completar 26 anos. Desde então, passou a ser um dos grandes destaques do futebol do Oriente Médio.

Em três temporadas no Sharjah, foi campeão da Liga dos Emirados Árabes Unidos e da Supercopa dos Emirados Árabes Unidos, esbanjando boas atuações. Anotou 50 gols e 26 assistências em 86 aparições pela equipe.

Igor Coronado tem sete assistências na temporada – Al-Ittihad/Divulgação

Ainda antes da Arábia Saudita se tornar uma potência financeira do futebol global, a última transferência de Coronado foi do Al-Sharjah para o Al-Ittihad. Em Jeddah, já são 72 jogos com a camisa amarela e preta. Nessas partidas, marcou 16 gols e deu 33 assistências.

Garçom, Igor hoje segue como peça essencial da equipe, mesmo com nomes badalados recém-contratados. Meia-atacante, pode atuar fazendo o movimento das pontas para o meio, ou com mais liberdade para criar chances de gols.

Além de Igor Coronado, o Al-Ittihad tem mais atletas brasileiros. São eles o goleiro Marcelo Grohe, o volante Fabinho e o atacante Romarinho. Nomes como Bruno Henrique, Tcheco, Diego Souza e Bebeto também já vestiram a camisa do clube.

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.

Publicidade