PSG e Istanbul abandonam campo acusando quarto árbitro de racismo
Ofensa ao camaronês Pierre Webó, da comissão técnica do clube turco, levou as duas equipes a deixarem o gramado em um ato histórico em Paris
O Parque dos Príncipes, em Paris, foi palco de um momento histórico nesta terça-feira, 8. Os atletas de PSG e Istanbul Basaksehir, que se enfrentaram pela última rodada da Liga dos Campeões, abandonaram o campo no primeiro tempo alegando que o quarto árbitro romeno Sebastian Colţescu cometeu um ato racista contra o camaronês Pierre Webó, ex-atacante e membro da comissão técnica do clube turco.
Aos 13 minutos, o atacante senegalês Demba Ba, do Istambul, ficou indignado com as palavras dirigidas por Coltescu ao colega e foi tirar satisfações. O jogador com passagens pelo Chelsea foi expulso pelo árbitro Ovidiu Hategan, o que causou ainda mais confusão. Os atletas do PSG apoiaram a decisão do time turco e também optaram por deixar o gramado.
“Me escute. Você nunca diz ‘este cara branco’, diz apenas ‘este cara’. Então por que ao mencionar um preto, tem de dizer ‘este cara preto’?”questionou Demba Ba.
Demba ba is pressuring the ref rassslcartttt pic.twitter.com/2GpIdkGMsX
— AZ (@V1Loxzi) December 8, 2020
Ba recebeu o apoio dos adversários. “Não vamos jogar. Não podemos jogar. Com esse cara (quarto árbitro) aqui, não vamos jogar”, afirmou o francês Kylian Mbappé, um dos destaques do PSG, em áudio captado pela transmissão.
"Se esse cara não sair daqui, não vamos jogar!" Veja o momento em que Neymar e Mbappé se posicionam contra a presença do quarto árbitro, acusado de racismo pelos jogadores do Istanbul Basaksehir. #NãoAoRacismo pic.twitter.com/YabtrnrdcH
— Esporte Interativo (de 🏠) (@Esp_Interativo) December 8, 2020
Nas redes sociais, o Istanbul compartilhou uma mensagem da campanha da Uefa de combate ao racismo. A mensagem foi compartilhada por todos os rivais do clube turco e também pelo PSG.
Los cuatro grandes del país y muchos más clubes turcos han mostrado se manifestaron por lo sucedido en el PSG-Başakşehir.
El fútbol turco unido. pic.twitter.com/VpK2pH4saZ
— Alejandro (@AleParra__) December 8, 2020
Em setembro, Neymar, do clube francês, acusou o espanhol Álvaro Rodríguez de de racismo. O brasileiro disse ter sido chamado de macaco, mas as investigações da federação francesa terminaram sem punição por falta de provas. Nesta terça, após o ocorrido, ele usou as redes sociais para apoiar o movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam).
BLACK LIVES MATTER ✊🏿✊🏾✊🏽✊🏼 pic.twitter.com/Y6114EFMFO
— Neymar Jr (@neymarjr) December 8, 2020
A Uefa informou que, com aprovação das equipes, o jogo será reiniciado de onde parou, com outra equipe de arbitragem, na quarta-feira. Pelo mesmo grupo, o RB Leipzig venceu o Manchester United por 3 a 2 e se classificou às oitavas de final, eliminando a tradicional equipe inglesa. Se vencer o Istanbul, o PSG, já classificado, ultrapassará a equipe alemã e terminará em primeiro na chave.