Publicidade
Publicidade

Primeiro jogador negro a atuar na NBA morre aos 86 anos

Earl Lloyd estreou em 1950 pelo Washington Capitols e abriu o caminho para a entrada de negros na principal liga de basquete do mundo

Earl Lloyd, o primeiro jogador negro a disputar uma partida na NBA, morreu na noite de quinta-feira aos 86 anos. A liga norte-americana de basquete e a Universidade do Estado da Virgínia confirmaram a informação, mas as causas da morte não foram reveladas.

Publicidade

Leia também:

Leandrinho vence duelo com Nenê em Washington

NBA: no All-Star Game dos recordes, Oeste vence o Leste

NBA: Kobe passará por cirurgia e está fora da temporada

Lloyd fez história em 31 de outubro de 1950 ao disputar a sua primeira partida pelo Washington Capitols, na derrota por 78 a 70 para o Rochester Royals, partida na qual pegou dez rebotes e anotou seis pontos. Ele abriu o caminho para Chuck Cooper, o primeiro negro recrutado por uma equipa da NBA das universidades (jogou pelo Boston Celtics), e Nat Clifton, o primeiro negro a assinar um contrato na liga, com o New York Knicks, ambos naquela mesma temporada.

Lloyd foi campeão da NBA em 1955 pelo Syracuse Nationals e encerrou a sua carreira pelo Detroit Pistons em 1960. Na liga norte-americana de basquete, teve médias de 8,4 pontos, 6,4 rebotes e 1,4 assistências nas 560 partidas que disputou. Posteriormente, foi treinador do Detroit Pistons entre 1971 e 1972. Em 2003, Lloyd entrou para o Naismith Memorial Basketball Hall of Fame pelas suas contribuições para o esporte.

Publicidade

(Com Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade

Publicidade