Portugal nas oitavas? O possível caminho do Brasil até a final da Copa
Com um grupo aparentemente tranquilo na primeira fase, seleção de Tite pode ter Cristiano Ronaldo ou o Uruguai já nas oitavas; confira outras pedreiras
O Brasil conheceu na tarde desta sexta-feira, 1º, os três primeiros adversários que vai encarar na fase de grupos da Copa do Mundo de 2022, que acontecerá entre 21 de novembro e 18 de dezembro no Catar. No grupo G, ao lado de Sérvia, Suíça e Camarões, não há inicialmente nenhuma grande pedreira pelo sonho do hexacampeonato. O caldo pode engrossar, porém, já a partir das oitavas de final com um encontro com Portugal ou Uruguai. PLACAR projetou o possível caminho da seleção dirigida por Tite até a decisão.
Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 6,90/mês. Não perca!
Apesar de não ter grandes feitos, é bom lembrar que Suíça e Sérvia conseguiram classificações diretas nas Eliminatórias europeias e, consequentemente, empurraram Itália e Portugal para a repescagem.
Os sérvios se classificaram de forma invicta, com seis vitórias e dois empates, um aproveitamento de 83,3% dos pontos disputados, enquanto os suíços com cinco vitórias e três empates, também invictos, mas com média inferior de pontos: 75%.
A estreia brasileira ocorre em 24 de novembro, diante da Sérvia. Quatro dias depois, em 28 de novembro, a seleção encara a Suíça. Por fim, encerra a primeira fase diante de Camarões no dia 2 de dezembro.
The #FIFAWorldCup groups are set 🤩
We can't wait! 🏆#FinalDraw pic.twitter.com/uaDfdIvbaZ
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) April 1, 2022
Oitavas de final
Caso confirme a classificação, o Brasil terá como primeiro adversário na fase de mata-mata um dos quatro integrantes do grupo H: Portugal, Gana, Uruguai e Coréia do Sul. Os favoritos, logicamente, são Portugal e Uruguai. Se passar em primeiro, joga no dia 5 de dezembro. Se for em segundo, no dia 6.
Quartas de final
Passando adiante, nove seleções podem ser adversárias do Brasil nas quartas. Elas sairão dos grupos E e F: Espanha, Costa Rica ou Nova Zelândia (que disputarão a repescagem), Alemanha e Japão, pelo grupo E, e Bélgica, Canadá, Marrocos e Croácia, pelo grupo F. Destes, os favoritos são Espanha, Alemanha e Bélgica. Se chegar até aqui, o Brasil atuará nos dias 9 ou 10 de dezembro.
Semifinal (favoritos)
Para uma eventual semifinal, há 20 seleções no caminho – quatro a mais pelas respecagens que definirão mais duas vagas. O cruzamento será com integrantes dos grupos A, B, C e D que tem Holanda, Inglaterra, Argentina e França como principais candidatas. O jogo acontecerá no dia 13 ou 14 de dezembro.
Veja os grupos da competição:
GRUPO A
Catar
Equador
Senegal
Holanda
GRUPO B
Inglaterra
Irã
Estados Unidos
Escócia, País de Gales ou Ucrânia
GRUPO C
Argentina
Arábia Saudita
México
Polônia
GRUPO D
França
Austrália, Emirados Árabes ou Peru
Dinamarca
Tunísia
GRUPO E
Espanha
Costa Rica ou Nova Zelândia
Alemanha
Japão
GRUPO F
Bélgica
Canadá
Marrocos
Croácia
GRUPO G
Brasil
Sérvia
Suíça
Camarões
GRUPO H
Portugal
Gana
Uruguai
Coréia do Sul