Pelé irá leiloar 2.000 objetos, incluindo as três medalhas que ganhou em Copas do Mundo e uma réplica da taça Jules Rimet que pode chegar a um milhão de dólares, informou a casa de leilões Julien’s Auctions nesta quinta-feira. O leilão de três dias irá acontecer em Londres entre 7 e 9 de junho e será precedido de uma exibição pública a partir de 1º de junho.
Publicidade
O ex-jogador de 75 anos também está vendendo a bola de seu milésimo gol, além de camisas que usou no Santos e no New York Cosmos. Vários dos artigos leiloados fazem parte do livro As joias do rei Pelé, lançado em 2013. É a primeira vez que o antigo craque põe à venda objetos emblemáticos de sua carreira, a Julien’s Auctions. “Ele é um tremendo ícone, e um grande embaixador do futebol”, disse Martin Nolan, diretor-executivo da casa sediada em Beverly Hills, na Califórnia.
“Decidi dar aos torcedores e colecionadores a chance de terem um pedaço da minha história também. Espero que eles valorizem estes artefatos e compartilhem minha história com seus filhos e com as gerações futuras”, afirmou Pelé, recuperado de recentes cirurgias no quadril e na próstata. Segundo ele, uma parte da renda será doada ao hospital infantil Pequeno Príncipe, em Curitiba.
Publicidade
Relíquias – O principal item do leilão é uma réplica da taça Jules Rimet criada especialmente para Pelé pela Fifa e pelo governo mexicano depois que o jogador levou a seleção brasileira à conquista de sua terceira Copa no México em 1970. A taça tem uma inscrição das suas três vitórias em Mundiais (1958, 1962 e 1970).
A Julien’s estimou o preço de venda entre 400.000 e 600.000 dólares, mas diz que pode ser arrematada por muito mais. “É uma peça única. Achamos que esta é uma estimativa muito conservadora. É algo que pode ser vendido por até um milhão de dólares”, afirmou Nolan.
As três medalhas de Pelé devem chegar a até 200.000 dólares, e se espera que a bola de seu milésimo gol, marcado diante do Vasco, no Maracanã, em 1969, saia por algo entre 40.000 e 60.000 dólares.