Pela primeira vez, fair-play elimina uma equipe na Copa do Mundo
Dois cartões amarelos a mais que os japoneses tiraram Senegal das oitavas de final
O fair-play japonês finalmente foi recompensado na Copa do Mundo. Pela primeira vez na história do torneio, os cartões amarelos foram usados como critério de desempate e classificaram a equipe asiática para as oitavas de final, deixando Senegal de fora.
Tabela completa de jogos da Copa do Mundo 2018
As duas equipes fizeram quatro pontos, marcaram quatro gols e sofreram quatro. No confronto direto, empataram por 2 a 2. Por isso, a vaga foi decidida no sexto critério de desempate: o fair-play. Essa classificação é calculada com base em cartões amarelos e vermelhos recebidos durante a fase de grupos (amarelo, 1 ponto), (segundo amarelo, vermelho indireto, 3 pontos); (cartão vermelho direto, 4 pontos); (amarelo e depois vermelho direto, 5 pontos).
O Japão recebeu quatro cartões amarelos na primeira fase (um contra a Colômbia, dois contra Senegal e um contra a Polônia), enquanto Senegal recebeu seis (dois contra a Polônia, três contra o Japão e um contra a Colômbia). Por isso, a indisciplina pesou mais para os senegaleses, que com seis pontos acabaram eliminados contra quatro pontos dos japoneses.