Paulo Wanderley vence eleição e segue na presidência do COB
Chapa da situação é reeleita em primeiro turno com 26 votos, contra 20 de Rafael Westrupp e dois de Helio Meirelles
Paulo Wanderley Teixeira foi reeleito nesta quarta-feira, 7, para mais quatro anos à frente do Comitê Olímpico do Brasil (COB). A eleição foi definida em primeiro turno: dos 48 votos, 26 foram para a chapa da situação. A chapa liderada por Rafael Westrupp teve 20 votos e a de Helio Meirelles, dois.
O dirigente reeleito do COB foi presidente da Confederação Brasileira de Judô durante 16 anos e assumiu o comando do Comitê Olímpico em outubro de 2017, após a saída de Carlos Arthur Nuzman, retirado do posto após envolvimento em casos de corrupção. Ao lado do vice-presidente Marco La Porta, Wanderley dirigirá o COB até 2024.
O dirigente promoveu em seu primeiro mandato o aumento da participação dos atletas no colégio eleitoral (de um para 12) e facilitou o processo de candidaturas. “A reforma estatutária é o maior motivo de orgulho desses três anos de gestão”, discursou Paulo Wanderley.
O novo Conselho de administração do COB, também eleito nesta quarta-feira, é composto por José Luiz Vasconcellos (ciclismo), Anders Pettersson (desportos na neve), Matheus Figueiredo (desportos no gelo), Raphael Nishimura (escalada esportiva), Alberto Cavalcanti Jr (taekwondo), Silvio Acácio Borges (judô), Ernesto Teixeira (triatlo) e Ricardo Leyser, membro independente.
Neste período, serão realizados duas edições de Jogos Olímpicos: a primeira, em Tóquio, no ano que vem e a segunda, em 2024, em Paris.
(com Agência Brasil)